‘Globo Repórter’ revela os segredos da nova geração de 60 anos

Na última década, a população acima dos 60 anos cresceu mais de 50% no Brasil, atingindo, pela primeira vez, um número maior do que o de jovens entre 15 e 24 anos, segundo o Censo Demográfico 2022. Ao longo do tempo, essa população veio se modificando e hoje ela é formada por empreendedores, estudantes, profissionais das mais diversas áreas, dispostos a quebrar os preconceitos da idade. Apresentado por Sandra Annenberg e conduzido pela repórter Zileide Silva, o ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 8, mostra quais as características e os segredos da nova geração sexagenária.

O Brasil tem cerca de 4 milhões de empreendedores nesta faixa etária. Uma vez por mês, Geralda Rodrigues reúne um grupo de profissionais 60+ em uma feira na garagem de casa. Em cada reunião, ela estimula outras companheiras a empreenderem na maturidade. Cabeleireira há 40 anos, durante pandemia, decidiu se reinventar e começou a costurar para fora. Aos 65 anos, Geralda tem um salão de beleza, costura e também cozinha.

Na Universidade de Brasília, um vestibular exclusivo para pessoas maiores de 60 anos resgatou a esperança de estudar em Dina Ferreira. Ela vai cursar a primeira graduação aos 61 anos, após passar em primeiro lugar no curso de Ciências Biológicas. Sobre a possibilidade de sofrer preconceitos em sala, ela afirma não se preocupar. “A idade está na mentalidade das pessoas. O céu é o limite para quem quer voar”, diz.

A antropóloga e escritora Miriam Goldenberg, autora de 30 livros, é uma referência no Brasil na pesquisa do comportamento feminino e do envelhecimento. À repórter Zileide Silva, ela conta que nunca sai de casa sem seus bloquinhos, por ser uma grande observadora do cotidiano e das pessoas. Aos 67 anos, Miriam revela que é preciso tirar as lentes da “velhofobia” e abrir os olhos para o que se é. “Liberdade é a melhor rima para a felicidade, especialmente na maturidade. Não sei se são os novos 60, digo que seriam os novos livres e corajosos”, afirma a autora.

No projeto “Donas da Rua”, de Mauricio de Souza, Miriam foi homenageada como a personagem Monica 60+. A personagem que inspirou a baixinha dentuça mais amada do Brasil, Monica Souza, de 64 anos, conta que a autora foi escolhida por conta da luta contra o etarismo. A nova série Original Globoplay "Turma da Mônica Origens", mostra pela primeira vez os personagens na casa dos 60/70 anos, em uma bela conversa entre gerações.

O programa ainda revela novos tipos de trabalho que transformam a experiência em serviços para empresas jovens e a valorização da beleza nesta faixa etária. “Os novos 60 estão se reinventando, trabalhando, sonhando. Conhecemos 60+ que são calouros, acompanhamos modelos profissionais, pessoas que descobriram uma nova profissão. São pessoas que voam, muitas vezes, quase que literalmente. O programa está muito bonito, para acabar com preconceitos”, avisa a repórter Zileide Silva, de 65 anos.

O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 8, vai ao ar logo após a novela ‘Mania de Você’.
‘Globo Repórter’ revela os segredos da nova geração de 60 anos ‘Globo Repórter’ revela os segredos da nova geração de 60 anos Reviewed by Pablo on novembro 06, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.