(Divulgação/SBT)
Neste domingo, 01, o “SBT Agro” vai mostrar como a cidade de Curitiba produz meio milhão de flores para a decoração de Natal. Na capital do Paraná, que é conhecida por seus parques e ruas cheias de floreiras sempre coloridas, todas estas plantas são produzidas no horto da cidade, que planeja com cuidado quais delas se adaptam melhor ao clima frio e quais vão ficar mais bonitas na hora das fotos e vídeos, que os turistas adoram de fazer.
Uma reportagem especial vai explicar como é feita a criação do bicho-da-seda, um trabalho desenvolvido quase exclusivamente por pequenos produtores rurais. O telespectador vai entender a razão da produção brasileira ser considerada a melhor do mundo, onde as lagartas são desenvolvidas nas indústrias e levadas para o campo, onde ficam em barracões para serem alimentadas até a idade adulta. Nesta fase, elas tecem o casulo de onde é extraído o fio da seda.
O programa também vai mostrar como a tradição das charretes ainda sobrevive no interior do Estado de São Paulo. A cidade de Urânia, no noroeste paulista, é conhecida como a capital nacional das charretes, um meio de transporte milenar que ainda é muito usado no meio rural. Um empresário da cidade mantém uma fábrica desde 1950 e conta que a linha de montagem chegou a produzir 500 unidades de carroças e charretes por mês, nos 1960 e 1970, mas hoje só atende encomendas. Ainda assim, tem clientes em todo o Brasil e até no exterior.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.