(Divulgação/SBT)
Neste domingo, 27 de outubro, o “SBT Agro” vai até o cerrado mineiro para conhecer uma fazenda de café premiada como uma das mais sustentáveis do mundo. A atração registra como os donos da propriedade utilizam várias técnicas: criação de abelhas nativas para a polinização, plantio de árvores e plantas para controle de pragas, monitoramento de solo, ventos e chuvas para economizar na irrigação, entre outras. Tudo para garantir que a produção não agrida o meio ambiente. Além de tudo isso, a propriedade também é reconhecida pela qualidade do café que produz.
Uma reportagem especial vai falar sobre os problemas causados pela seca extrema no Norte do país e explicar como, com a falta de chuvas, o nível dos rios está muito baixo, diminuindo o volume da pesca na região. Os pescadores do Pará, o estado que mais consome peixes no Brasil, afirmam que várias espécies de peixes praticamente desapareceram.
O programa também vai mostrar como as flores ajudam os produtores de uva a defender o parreiral das pragas. Espécies como o girassol e as rosas podem ser são usadas como alarme para a presença de insetos nocivos e como forma de atrair os inimigos naturais destes inimigos das videiras.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.