O dinheiro é uma criação fascinante e desde a antiguidade está presente na vida dos homens. Qualquer objeto pode se transformar em dinheiro, por meio de barras de ouro, notas e moedas... até cigarros. Mas os governos e os bancos têm o poder de defini-lo e as criptomoedas são a sua mais recente evolução. Qual será o futuro do dinheiro? Esse é o mote da nova minissérie em quatro episódios Money ID – A Identidade do Dinheiro (Money ID) que o History exibe a partir de 8 de outubro
O dinheiro torna todos os tipos de trocas mais fáceis e rápidas. Um denominador comum que permite negociar duas coisas diferentes. Uma invenção quase universal, que é basicamente uma história, ou muitas. E especialistas, como o ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006 Muhammad Yunus (recém-nomeado chefe do governo interino de Bangladesh, após a queda da premiê Sheikh Hasina) e do autor best-seller do livro Sapiens Yuval Noah Harari, entre outros, analisam o fenômeno.
O crédito move o mundo. O dinheiro se desmaterializou até se tornar quase totalmente virtual. Hoje, as criptomoedas proliferam em uma cacofonia descentralizada. O dinheiro está em eterna transformação. Qual é o futuro do nosso relacionamento com ele? Essa é apenas uma das respostas que a minissérie Money ID – A Identidade do Dinheiro busca responder.
O History exibe episódios inéditos às terças-feiras, 20h35.
No de estreia, Polissemia e pluralismo, para algo que parece tão intuitivo, o dinheiro é difícil de definir. Um meio de pagamento, uma forma de facilitar trocas, uma história, um sistema simbólico. Ele já teve muitas formas (conchas, sal, moedas de ouro e prata, cédulas, cigarros em prisões, digital, entre outras) e está em constante transformação – então, o que é dinheiro?
Classificação Indicativa: 14 anos