Documentário 'A Friend of the Family: True Evil' chega com exclusividade ao Universal+

(Crédito: NBCUniversal)

TRAILER


Universal+ estreia na próxima quarta, 9 de outubro, A FRIEND OF THE FAMILY: TRUE EVIL, documentário revelador que traz detalhes sobre a vida da americana Jan Broberg na época em que foi vítima de abuso e manipulação psicológica pelo amigo da família Robert “B.” Berchtold. Com um testemunho comovente, o documentário destaca sua resiliência ao transformar um momento de trauma numa oportunidade de conscientizar e ajudar outras vítimas em seus processos de cura.

O caso ocorreu durante a década de 70, quando Jan tinha apenas 12 anos de idade. Berchtold se aproximou da família com a intenção de sequestrá-la, plano executado graças à habilidade do abusador em manipular psicologicamente todos à sua volta.

A FRIEND OF THE FAMILY: TRUE EVIL é um documentário que se destaca pelo extenso depoimento de Jan Broberg, que atualmente é ativista, e de sua mãe, Mary Ann Broberg, responsabilizada durante anos pelo que aconteceu com a filha. Numa cena impactante, Jan tem uma conversa profunda e reveladora com outra vítima de Robert Berchtold, quando elas compartilham sentimentos em relação aos danos causados por ele e como lidaram com os traumas vividos.

Com muita coragem, Jan revisita locais onde sofreu abuso, como o motorhome onde foi encontrada pela polícia no México, após ser levada por Bertchold da casa da família. A FRIEND OF THE FAMILY: TRUE EVIL permite ao público ver a história sob uma nova perspectiva e compreender, de maneira mais intensa, o inferno pelo qual Jan Broberg passou.

O caso, primeiramente contado em livro, inspirou também a série A FRIEND OF THE FAMILY, já disponível no Universal+. Jan Broberg atuou como produtora, e se destacou ainda como atriz em um papel fundamental. A ficção, sob a direção do showrunner Nick Antosca (CandyThe Act), um grande nome no gênero true crime, conta com um elenco de grandes nomes, como Jake Lacy (Apples Never Fall), Colin Hanks (Fargo), Anna Paquin (True Blood) e as jovens atrizes Mckenna Grace e Hendrix Yancey, que interpretam Jan em diferentes fases de sua vida.


A FRIEND OF THE FAMILY: TRUE EVIL

OS TESTEMUNHOS DOLOROSOS DO DOCUMENTÁRIO

As palavras de Jan para seu filho. A vítima de Berchtold permitiu que o documentário registrasse um momento muito especial com seu filho, que também oferece seu depoimento em uma das sequências mais emocionantes da produção.

“Terei que enfrentar o demônio.” No documentário, Jan Broberg decide confrontar seus traumas por meio de um árduo percurso pelos lugares que Berchtold usou como cativeiro. “Será que conseguirei fazer isso?”, ela se pergunta. Finalmente, ela reúne coragem para mostrar em primeira pessoa os cenários traumáticos de sua infância.

Outra vítima de Berchtold fala pela primeira vez. Tudo o que aconteceu comigo também aconteceu com ela”, diz Jan em uma conversa com outra sobrevivente de abuso de Robert “B.” Berchtold, que dá seu depoimento em um relato angustiante, mas esperançoso. “Aqui começa minha jornada de cura”, expressa Jan.

SEQUESTRO, ABUSO E LAVAGEM CEREBRAL: COMO FOI O ATERRORIZANTE CASO REAL

Em 1972, em Pocatello, Idaho, Bob e Mary Ann Broberg conheceram Robert “B.” Berchtold na igreja. Encantador, ele utilizou técnicas de manipulação para estabelecer uma grande amizade com a família e, junto com sua esposa e filhos, passou a visitar com frequência a casa dos Brobergs.

Assim, “B.” foi ganhando o carinho da família e das filhas pequenas de Bob e Mary Ann – Jan, Karen e Susan. No entanto, a atenção excessiva de Berchtold sempre esteve focada em Jan, a quem ele levava para tomar sorvete e buscava na escola, como se fosse seu pai.

A confiança dos Broberg era tão grande que, em outubro de 1974, eles permitiram que ele levasse Jan para andar a cavalo, uma das atividades favoritas da filha mais velha. Para a surpresa do casal, nessa saída aparentemente inocente, Berchtold sequestrou a menina pela primeira vez e conseguiu cruzar a fronteira para o México, onde a manteve em cativeiro em um motorhome, iniciando um processo de manipulação e abuso que levaria anos para vir à tona.

Em Mazatlán, Berchtold fez Jan acreditar que, se ela não o escolhesse como seu “parceiro” para ter um filho antes dos 16 anos, alienígenas matariam suas irmãs. Essa “missão”, como ele chamava, manteve a menina em um estado constante de angústia e desespero – ela não poderia compartilhar com ninguém a informação, por medo de que essas criaturas (chamadas por ele de Zeta e Zethra) matassem sua família.

Após 35 dias de busca, o FBI encontrou Jan, mas a lavagem cerebral de “B.” foi tão forte que, em 10 de agosto de 1976, aos 14 anos, Jan fugiu novamente para ficar com ele. Desta vez, Berchtold a matriculou em uma escola católica em Pasadena, Califórnia, e a impediu de fazer amizades para o bem da “missão”. Quando o FBI a encontrou, Jan ainda estava atormentada pela ameaça e se recusava a retomar para sua vida normal com seus pais e irmãs.

Ao completar 16 anos e perceber que as ameaças não se concretizaram, Jan finalmente descobriu que fora enganada por Berchtold e, aos poucos, começou a dividir com os pais os horrores que vivenciou nas mãos do "amigo da família".


Não a estreia de A FRIEND OF THE FAMILY: TRUE EVIL, dia 9 de outubro exclusivamente para assinantes do Universal+

Documentário 'A Friend of the Family: True Evil' chega com exclusividade ao Universal+ Documentário 'A Friend of the Family: True Evil' chega com exclusividade ao Universal+ Reviewed by Pablo on outubro 07, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.