A conscientização sobre os direitos conquistados por pessoas com deficiência no Brasil precisa ser constante. Para potencializar os debates sobre o tema para além do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, a Globo lança uma campanha inédita, protagonizada pela atriz e apresentadora Benedita Casé Zerbini e o cineasta e apresentador Pedro Henrique França. No filme, que discute a importância da informação como ferramenta de inclusão, fotos deles quando crianças são projetadas na parede, gerando encantamento nos dois. Lembranças de uma infância com direitos respeitados, como toda pessoa com deficiência deve ter. Mas Benedita e Pedro deixam claro que, naquela época, era mais difícil obter informações de qualidade, essenciais para seu desenvolvimento. Para apoiar a comunidade de mães, pais e responsáveis por crianças e jovens com deficiência, indicam que um portal gratuito e acessível, com orientações sobre o acesso à educação inclusiva, redes de apoio e outras informações importantes: o Diversa.org.br, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, que assina a campanha junto com Globo, UNESCO e UNICEF.
A campanha compõe uma série de iniciativas da Globo voltadas para o tema, parte do compromisso em promover reflexões através do potencial do impacto social de seu conteúdo. No início de setembro, Rodrigo Hübner Mendes foi entrevistado no programa “Diálogos com Sérgio Conti”, da GloboNews. Superintendente da ONG, Rodrigo defende a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional, que deve garantir a qualidade do ensino para toda pessoa. A entrevista já está disponível no Globoplay. Na plataforma ainda é possível acessar um episódio do globotechcast que mergulhou no tema Diversidade e Inclusão no ambiente corporativo e discutiu como o assunto impacta, diretamente, as organizações e a sociedade. No dia 19, o filme ‘Assexybilidade’, uma coprodução Globo Filmes, GloboNews e Globoplay, com direção de Daniel Gonçalves, estreou nos cinemas, discutindo a sexualidade de pessoas com deficiência. Ainda no início de setembro, a Globo apoiou o evento “30 anos da Declaração de Salamanca – Conquistas e desafios para a educação inclusiva”, realizado pela organização Alana, com a participação da jornalista Flavia Cintra e do ator Pedro Neschling, em Brasília.
Na TV Globo, o especial ‘Falas de Acesso’ foi ao ar no dia 23 de setembro, cumprindo a missão de ser didático e provocador. Com apresentação da jornalista Flavia Cintra e do influenciador Ivan Baron, o programa teve direção artística de Patricia Carvalho, direção de Pedro França e Daniel Gonçalves e roteiro de Malu Vergueiro, além de contar com uma equipe diversa com os consultores Camila Alves, Haonê Thinar, Priscila Siqueira, Léo Castilho, Pedro Fernandes, Clara Kutner e Wanderley Montanholi. Já o longa ‘90 decibéis’, do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo, entrou em fase final de produção em setembro. Criado e escrito por Júlia Spadaccini, o filme marca a estreia de Benedita Casé Zerbini como a protagonista Ana, uma advogada e mãe de um menino de 6 anos que vai gradativamente perdendo a audição e mostra como isso afeta a vida pessoal e profissional dela. A direção é de Fellipe Barbosa, a produção de Mauricio Quaresma e Raphael Cavaco e a supervisão artística de José Luiz Villamarim.
Essa capacidade de reverberação também levou a milhões de brasileiros a cobertura dos Jogos Paralímpicos de Paris. Multiplataforma, o projeto alcançou mais de 68 milhões de pessoas, com a cobertura na TV Globo e no sportv2. O canal de esportes dedicou mais de 340 horas ao evento. Ao todo, foram 245 transmissões ao vivo, com o sportv2 sendo líder entre os canais esportivos em 70% das vezes. Após as Paralimpíadas, o canal aumentou sua audiência média acumulada de 2024 e ocupa atualmente a 7ª posição no ranking geral de consumo da PayTV. Considerando apenas os eventos ao vivo no linear, as exibições do programa ‘Conexão Paris’ e os dois sinais extras, para atletismo e natação, a cobertura foi 114% maior em Paris em relação a Tóquio, em 2021. A transmissão dos Jogos Paralímpicos de Paris, no sportv2, teve patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Assista aqui ao vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=kfhW6x99g6A
Ficha Técnica:
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Diretor de Criação: Ricardo Moyano
Gerente de Criação: Alice Bandeira, Victor Seabra e Tai Cockell
Criação: José Maranhão (Juco) e Marcelo Lobo
Diretora de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente de Atendimento: Simone Szwarcwald
Coordenadora de Atendimento: Viviane Tanner
Atendimento: Juliana Cordeiro
Gerente de Produção: Ricardo Leo
Coordenadora de produção: Gabriela Bonn
Especialista de Produção: Klemerson Cantalice
Produtora RTV: Raquel Ribeiro
Elenco: Benedita Casé Zerbini e Pedro Henrique França
Diretor de Cena: Philippe Noguchi
Assistente de Direção: Fenícia May
Diretor de Fotografia: Alexandre Lazarev
Foquista: Joaquim Torres
Assistente de câmera: Mari Duran
Técnico de som: Guilherme Algarve
Logger: Vitor Moura
Figurinista: Athria Gomes
Caracterização: Ju Rocha
Produtora de set: Mariana Corrêa Pós-produção: Kinopocket
Consultoria de Acessibilidade: Diego Conceição
Acessibilidade: Dispositiva
Globo potencializa debate sobre os direitos de pessoas com deficiência em campanha inédita
Reviewed by Pablo
on
outubro 11, 2024
Rating: