Documentário da Univesp TV sobre comunidade que desenvolveu sua própria língua de sinais é selecionado para Mostra de Cinema
Foto Nadja Kouchi
Em Cena – A vida em Várzea Queimada, documentário produzido pela Univesp TV que conta a história de um povoado no Piauí que desenvolveu sua própria língua de sinais, foi selecionado para a segunda edição da Mostra Piranhão de Cinema. O evento acontece nas cidades de Teresina (PI) e São Luís (MA), de 10 a 15 de dezembro.
Um longo histórico de nascimentos de pessoas surdas, além do isolamento e a falta de acesso ao ensino de Libras, levou surdos e ouvintes em Várzea Grande, no município de Jaicós, Piauí, a desenvolveram espontaneamente sua própria língua de sinais, a “Cena”. Reconhecida internacionalmente pelo artesanato feito com palha de carnaúba, a comunidade teve que aprender a usar as mãos, que antes só trançavam, também para falar.
Sobre a 2ª Mostra Piranhão de Cinema
Com o objetivo de fortalecer a cultura cinematográfica e a formação de público crítico entre realizadores dos estados do Piauí e do Maranhão – daí o nome, “Pi-Ranhão” –, a mostra volta para seu segundo ano com o tema “MARGEM”, propondo uma reflexão profunda sobre os espaços-limite da sociedade e do cinema. O homenageado da edição de 2024 é Nêgo Bispo, teórico e quilombola fundamental para o pensamento contemporâneo.