Foto Tatiana Bertoni
Nesta sexta-feira (25/10), o Opinião recebe especialistas para discutir a questão do bullying e cyberbullying, e seu impacto na vida das crianças e jovens. Como identificar quando esses tipos de violência estão acontecendo? Quais são suas consequências para a saúde mental desses jovens, e de que maneira as escolas e as famílias devem enfrentar essa questão? Com apresentação de Rita Lisauskas, o programa vai ao ar a partir das 20h30, na TV Cultura.
Apelidos maldosos e piadas sobre características físicas, raça ou orientação sexual já foram atitudes vistas como “brincadeiras”. Mas desde janeiro deste ano, por meio da lei 14.811, casos de bullying e cyberbullying – como esse comportamento passou a ser tratado nos últimos anos - são considerados crimes. Segundo um levantamento do DataSenado, mais de 6,7 milhões de estudantes no Brasil já sofreram alguma violência desse tipo nas escolas só no ano passado, ou seja, pelo menos 11% dos quase 60 milhões de alunos matriculados no país.
Para debater o tema mais a fundo e pensar soluções, Rita Lisauskas conversa com a educadora e especialista em comportamento adolescente Carolina Delboni e o psiquiatra Pedro Pan, pesquisador do Instituto Ame Sua Mente. O Opinião também fala, de forma remota, com o escritor e professor Hugo Monteiro Ferreira, pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco e autor do livro "A geração do quarto".