Curtas documentais do programa Narrativas Negras Não Contadas ganham data de estreia

BREGA FUNK, RITMO E SOBREVIVÊNCIA

Warner Bros. Discovery definiu a data de estreia dos três curtas documentais desenvolvidos durante o programa de aceleração de talentos Narrativas Negras Não Contadas – Black Brazil Unspoken. As produções PRIMAVERA SÓ FLOREIA EM SOLO FÉRTIL, FAVELA TURÍSTICA BREGA FUNK, RITMO E SOBREVIVÊNCIA estarão disponíveis no catálogo da Max a partir de 5 de novembro.

HBO também exibirá as três produções, enquanto o canal TLC passará FAVELA TURÍSTICA, SPACE terá exibição de PRIMAVERA SÓ FLOREIA EM SOLO FÉRTIL e a TNT receberá o curta BREGA FUNK, RITMO E SOBREVIVÊNCIA.

A WBD selecionou, desenvolveu e produziu os curtas documentais dentre os dez projetos apresentados pelos finalistas do programa, após o fim do ciclo formativo remunerado oferecido aos participantes.

“Para a WBD, diversidade é muito mais que é um princípio, entendemos que é nosso dever, uma obrigação. Buscamos amplificar as vozes de contadores de histórias em todo o mundo para refletir nossa audiência. No Brasil, onde 56% da população se declara negra, é essencial que nossas produções e equipes representem essa diversidade”, afirma Niarchos Pabalis, Diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão da WBD para a América Latina. “Apesar do sentimento de dever cumprido em ver o lançamento dessas produções tão únicas, nosso objetivo é gerar uma mudança coletiva no mercado e ver esses profissionais tão talentosos com cada vez mais espaço na indústria audiovisual, seja dentro da WBD ou em outros projetos.”

Criado, escrito e dirigido por Robson DiasFAVELA TURÍSTICA traz um olhar sobre as consequências do turismo na Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro e o segundo ponto turístico mais visitado da cidade. Em meio a opiniões distintas, um guia turístico, uma ativista e um agitador cultural mostram seus pontos de vistas sobre o tema que atravessa suas vidas. Favela Turística questiona quem de fato se beneficia com essa atividade através de quem ainda não foi ouvido: os moradores.

PRIMAVERA SÓ FLOREIA EM TERRA FÉRTIL, assinado por Laís Ribeiro, aborda o time de futebol de várzea da zona leste de São Paulo Sociedade Esportiva Vila Primavera, que está prestes a completar 70 anos, e traz alguns de seus membros, que rememoram momentos marcantes desta história. Os veteranos trazem a reflexão de que, com o desenvolvimento da cidade sem planejamento, as populações periféricas perdem seus espaços e como, apesar de tudo, a periferia encontra formas de driblar tais perdas.

Finalmente, BREGA FUNK, RITMO E SOBREVIVÊNCIA, por Will Souza, mostra dançarinos da periferia de Recife que enfrentam os obstáculos e desafios da profissionalização no universo do Brega Funk, ritmo que começou na capital e tem ganhado espaço. Acompanhando de perto a rotina desses jovens em momentos distintos de suas carreiras, a narrativa revela suas realidades, os espaços públicos onde ensaiam e como criam conteúdo para se promover.

“É muito emocionante e gratificante acompanhar o lançamento dessas produções. Foi quase um ano de muito trabalho e dedicação, desde o ciclo formativo até o desenvolvimento e produção dos curtas, estamos todos muito animados com o resultado”, comenta Adriana Cechetti, Diretora de Produção e Desenvolvimento de Não-Ficção da WBD Brasil. “Além disso, o propósito desses curtas é muito forte. Quando a gente fala de produções de vida real, nós buscamos histórias com as quais o público possa se conectar, se identificar e se emocionar, narrativas que mexam com os espectadores. Nossa preocupação é sempre trazer histórias relevantes para a sociedade de uma forma respeitosa e que seja, de fato, inclusiva, dando voz a esses contadores de histórias.”

O projeto Narrativas Negras Não Contadas, desenvolvido em parceria com a WIP Narrative Design Studio - gestora de propriedades intelectuais e desenvolvedora de negócios no entretenimento – oferece recursos a criadores negros brasileiros que estão ingressando no audiovisual e ainda encaram um cenário de sub-representação, impulsionando a entrada no mercado brasileiro, que tem diversas barreiras de oportunidade e acesso.

A WBD Access, área da empresa responsável pelo programa, atua através de programas de desenvolvimento e mentoria, gerando oportunidades e exposição na mídia, operando como um poderoso canal que conecta talentos de grupos sub-representados aos nossos conteúdos e marcas.

NARRATIVAS NEGRAS NÃO CONTADAS é uma produção da Boutique Filmes para a Warner Bros. Discovery. Por parte da Boutique Filmes foi produzido por Gustavo Mello, a gerente de produção é a Renata Artigas, produção executiva de Thais Morresi e gerente de pós-produção a Branca Arruda. Pela Warner Bros. Discovery, são responsáveis pela supervisão de produção, Adriana Cechetti e Veronica Villa.


SERVIÇO

HBO

FAVELA TURÍSTICA 

5/11, às 22h

PRIMAVERA SÓ FLOREIA EM SOLO FÉRTIL 

12/11, às 22h

BREGA FUNK, RITMO E SOBREVIVÊNCIA 

19/11, às 22h

TLC

FAVELA TURÍSTICA 

23/11, às 22h50

SPACE

PRIMAVERA SÓ FLOREIA EM SOLO FÉRTIL 

26/11, às 0h

TNT

BREGA FUNK, RITMO E SOBREVIVÊNCIA 

28/11, às 23h30

Curtas documentais do programa Narrativas Negras Não Contadas ganham data de estreia Curtas documentais do programa Narrativas Negras Não Contadas ganham data de estreia Reviewed by Pablo on outubro 29, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.