TV Brasil apresenta último episódio da série documental Vinde Vênus
O último programa do seriado independente Vinde Vênus tem exibição na TV Brasil nesta quinta (24), às 23h30. A produção documental aborda a sexualidade, em seus aspectos mais abrangentes, como um direito fundamental de todo ser humano.
O episódio final destaca os impactos da mastectomia na relação de Fernanda Marçal com seu corpo. A entrevistada explica que chegou a ter vergonha da sua aparência após os procedimentos. Assumir a sua situação foi uma maneira que ela encontrou para se aceitar e se orgulhar do próprio corpo.
Em cada edição, uma pessoa revela como lida com as questões relacionadas a um assunto que está em debate na sociedade contemporânea. A série tem horário alternativo na telinha da emissora pública na madrugada de quinta para sexta-feira, às 4h30.
Com dez episódios de 26 minutos, a atração foi realizada por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas. Vinde Vênus foi desenvolvida pela produtora paranaense Volant. O seriado tem direção de Alessandro Yamada, concepção e roteiros de Mario Lopes, além da produção executiva de Simone Ogassawara.
Depoimentos conduzem narrativa do seriado
A série documental Vinde Vênus retrata pessoas a quem o direito à sexualidade é negado ou reprimido por fatores sociais, fisiológicos ou psicológicos. A obra independente mostra como esses indivíduos encontraram um caminho para o exercício de forma plena da sua própria sexualidade, com liberdade e igualdade.
A narrativa da produção é construída a partir de emocionantes depoimentos dos personagens de cada edição. Vinde Vênus explica como a sexualidade engloba a personalidade e o lugar no mundo das pessoas, incluindo perspectivas de afeto, autoestima, intimidade, amor e prazer. O seriado explora essa dimensão essencial na vida humana que está presente em tudo o que as pessoas são, sentem e fazem.
Os temas tratados pela obra são questões em pauta no debate da sociedade contemporânea no país e no mundo. O conteúdo propõe reflexão sobre abuso, maternidade, maternidade solo, transexualidade, deficiência física, envelhecimento, síndrome de Down, gordofobia, mastectomia, machismo e preconceito.
Sobre o Prodav
O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente. A proposta é ofertar esse conteúdo para os canais públicos de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todas as emissoras de televisão do campo público que aderirem ao projeto.
Nenhum comentário