Henrique Meirelles prevê calmaria com Galípolo no BC

Débora Oliveira, Thais Herédia e Henrique Meirelles no CNN Entrevistas. Divulgação/CNN Brasil

O “CNN Entrevistas” deste sábado, 12, recebe Henrique Meirelles, presidente do Banco Central durante os primeiros e segundo mandato do presidente Lula (2003 a 2011). Em conversa com as analistas de Economia da CNN Brasil Débora Oliveira e Thais Herédia, o ex-ministro da Fazenda do governo Temer (2016-2018)  e atualmente consultor prevê tempos mais calmos na relação entre o governo e a instituição a partir da chegada de Gabriel Galípolo, o sucessor de Roberto Campos Neto na presidência do BC.

Aos comentar as críticas que o presidente Lula no atual mandato tem feito a Campos Neto, Meirelles, opina: “Acho que o Banco Central age tecnicamente".

Para ele, na expectativa da chegada de Galípolo, a tendência é de calmaria da parte de Lula: “Na minha opinião, a tendência disso é acalmar, porque ele passa a ter mais segurança de que, independentemente de ele gostar ou não gostar da decisão, aquela diretoria não está fazendo nada contra o governo, está fazendo aquilo que tecnicamente acha que deve fazer. Esse é o ponto.”

Meirelles durante a conversa com a CNN Brasil detalha como Lula pediu a ele que baixasse os juros quando estava na presidência do BC e como foi selado um acordo de independência entre eles. Ele conta que o presidente lhe telefonou para pedir corte de juros. “Naquele momento, ele de fato me telefonou porque ele achava, estava convencido lá por vários assessores etc., de que o país não cresceria os tais 5% no ano seguinte se não tivesse uma medida de afrouxamento monetário. E eu disse a ele que não, que não era o caso e etc.”, revela.

Meirelles prossegue: “Ele fez, a única vez no governo inteiro, isso é importante dizer né? Ele fez um pedido direto e eu disse para ele que realmente ele estava sendo mal aconselhado, porque nós poderíamos crescer assim, mantendo a inflação na meta e mantendo tudo exatamente de acordo com o que deveria ser na economia.”


Serviço:

CNN Entrevistas

Sábado, 12 de outubro, às 21h

CNN Brasil

Henrique Meirelles prevê calmaria com Galípolo no BC Henrique Meirelles prevê calmaria com Galípolo no BC Reviewed by Pablo on outubro 11, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.