(Divulgação/SBT)
Neste domingo, o “SBT Agro” vai mostrar como a preocupação com o bem estar dos animais tem transformado o tratamento que o gado e outros rebanhos recebem no campo. Práticas milenares, como as marcas feitas com ferro e fogo, estão desaparecendo das propriedades rurais para dar lugar a técnicas mais saudáveis e muito menos invasivas. Uma tecnologia simples, conhecida como botton eletrônico, pode substituir a prática de marcar o gado com ganhos, tanto para os pecuaristas quanto para o rebanho. A atração mostra como o Estado de São Paulo adotou a mudança e se tornou o primeiro do Brasil a acabar com a obrigatoriedade de marcar os animais vacinados contra a brucelose.
O programa também vai falar sobre os cuidados necessários para manter um gramado sempre verdinho e uniforme. Os especialistas ouvidos pela reportagem explicam o que é preciso fazer para evitar a invasão das ervas daninhas e como combater as doenças que podem danificar a grama do quintal ou do jardim.
O público conhece ainda um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Sul que trabalha para salvar da extinção uma espécie de felino cada vez mais rara no Brasil: o gato-palheiro do Pampa, também conhecido como gato-fantasma. Muitos desses animais vivem perto das cidades e com frequência buscam alimento nas propriedades rurais. Os pesquisadores contam como é seu trabalho de orientação aos agricultores para que eles aprendam a conviver com os felinos sem colocá-los em risco.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.