‘Profissão Repórter’ mostra os impactos das mudanças climáticas nas vidas das pessoas

Foto: Globo/Divulgação

Na última semana, fenômenos extremos atingiram os Estados Unidos e o Brasil com inundações, fortes ventos e apagões. O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 15, mostra o repórter Caco Barcellos e sua equipe na busca por desaparecidos e o trabalho de recuperação das cidades atingidas pela passagem de dois furacões em apenas duas semanas nos Estados Unidos. No Brasil, o programa mostra os rastros da tempestade e da ventania da última semana, que afetou a rotina dos moradores da cidade de São Paulo.

Em apenas duas semanas, a costa da Flórida, nos Estados Unidos, foi atingida por dois furacões que, juntos, provocaram 250 mortes. Em St Petersburg, um guindaste desabou sobre um prédio, o mais atingido da região. Cerca de 300 homens, sendo 150 brasileiros convocados de vários lugares da Costa, trabalharam para restaurá-lo. No programa desta terça, o repórter Caco Barcellos e a repórter cinematográfica Mayara Teixeira acompanham a rotina para a cidade voltar ao normal. Na Carolina do Norte, as repórteres Nathalia Tavolieri e Sara Pavani mostram como ainda é possível ver os rastros de destruição do furacão ‘Helene’.

Já no Brasil, uma tempestade com ventos acima de 100 quilômetros por hora e apagões atingiram diversos pontos da cidade de São Paulo. Para mostrar as consequências, os repórteres Danielle Zampollo, André Neves Sampaio e a repórter cinematográfica Talita Marchiori rodam a cidade e conversam com moradores que relatam o que viram no momento da ventania.

O repórter Júlia Molica conversa com a especialista em fenômenos extremos da Universidade de Columbia, Suzana Camargo, e com o professor doutor da USP no IAG - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Micael Cecchini, sobre as características dos fenômenos que acontecem no Golfo do México e da intensificação dos efeitos das mudanças climáticas neste tipo de evento atmosférico. De acordo com Suzana, "não existe mais lugar seguro no mundo".

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar nesta terça-feira, dia 15, logo após o jogo entre Brasil e Peru, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026.
‘Profissão Repórter’ mostra os impactos das mudanças climáticas nas vidas das pessoas ‘Profissão Repórter’ mostra os impactos das mudanças climáticas nas vidas das pessoas Reviewed by Pablo on outubro 14, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.