ĂšLTIMOS

Confira o texto da novela 'Garota do Momento'

Foto: Globo/Helena Barreto

Por MaĂ­sa Capobiango e Carolina Gomes

Se o que vivemos nos molda, o que acontece quando precisamos redefinir a histĂłria da nossa prĂłpria biografia? Em 'Garota do Momento', nova novela da seis, escrita por Alessandra Poggi com direção artĂ­stica de Natalia Grimberg, Beatriz (Duda Santos) acredita desde os quatro anos ter sido abandonada pela mĂŁe, Clarice (Carol Castro). SĂł que ela nĂŁo sabe que, na verdade, Clarice perdeu a memĂłria em um grave acidente. Dezesseis anos depois, quando finalmente descobre o paradeiro da mĂŁe, Beatriz se depara com uma outra Bia (Maisa) em seu lugar e precisa lidar com essa nova realidade, dando inĂ­cio a uma jornada – cheia de obstáculos – de reconciliação com o passado. Nessa busca por identidade, surge o entendimento de sua potĂŞncia, ao desafiar os padrões impostos na dĂ©cada de 1950, quando se torna garota-propaganda de uma das maiores empresas de sabonetes do paĂ­s.

O papo de fundo da histĂłria Ă© o ano de 1958, quando o rock americano fazia a cabeça dos jovens, a bossa nova chegava e se misturava Ă s canções da Época de Ouro do rádio e a indĂşstria crescia como nunca. “Escolhi ambientar essa novela de Ă©poca nos anos 1950, especificamente em 1958, por ser considerado por muitos um dos anos mais felizes do Brasil, com a Bossa Nova e o Cinema Novo surgindo, nosso paĂ­s ganhando a Copa do Mundo pela primeira vez e a construção de BrasĂ­lia. Tudo parecia mais bonito e feliz”, conta a autora Alessandra Poggi.

“‘Garota do Momento’ Ă© uma fábula de esperança, ambientada em um perĂ­odo de grande otimismo no Brasil, sobre o qual vamos propor tambĂ©m algumas reflexões”, afirma a diretora artĂ­stica Natalia Grimberg. “Tudo o que conhecemos sobre os anos 1950 sĂŁo registros apenas de uma parte da histĂłria do Brasil. Vamos tentar mostrar um pouco mais que isso, dando imagem e movimento, dentro da dramaturgia, para outras histĂłrias”, comenta o diretor-geral Jeferson De.

‘Garota do Momento’ Ă© uma novela de Alessandra Poggi, escrita com Adriana Chevalier, Aline Garbati, Mariani Ferreira, Pedro Alvarenga e Rita Lemgruber. Tem direção de Matheus Malafaia, Mayara Aguiar e Tande Bressane, direção geral de Jeferson De e direção artĂ­stica de Natalia Grimberg. A produção Ă© de Juliana Castro e a direção de gĂŞnero de JosĂ© Luiz Villamarim.

Clarice e Beatriz: mĂŁe e filha separadas

Tudo começa quando Clarice (Carol Castro) – viĂşva com grande talento para a pintura, mas que ganha a vida como lavadeira – deixa a pequena Beatriz aos cuidados da sogra, Carmem (Solange Couto) e viaja de PetrĂłpolis para cidade do Rio de Janeiro, na tentativa de participar de uma exposição em uma galeria de arte. Na capital, Clarice conhece o empresário Juliano Alencar (Fabio Assunção), herdeiro da Perfumaria Carioca. Ele se apaixona por ela Ă  primeira vista e lhe propõe casamento. Essa uniĂŁo quase nĂŁo acontece: Clarice flagra uma briga entre Juliano e a amante dele, ValĂ©ria (Julia Stockler), que acaba morrendo acidentalmente na confusĂŁo. Quando vai denunciá-lo, Clarice sofre um grave acidente e perde parte da memĂłria. Como se lembra apenas de que tinha uma filha chamada Beatriz, seu noivo e a mĂŁe dele, a inescrupulosa Maristela (Lilia Cabral), aproveitam-se da situação e entregam a Clarice outra menina para criar, afirmando ser a filha dela, e por isso, batizada com o mesmo nome. Trata-se de Bia (Maisa), filha que Juliano teve com ValĂ©ria.

Para garantir que o plano dê certo, Maristela e Juliano criam um falso passado para Clarice, que inclui até uma família fictícia. Até então funcionária dos Alencar na Perfumaria Carioca, Zélia (Leticia Colin) fecha um acordo com Maristela e passa a figurar como irmã de Clarice. Dezesseis anos depois, a mãe de Beatriz vive em uma teia de mentiras e, ao lado de Zélia, comanda a Magnifique Escola para Moças, trabalho que faz com muita dedicação, preparando e educando meninas para a alta sociedade. Apesar da vida aparentemente feliz, Clarice sente uma angústia profunda por causa das lacunas em suas lembranças. No fundo, ela sabe que algo lhe falta.

“A Clarice vai para o Rio de Janeiro em busca de um sonho, que, no inĂ­cio, dá certo. É genuĂ­no o sentimento dela pelo Juliano. Foi a primeira vez que ela se abriu para o amor novamente depois que ficou viĂşva. Mas tudo anda muito rápido e ela quer voltar a PetrĂłpolis para buscar a filha. SĂł que acontece o acidente, e a histĂłria dela muda de direção”, explica a atriz Carol Castro.

Ao se deparar com uma foto da mãe em uma revista, Beatriz, que mora com a avó em Petrópolis, decide embarcar para o Rio de Janeiro. A prova de que Clarice está viva a impulsiona a tentar reencontrar essa figura que acredita ter causado tanta tristeza em sua vida. Quando Beatriz chega ao Rio, está determinada a confrontar o passado e elucidar suas angústias. O problema é que, no reencontro, Clarice não se lembra dela, e Bia ocupa seu lugar de filha.

“Eu acho que Ă© o pior momento da vida da Beatriz. Pior atĂ© do que quando a mĂŁe dela foi embora, porque ela cresceu mantendo viva a expectativa, a esperança de reencontrá-la, e guardou por 16 anos todo o amor que sentia por aquela mulher. Quando elas se encontram, a Clarice olha para a Beatriz e simplesmente nĂŁo se lembra dela”, analisa Duda Santos.

Beatriz, Beto e Bia: o triângulo amoroso

Assim que chega ao Rio de Janeiro, o caminho de Beatriz se cruza com o de Beto (Pedro Novaes), jornalista e fotĂłgrafo com ideias progressistas. Eles se conhecem de maneira inusitada durante um bloco de Carnaval. Uma conexĂŁo forte nasce entre os dois, e Beto fica encantado pela personalidade corajosa da jovem. “É uma loucura, mas, mesmo no meio daquela confusĂŁo, a Beatriz sabe que alguma coisa mágica aconteceu ali”, opina Duda.

O problema Ă© que Beto Ă© o noivo de Bia, a menina criada como se fosse filha de Clarice. Bia Ă© mimada, autocentrada e sofre de uma doença cardĂ­aca. Ao perceber o interesse do namorado por Beatriz, Bia começa a usar seu estado de saĂşde para manipulá-lo, fazendo com que ele se sinta culpado por pensar em terminar o relacionamento. “A Bia se acha muito perfeita. Para ela, todo mundo tem problemas, tem defeitos, menos ela”, comenta Maisa.

Enquanto Beatriz tenta entender sua relação com sua mĂŁe, ela e Beto se aproximam cada vez mais. O jornalista tem carinho por Bia, com quem está namorando, mas sente que a relação Ă© sustentada apenas pela culpa e pelo medo de prejudicar a saĂşde da jovem. Mesmo assim, Beto decide entĂŁo terminar o relacionamento com Bia para ficar com Beatriz, que tambĂ©m já nĂŁo consegue mais esconder o que sente pelo rapaz. “O Beto e a Bia cresceram juntos, as famĂ­lias sĂŁo amigas, e acho que por um bom tempo ele tambĂ©m acreditou que deveria ficar com ela. SĂł que as experiĂŞncias que o Beto teve na vida fizeram com que ele percebesse que deveria ir atrás dos prĂłprios sonhos. Quando ele conhece a Beatriz, se encanta e sabe que tem algo diferente em relação Ă quela garota”, afirma Pedro Novaes.

Em meio a tudo isso, uma reviravolta faz com que Beatriz seja escolhida como a garota-propaganda da Perfumaria Carioca, justamente a empresa da família Alencar. Ela vai revolucionar a publicidade da época, desafiando os padrões raciais e de beleza daquele momento ao ocupar um espaço até então reservado apenas a mulheres brancas. Assim, com sua elegância e carisma, Beatriz começa a adentrar um mundo do qual ela nunca imaginou fazer parte.

A disputa de poder Perfumaria Carioca

Fábrica de sabonetes da FamĂ­lia Alencar, a Perfumaria Carioca Ă© parte importante da trama de ‘Garota do Momento’ como cenário de momentos decisivos para os personagens, sendo palco de traições e de conflitos por poder, amor e ambição. É ali onde ZĂ©lia e Maristela se aliam; Juliano mata ValĂ©ria por acidente; e Beatriz revĂŞ Clarice pela primeira vez depois de 16 anos.

Juliano Ă© quem administra o negĂłcio, mas sob a supervisĂŁo atenta de Maristela, que nĂŁo cansa de lembrar ao filho que, caso cometa qualquer deslize, ele estará fora da empresa da famĂ­lia. “O Juliano nem sempre toma as melhores decisões porque tem uma presença muito marcante, que Ă© a mĂŁe. Ela exerce um poder muito grande sobre ele”, conta Fabio Assunção. “A Maristela olha para o filho e nĂŁo acha que ele tenha tanta capacidade quanto ela. Para ela, os sentimentos se resumem a conquistar aquilo que ela quer, e que sempre acha que vai conseguir”, analisa Lilia Cabral.

Clube Gente Fina: palco de encontros e de cultura

No centro da agitada vida cultural do Rio de Janeiro no final da década de 1950, o Clube Gente Fina se destaca como um espaço de resistência, cultura e diversão. Administrado por Vera Machado (Tatiana Tiburcio) e Sebastião (Cridemar Aquino), o clube é ponto de encontro de jovens e artistas. É onde o samba encontra o choro, o blues flerta com o rock, e as rodas de debate e oficinas culturais refletem o espírito de mudança de uma geração que deseja quebrar barreiras sociais.

Vera e SebastiĂŁo Machado sĂŁo o coração do Clube Gente Fina. De dia, eles tambĂ©m trabalham para Raimundo Sobral (Danton Mello). Ela Ă© governanta da casa e cuida dos filhos dele – Beto (Pedro Novaes), Ronaldo (JoĂŁo Vitor Silva) e Celeste (Debora OzĂłrio). Já SebastiĂŁo, o marido de Vera, alĂ©m das funções que tem no clube, Ă© motorista da famĂ­lia Sobral.

"O gol para mim está na humanização desses personagens e em colocá-los dentro de um contexto de participação dessa histĂłria de Brasil e de sociedade. Quando vocĂŞ fala de rock'n'roll, vocĂŞ está falando dessas pessoas. Quando vocĂŞ fala de samba, quando vocĂŞ fala de cultura, quando vocĂŞ fala de sociedade, vocĂŞ está falando dessas pessoas que formam o Clube Gente Fina", comenta Tatiana Tiburcio. "Temos a possibilidade de mostrar essas relações afetivas sendo construĂ­das naturalmente, dentre desses espaços de cultura, como o Clube Gente Fina, que eram tĂŁo fortes e tĂŁo presentes na sociedade naquele momento, mas que, infelizmente, nĂŁo eram visibilizados", complementa Cridemar Aquino.

Boliche Bowling Rock: o point da juventude

Melhor amigo de Beto e filho de Vera e Sebastião, Ulisses (Ícaro Silva) dedica parte de seu tempo ao Clube Gente Fina, dando aulas de capoeira e organizando eventos e aulas para a comunidade. Mas, quando não está no clube, ele certamente pode ser encontrado no Boliche Bowling Rock, local do qual é dono. "Acho que o Ulisses é um personagem que está sempre buscando o melhor para a sua comunidade. Ele tem uma ancestralidade que vem na figura da Vera e do Sebastião, que dão um exemplo para ele com muita firmeza. É também um personagem que está em muitos núcleos e que tem uma troca muito interessante com vários personagens de várias idades e de vários caráteres. O Ulisses é amigo da Bia (Maisa), por exemplo, e também é amigo da Beatriz (Duda Santos)", analisa Ícaro Silva.

Com suas pistas de boliche, jukeboxes tocando sucessos do rock'n'roll e do samba, e um ambiente descontraĂ­do e vibrante, o Bowling Rock Ă© um refĂşgio para a juventude, onde amizades, romances e rivalidades se desenrolam. Ali batem ponto quase que diariamente o trio de amigas Bia, EugĂŞnia (Klara Castanho) e Celeste (Debora OzĂłrio), o estudioso Guto (Pedro Goifman), a espevitada Ana Maria (Rebeca Carvalho), alĂ©m dos rebeldes sem causa Topete (Gabriel Milane) e Carlito (Caio Cabral). É no boliche tambĂ©m que o romântico Edu (Caio Manhente), irmĂŁo de Guto, trabalha. Entre amores, descobertas e conflitos internos, esses personagens sĂŁo a representação de uma geração dividida entre o tradicionalismo da Ă©poca e a modernidade.

Hi-Fi: a revolução na publicidade

Conceituada agência de publicidade comandada por Raimundo (Danton Mello), a Hi-Fi Propaganda é o centro de criações e campanhas que moldam o imaginário e o comportamento da sociedade carioca dos anos 1950. É também cenário de acontecimentos importantes da trama, principalmente a partir do momento em que Beatriz começa a trabalhar como garota-propaganda da Perfumaria Carioca. É na Hi-Fi que as campanhas da loja de sabonete são pensadas e produzidas.

Raimundo se dedica inteiramente ao trabalho e aos filhos, Beto (Pedro Novaes), Ronaldo (JoĂŁo Vitor Silva) e Celeste (Debora OzĂłrio). Ele nunca se recuperou do abandono de sua esposa, LĂ­gia (Palomma Duarte), que saiu de casa para seguir a carreira de cantora. Mesmo com as constantes tentativas de LĂ­gia em se manter perto da famĂ­lia, Raimundo sempre faz questĂŁo de afastá-la, o que acabou afetando – e muito – os trĂŞs filhos emocionalmente.

Ao lado de Raimundo, na agência, está Ronaldo. Apesar de fazer de tudo para ganhar a aprovação do pai, ele tem inveja de Beto por acreditar que Raimundo tenha predileção pelo outro filho. Como se não bastante, Ronaldo gosta de Bia, que é apaixonada por Beto. Essa dinâmica traz tensão tanto na vida pessoal quanto profissional, pois Ronaldo vive às sombras do irmão, sem conseguir se destacar como deseja.

Enquanto isso, Beto escolheu não seguir o caminho tradicional da família e, em vez de assumir uma posição de destaque na Hi-Fi, decidiu ser jornalista e fotógrafo. Ele tem ideias progressistas e está sempre em conflito com a visão conservadora do pai e do irmão.

“O Raimundo Ă© um grande publicitário, mas Ă© um cara com um pensamento ainda muito antigo. Acho que o Beto vai ajudar a trazer leveza e modernidade para esse ambiente”, afirma Danton Mello.

Com vocĂŞs, Alfredo HonĂłrio na TV Ondas do Mar

A TV Ondas do Mar, emissora de televisĂŁo fluminense criada na dĂ©cada de 1950, Ă© onde sonhos ganham vida. Fundada por Alfredo HonĂłrio (Eduardo Sterblitch), um visionário do entretenimento, e seu sĂłcio, SĂ©rgio (Sergio Kauffmann), a emissora se destaca por seu popular programa de auditĂłrio ‘Alfredo HonĂłrio Show’, que recebe cantores, dançarinos e outras personalidades locais.

O programa faz com que Alfredo também seja uma celebridade. E, quando não está no palco, ele circula pelos bastidores cumprimentando os funcionários e incentivando os novos talentos que sonham em aparecer na telinha. Fora do ambiente da TV, vive um casamento estável com Teresa (Maria Eduarda de Carvalho) e faz de tudo para ver a filha Eugênia (Klara Castanho) feliz.

“O Alfredo Ă© uma estrela. Ele tem uma excentricidade estĂ©tica na frente das câmeras, mas tambĂ©m tem uma famĂ­lia real e que se ama muito”, diz Eduardo Sterblitch.

A moda e a beleza em 1958: o figurino e a caracterização

A moda dos anos 1950, especialmente em 1958, foi marcada pelo retorno ao glamour e Ă  celebração da feminilidade apĂłs os anos de escassez do pĂłs-guerra. Paula Carneiro, responsável pelos figurinos 'Garota do Momento', destaca que o perĂ­odo trouxe saias volumosas, cinturas marcadas e um toque luxuoso Ă s roupas femininas. Essa exuberância, contudo, coexistia com uma variedade de estilos mais retos e modernos, já evidentes no final da dĂ©cada. “Quando fazemos uma novela de Ă©poca, temos a possibilidade de construir universos que as pessoas nem sempre conhecem. Podemos apresentar um mundo para as pessoas por meio das roupas. Isso Ă© muito bonito”, comenta Paula.

Beatriz (Duda Santos), a protagonista da história, tem uma estética que mistura elementos dos anos 1950 com um toque de fantasia e uma forte personalidade. "Já que a novela tem um tom mais fabular, decidimos usar isso e criar algo diferente para a Beatriz. Queríamos trazer força para o figurino dela. Não é um figurino tão óbvio. Ela usa saias rodadas com uns barrados mais latinos, conta a figurinista.

Bia (Maisa), por outro lado, Ă© a “patricinha” da trama. "Bia Ă© a nossa Sarah Jessica Parker dos anos 1950, toda estilosa e com grande influĂŞncia americana", pontua Paula. Para os homens, a figurinista conta que lança mĂŁo de texturas e tecidos como couro e lĂŁ para auxiliar na construção da narrativa. "Acredito que o papel do figurino Ă© ajudar a contar a histĂłria atravĂ©s das peças, compondo uma segunda pele para os personagens", diz.

A figurinista tambĂ©m se preocupa em ter um olhar sustentável. Ela revela que, em vez de trazer peças completamente novas, muitas vezes recorre ao acervo da TV Globo e a brechĂłs, reutilizando e reinventando peças antigas para dar nova vida aos trajes. “As peças sĂŁo recicladas com criatividade, misturadas com novos acessĂłrios e estilos para parecerem frescas e Ăşnicas”, afirma, acrescentando que a equipe tambĂ©m utiliza tingimentos naturais com ingredientes como com urucum e beterraba.

A equipe de caracterização, liderada por Auri Mota, teve o desafio de recriar a estĂ©tica e os padrões de beleza da dĂ©cada de 1950 sem deixar de lado a diversidade de personagens e suas realidades. Ele conta que, no final dos anos 1950, o padrĂŁo de beleza feminina eram cabelos alisados ou ondulados e maquiagens que seguiam um estilo homogĂŞneo. “Quando fui estudar sobre a Ă©poca, as referĂŞncias que encontrei eram quase sempre de mulheres brancas com cabelos lisos, o que foi desafiador”, conta Auri.

A caracterização também foi cuidadosa ao não exagerar na estilização dos cabelos, mantendo texturas crespas e onduladas, refletindo uma beleza mais autêntica e diversa.

A recriação de uma época: a cenografia e a produção de arte

O trabalho das equipes de cenografia e produção de arte tambĂ©m ajuda a levar para a tela o Rio de Janeiro de 1958, recriando a atmosfera vibrante de uma cidade em transformação – com direito atĂ© a um bonde funcionando. “O bonde acabou se tornando um elemento de ligação visual e narrativa, conectando diferentes nĂşcleos da trama”, comenta a cenĂłgrafa Paula Sales.

Para ela, a Perfumaria Carioca Ă© um dos espaços mais elegantes da novela. “Foi inspirada nas grandes galerias de lojas da Ă©poca, como as Galerias Lafayette, em Paris, e em perfumarias icĂ´nicas do Rio de Janeiro. Com uma fachada imponente e vitrais elegantes, o cenário foi projetado para refletir a sofisticação da famĂ­lia Alencar”, conta. Já a mansĂŁo tem sua sala imponente montada como cenário fixo no estĂşdio. “Isso evita montagens e desmontagens frequentes e diminuiu o consumo de tinta e outros materiais”, pontua Paula.

Outro destaque Ă© o cenário da TV Ondas do Mar, que reflete o perĂ­odo inicial da televisĂŁo no Brasil, quando o meio ainda estava se consolidando. Paula Sales e sua equipe, em conjunto com a produção de arte, trabalharam na criação de um estĂşdio que passasse o clima da Ă©poca, com câmeras antigas, grandes cortinas e arquibancadas que ampliam o espaço. “Contamos com a consultoria do Elmo Francfort, um pesquisador apaixonado e de vasto conhecimento da histĂłria da TV. Ele que nos trouxe detalhes importantĂ­ssimos tanto tĂ©cnicos quanto estĂ©ticos e de funcionamento de uma televisĂŁo de 1958”, pontua a produtora de arte Flávia CristĂłfaro.

Para o Clube Gente Fina, a equipe buscou referĂŞncias em clubes histĂłricos do Rio de Janeiro, como o Renascença e o Democráticos, que sĂŁo conhecidos pela forte ligação com a mĂşsica popular e pela resistĂŞncia cultural. No Gente Fina, os encontros e celebrações sĂŁo representados em uma estrutura de reaproveitamento de materiais. “As portas e janelas do clube foram reutilizadas de cenários anteriores, reforçando a ideia de um local construĂ­do coletivamente e ajudando a reduzir o impacto ambiental”, enfatiza Paula. Já a produtora de arte diz que, para o Gente Fina, havia o desejo de traduzir a coletividade do clube e a realidade cultural sofisticada dos personagens desse nĂşcleo. “Ali, temos os instrumentos musicais para shows e aula de capoeira, um estandarte que construĂ­mos para a cena do Carnaval e depois colocamos no cenário, alĂ©m de microfones originais que captam o som valendo”, conta Flávia.

Outro espaço que se destaca Ă© o boliche Bowling Rock, que remete fortemente Ă  cultura americana dos anos 1950. “O boliche foi concebido para ser um ponto de encontro dos jovens da novela, um lugar animado e colorido, com forte influĂŞncia dos encontros populares que começavam a surgir em Copacabana”, explica a cenĂłgrafa. “Pesquisamos o que existia e recriamos em cima de dados reais, materiais existentes, mas com nossa ‘camada de tinta’. Esse Ă© o maior desafio e a maior delĂ­cia de fazer novela de Ă©poca”, acrescenta a produtora de arte.

Rock, samba e samba-canção na vitrola de ‘Garota do Momento’

A atmosfera de dos anos 1950 estará presente na trilha da novela. A gravação original de “Tutti Frutti”, com Little Richard, será a mĂşsica de abertura, e clássicos como “La Bamba”, com Ritchie Valens, e “Chiclete com Banana”, com Jackson do Pandeiro, tambĂ©m aparecerĂŁo em suas versões originais. Outros sucessos estarĂŁo na trilha, mas em regravações originais, como “Cry Me a River” na voz de Iza, “A Noite do Meu Bem” interpretada por Gaby Amarantos, “Se Acaso VocĂŞ Chegasse” com Criolo, “Smoke Gets in Your Eyes cantada por Gloria Groove e “Pensando em Ti” com Leo Santana.

“Parte da trilha Ă© de canções originais, com mĂşsicas da Ă©poca, mas quisemos trazer tambĂ©m brasilidade e modernidade propondo essas regravações com artistas que a gente admira. EstĂŁo muito lindas e eu espero que o pĂşblico se emocione tanto quanto nĂłs ao ouvi-las”, torce a diretora artĂ­stica Natalia Grimberg.

ENTREVISTA COM A AUTORA ALESSANDRA POGGI

Alessandra Poggi Ă© formada em Jornalismo pela UFRJ, com especialização em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Trabalha na Globo desde o ano 2000, onde começou no programa ‘Gente Inocente’. Como colaboradora, escreveu diversas temporadas de ‘Malhação’ (de 2003 a 2010), de onde saiu para integrar a equipe de Miguel Falabella na novela ‘Aquele Beijo’ (2011). Em 2017, dividiu com Ă‚ngela Chaves a autoria da supersĂ©rie ‘Os Dias Eram Assim’, e em 2022 escreveu a novela ‘AlĂ©m da IlusĂŁo’. ‘Garota do Momento’ Ă© sua segunda novela como autora titular.

Que histĂłria ‘Garota do Momento’ vai contar?   
A história se passa no final da década de 1950 e gira em torno de Beatriz (Duda Santos), uma jovem que, após acreditar ter sido abandonada pela mãe aos quatro anos, descobre que essa mãe, Clarice (Carol Castro), na verdade, está viva e casada. Ao reencontrar a mãe, Beatriz percebe que ela não a reconhece e que ainda por cima tem outra filha com o mesmo nome. A partir daí, os conflitos começam a surgir. E, na trajetória de se aproximar e tentar entender o que aconteceu com a mãe, Beatriz ainda se torna garota-propaganda de uma das maiores fábricas de sabonete do país da época, justamente a empresa de seu padrasto, Juliano Alencar. Estamos definindo a novela como uma fábula de esperança.

O que te motivou para a construção dessa histĂłria?    
Escolhi ambientar essa novela de época nos anos 1950, especificamente em 1958, por ser considerado por muitos como um dos anos mais felizes do Brasil, com a Bossa Nova e o Cinema Novo surgindo, nosso país ganhando a Copa do Mundo pela primeira vez e a construção de Brasília. Quis trazer essa época de nostalgia e otimismo para a trama, em que tudo parecia mais bonito e feliz. E acrescentar algumas reflexões: será que estava mesmo tudo bem para todos?

Quais sĂŁo os temas abordados em ‘Garota do Momento’?    
A novela trata sobretudo de busca por identidade, superação e empoderamento, especialmente através da personagem Beatriz. Temas importantes, como preconceitos de várias naturezas - racial, social e de gênero - são parte da trama, que faz um resgate dos costumes e da forma de pensar da sociedade brasileira naqueles anos. Além disso, a história explora a força da publicidade da época e o impacto da televisão, que estava emergindo, e dá destaque à comunidade negra nos anos 1950.

O que mais te inspira no ano de 1958?   
O que mais me inspira Ă© o otimismo que permeava a sociedade brasileira. Era uma Ă©poca de grandes mudanças e de esperanças. Um perĂ­odo em que tudo parecia possĂ­vel. AlĂ©m disso, a cultura vibrante, a moda, os bailes de debutantes e o inĂ­cio do rock’n’roll, com artistas como Elvis e Little Richard, tambĂ©m sĂŁo minhas fontes de inspiração.

Como tem sido o trabalho com sua equipe de colaboradores e como eles tĂŞm contribuĂ­do para trazer perspectivas e olhares mĂşltiplos para a novela?  
Escrevo com um time de excelentes roteiristas. Existe uma troca entre nĂłs, de experiencia de vida, de experiencia profissional. Busquei ter um time diverso, representativo, que pudesse refletir nos textos suas diferentes vivĂŞncias.

Como está sendo o trabalho de pesquisa sobre as referĂŞncias da Ă©poca? Tem licença poĂ©tica?    
O trabalho de pesquisa tem sido intenso e detalhado, com a ajuda de uma equipe dedicada. Para me auxiliar com o texto, conto com a competente pesquisadora Rosana Lobo, que tambĂ©m trabalhou comigo em ‘AlĂ©m da IlusĂŁo’. Embora eu tente me ater ao máximo aos eventos e costumes da Ă©poca, há algumas licenças poĂ©ticas, especialmente em relação ao tempo dos acontecimentos. Sempre com parcimĂ´nia, mantendo a fidelidade ao espĂ­rito da Ă©poca. A licença poĂ©tica tambĂ©m se aplica Ă  inclusĂŁo de uma mulher negra em um posto de celebridade, algo que nĂŁo era comum naqueles tempos, por isso o nosso termo ‘fábula de esperança’.

Como está sendo a parceria com a Natalia?    
A parceria com a Natalia está sendo maravilhosa. É a primeira vez que trabalhamos juntas, e ela conseguiu levar para a tela exatamente o que eu imaginei. A equipe dela e todos que estão envolvidos na produção são extremamente talentosos e dedicados. É uma colaboração muito produtiva e gratificante.

ENTREVISTA COM A DIRETORA NATALIA GRIMBERG

Escritora e diretora artĂ­stica de teatro e televisĂŁo, Natalia Grimberg iniciou a carreira na Globo em 1998, como autora e assistente de direção. Em 2002, migrou para área de direção em dramaturgia e dirigiu novelas como ‘BelĂ­ssima’, ‘Eterna Magia’, ‘Passione’, ‘Cordel Encantado’, ‘Ciranda de Pedra’, ‘Cheias de Charme’, ‘Saramandaia’, alĂ©m da sĂ©rie ‘Tudo Novo de Novo’. Em 2013, já como diretora geral, assinou as produções ‘Geração Brasil’ e ‘A Lei Do Amor’. Em 2018, atuou como diretora artĂ­stica de ‘Malhação – Vidas Brasileiras’; e em 2022 como diretora artĂ­stica da novela ‘Cara e Coragem’. Ganhadora do Emmy Internacional como diretora geral por melhor novela com ‘Verdades Secretas’, em 2016. TambĂ©m foi indicada em duas categorias no Emmy Awards Kids por ‘Malhação – Vidas Brasileiras’, como diretora artĂ­stica em 2018. Natalia tambĂ©m Ă© diretora da companhia teatral ArteGrimberg, fundada há 25 anos, por onde já passaram mais de cinco mil alunos. Como autora, escreveu mais de trinta peças infantis e juvenis. No cinema, roteirizou dois filmes para Renato AragĂŁo e, em 2022, lançou seu primeiro romance, ‘Cuidado’, pela editora Labrador. Em ‘Garota do Momento’, faz sua primeira parceria com a autora Alessandra Poggi.

Quais os maiores desafios de dirigir uma novela de Ă©poca para os EstĂşdios Globo? Que recursos serĂŁo utilizados em termos de tecnologia?   
São muitos desafios, mas são maravilhosos. Me anima muito, principalmente, buscar sair do lugar-comum, surpreender. Só de ser uma novela de época já é um super desafio, com a representação do Rio de Janeiro de 1958, o que envolve detalhes de figurino, cenografia, arte e comportamento. E eu quero trazer o meu olhar feminino, até porque é uma novela feminina. Em termos de tecnologia, embora a novela não seja tecnológica, a equipe utiliza recursos tecnológicos para complementar a pesquisa e garantir a autenticidade dos cenários e figurinos. A direção também busca equilibrar a fidelidade histórica com uma abordagem contemporânea no pensamento e na narrativa.

Que conceito será utilizado na direção e qual linguagem estĂ©tica?   
Esse é um trabalho em conjunto, em que a equipe de diretores junto comigo e com o Jeferson De, nosso diretor-geral, está buscando criar uma atmosfera mágica e nostálgica, transportando o telespectador para a época de 1958. A linguagem estética inclui uma paleta de cores vibrante e alegre, inspirada em filmes e livros da época. A ideia é retratar a brasilidade e a diversidade cultural do período, com um foco especial em cenários e figurinos que refletem a riqueza e a complexidade da sociedade brasileira daqueles anos.

Como foi o processo de escalação? Temos um elenco de peso numa troca geracional bastante interessante.   
É um elenco muito especial. Temos atores consagrados, como Lilia Cabral, Solange Couto e Fabio Assunção, que trazem experiência e profundidade ao elenco, que estão empenhados e querendo participar de tudo. Ao mesmo tempo, a novela conta com jovens promissores como Duda Santos e Maisa, que trazem frescor e energia à trama. A escolha dos atores foi feita com cuidado, buscando garantir a química entre os personagens e a adequação ao perfil das famílias retratadas na novela.

É a primeira vez que vocĂŞ e Alessandra estĂŁo fazendo essa parceria. Como está sendo essa troca?   
A parceria com a Alessandra e com a equipe dela está sendo maravilhosa. Estamos tendo uma troca humana e com cumplicidade, além de estarmos comprometidas em fazer a novela dar certo. A colaboração é constante: a Alessandra participou ativamente dos testes e das oficinas; ela é muito presente. Eu mostro tudo para ela, dividimos tudo. Ela não vai ver no ar algo que nunca viu. Somos muito parceiras.

PERFIS DE PERSONAGENS

NĂşcleo Beatriz

Beatriz (Duda Santos) – Jovem que cresce acreditando ter sido abandonada pela mĂŁe, Clarice (Carol Castro), na infância. Ao descobrir que a mĂŁe está viva e vivendo no Rio de Janeiro, decide ir em busca de explicações sobre seu passado. Quando a reencontra, descobre que Clarice nĂŁo se lembra dela e ainda tem outra filha com o mesmo nome: Bia (Maisa). Na trajetĂłria em busca de entender o que aconteceu e se reconciliar com seu passado, Beatriz se torna garota propaganda de uma das maiores fábricas de sabonete do paĂ­s, empresa que pertence justamente ao atual marido de Clarice. Ela ainda se apaixona por Beto (Pedro Novaes), que era namorado de Bia.

Clarice (Carol Castro) – MĂŁe de Beatriz (Duda Santos). ApĂłs ficar viĂşva, passou a trabalhar como lavadeira e a cuidar da filha com a ajuda da sogra, Carmem (Solange Couto). ExĂ­mia desenhista e pintora, sai de sua cidade, PetrĂłpolis, para levar algumas telas ao Rio de Janeiro atrás de uma oportunidade para expor os trabalhos numa galeria de arte. Ela deixa Beatriz, entĂŁo com quatro anos, aos cuidados da avĂł, com a promessa de buscá-la em poucas semanas. No Rio, conhece o empresário Juliano Alencar (Fabio Assunção) que, encantado com sua beleza, lhe propõe casamento. Pouco depois, Clarice sofre um acidente e perde a memĂłria. Juliano e a mĂŁe, Maristela (Lilia Cabral), se aproveitam disso para criar um falso passado para ela, lhe entregando outra criança - Bia (Maisa) - para criar como sendo sua filha Beatriz.

Carmem (Solange Couto) – AvĂł de Beatriz (Duda Santos) por parte de pai, comanda um pequeno orfanato na cidade de PetrĂłpolis. Cria a neta com todo carinho depois que Clarice (Carol Castro) desaparece. Mulher forte, honesta e trabalhadora, sempre ensinou a Beatriz a importância de lutar pelos prĂłprios sonhos.

BasĂ­lio (CauĂŞ Campos) – Jovem que foi criado no abrigo em PetrĂłpolis ao lado de Beatriz (Duda Santos), trabalha como engraxate. Ambicioso, quando descobre que a mĂŁe de Beatriz está rica, tambĂ©m vai para o Rio de Janeiro com o objetivo de tirar algum proveito da situação.

Lucinha (Luisa Lovato) – Uma das crianças do orfanato administrado por Carmem, avĂł de Beatriz.

NĂşcleo FamĂ­lia Alencar

Bia (Maisa) – Filha biolĂłgica de Juliano (Fabio Assunção) e da vedete ValĂ©ria (Julia Stockler), ela cresce acreditando que sua mĂŁe Ă© Clarice (Carol Castro). Apaixonada pelo jornalista Beto (Pedro Novaes), Bia Ă© uma jovem mimada, caprichosa, voluntariosa e autocentrada que nĂŁo vai aceitar perder o namorado quando ele se apaixona por Beatriz (Duda Santos) – esta sim, verdadeira filha de Clarice, mas de quem a mĂŁe nĂŁo se lembra apĂłs ter perdido a memĂłria. Bia Ă© um tanto dissimulada e, quando contrariada, costuma usar seu problema cardĂ­aco congĂŞnito para se fazer de vĂ­tima. Suas melhores amigas sĂŁo Celeste (Debora OzĂłrio) e EugĂŞnia (Klara Castanho).

Juliano (Fabio Assunção) – Filho de Maristela (Lilia Cabral), marido de Clarice (Carol Castro) e pai biolĂłgico de Bia (Maisa). Empresário herdeiro da Perfumaria Carioca, uma das maiores fábricas de sabonetes do paĂ­s. No inĂ­cio da trama, Juliano se apaixona por Clarice e se vĂŞ ameaçado por ValĂ©ria (Julia Stockler), uma vedete com quem teve uma filha, quando ela lhe cobra casamento. Numa discussĂŁo, acaba matando a mulher por acidente, crime que Ă© presenciado por Clarice. Quando descobre que Clarice perdeu a memĂłria apĂłs ser atropelada, e sĂł se lembra de ter uma filha chamada Beatriz, disposto a fazer tudo para ficar com a mulher por quem está apaixonado, Juliano aceita o plano de Maristela. Eles inventam um novo passado para Clarice e lhe entregam outra criança - Bia (Maisa), a filha que ele teve com ValĂ©ria - como sendo Beatriz.

Maristela (Lilia Cabral) – MĂŁe de Juliano (Fabio Assunção). Socialite rica e conservadora, vai se opor ao casamento do filho com Clarice (Carol Castro). Quando a futura nora perde a memĂłria em um acidente, Maristela tem a ideia de criar para ela um falso passado, com uma falsa irmĂŁ, ZĂ©lia (Leticia Colin), e uma falsa filha, Bia (Maisa). Inteligente e manipuladora, está sempre um passo Ă  frente das pessoas quando o assunto lhe interessa.

ZĂ©lia (Leticia Colin) – No inĂ­cio da trama, Ă© secretária de Maristela (Lilia Cabral) na Perfumaria Carioca. Quando Clarice (Carol Castro) perde a memĂłria, Maristela propõe a ZĂ©lia um acordo: que ela finja ser irmĂŁ de Clarice e a ajude a inventar um passado para ela. ZĂ©lia aceita e ainda se torna sĂłcia da “irmĂŁ” no comando da Magnifique Escola para Moças. A ex-secretária se casa com Orlando (Philipp Lavra), bioquĂ­mico responsável pelo laboratĂłrio da fábrica. Apesar de casada, ZĂ©lia volta e meia passa as tardes com Juliano (Fabio Assunção).

Orlando (Philipp Lavra) – Marido de ZĂ©lia (Leticia Colin), bioquĂ­mico responsável pelo laboratĂłrio da fábrica de sabonetes Perfumaria Carioca. Pai de Luiz Cláudio (Gabriel Milane), filho do seu primeiro casamento, nĂŁo tem ideia de que a atual esposa tenha inventado um passado para si e para Clarice (Carol Castro), acreditando que elas sejam realmente irmĂŁs.

Luiz Cláudio/Topete (Gabriel Milane) – Luiz Cláudio, conhecido pelos amigos como Topete, Ă© filho de Orlando. Ă“rfĂŁo de mĂŁe, nĂŁo suporta a madrasta, ZĂ©lia, com quem vive “batendo de frente”. É preguiçoso, mulherengo e sĂł quer saber de festas e curtição.

Coralina (Cilene Guedes) – Empregada na casa de Juliano.

NĂşcleo FamĂ­lia Sobral

Beto (Pedro Novaes) – Filho de LĂ­gia (Palomma Duarte) e de Raimundo (Danton Mello). Seu pai Ă© dono de uma das maiores agĂŞncias de publicidade do paĂ­s no final da dĂ©cada de 1950, mas Beto nunca aceitou assumir uma vaga no negĂłcio da famĂ­lia. Ele prefere trabalhar como jornalista e repĂłrter fotográfico, pois nĂŁo concorda com Raimundo e com o irmĂŁo Ronaldo (JoĂŁo Vitor Silva) na condução das campanhas de publicidade da agĂŞncia. A Ăşnica coisa que Raimundo aprova Ă© o fato de Beto namorar Bia (Maisa), a filha de seu maior cliente, Juliano (Fabio Assunção). O problema Ă© que Beto nĂŁo Ă© apaixonado pela moça e nĂŁo vĂŞ a hora de desfazer o compromisso. Essa vontade ganha força quando ele conhece Beatriz (Duda Santos). Beto tem uma grande ferida: o abandono da mĂŁe, que deixou a famĂ­lia quando ele tinha apenas 10 anos de idade para seguir a carreira de cantora.

LĂ­gia (Palomma Duarte) – Dona de si, deixou a famĂ­lia quando os filhos, Beto (Pedro Novaes), Ronaldo (JoĂŁo Vitor Silva) e Celeste (Debora OzĂłrio), ainda eram crianças, para trabalhar como cantora. Saiu de casa sem exigir nada de Raimundo (Danton Mello), e nunca mais pisou no apartamento por ordem dele, que fez questĂŁo de afastá-la dos filhos. É irmĂŁ de Teresa (Maria Eduarda de Carvalho).

Raimundo (Danton Mello) – ApĂłs o abandono da esposa, LĂ­gia (Palomma Duarte), criou os trĂŞs filhos, Beto (Pedro Novaes), Ronaldo (João Vitor Silva) e Celeste (Debora OzĂłrio) com a ajuda da governanta Vera (Tatiana Tiburcio) e do motorista SebastiĂŁo (Cridemar Aquino). Revoltado com o abandono da mulher que amava, Raimundo proibiu a visita dela aos filhos. Dono da Hi-Fi Propaganda, uma das maiores agĂŞncias de publicidade do paĂ­s, nĂŁo aceita as ideias progressistas de Beto, ainda mais quando as crĂ­ticas sĂŁo voltadas para os anĂşncios que cria na agĂŞncia com a ajuda de Ronaldo.

Celeste (Debora OzĂłrio) – IrmĂŁ de Beto (Pedro Novaes) e Ronaldo (JoĂŁo Vitor Silva), filha de Raimundo (Danton Mello) e LĂ­gia (Palomma Duarte). Jovem doce, sonhadora, amiga de Bia (Maisa) e prima de EugĂŞnia (Klara Castanho). Ama ler, principalmente os clássicos da literatura. Sofre com o abandono da mĂŁe, a quem prefere ignorar. É muito apegada a Vera (Tatiana Tiburcio), que foi quem a criou. Vai se apaixonar por Edu (Caio Manhente).

Ronaldo (JoĂŁo Vitor Silva) – Filho de Raimundo (Danton Mello) e LĂ­gia (Palomma Duarte), trabalha com o pai na Hi-Fi Propaganda. Ele Ă© o tĂ­pico “mauricinho” da Ă©poca. É apaixonado por Bia (Maisa), a namorada do irmĂŁo, Beto (Pedro Novaes), embora nunca tenha se declarado para ela. Ronaldo Ă© inseguro, nĂŁo apenas porque almeja o que nĂŁo pode ter – Bia –, mas tambĂ©m porque percebe que as desavenças entre o pai e Beto sĂŁo mais um sinal de amor do que de rancor.

Mauro (JoĂŁo Vithor Oliveira) – Desenhista responsável pela arte-final dos projetos na Hi-Fi Propaganda e grande amigo de Ronaldo (JoĂŁo Vitor Silva). Gosta de Celeste (Debora OzĂłrio).

Susana (JĂ©ssica Lamana) – Secretária de Raimundo na agĂŞncia Hi-Fi.

NĂşcleo FamĂ­lia Machado

Vera (Tatiana Tiburcio) – MĂŁe de Ulisses (ĂŤcaro Silva) e esposa de SebastiĂŁo (Cridemar Aquino), administra com o marido e outros amigos o Clube Gente Fina, onde Ă© conhecida por Tia Vera. Lá ela canta e faz parte do coro de pastoras do clube. TambĂ©m trabalha para a famĂ­lia de Raimundo (Danton Mello) há muitos anos. Faz o tipo mĂŁezona, ajudando a criar Beto (Pedro Novaes), Ronaldo (JoĂŁo Vitor Silva) e Celeste (Debora OzĂłrio) com todo amor.

SebastiĂŁo (Cridemar Aquino) – Pai de Ulisses (ĂŤcaro Silva) e marido de Vera (Tatiana Tiburcio), motorista da famĂ­lia de Raimundo (Danton Mello) há mais de 20 anos. Sujeito honesto, gente boa, alegre, adora uma roda de samba e toca muito bem o cavaquinho. Administra com a esposa Vera e outros amigos o Clube Gente Fina - local onde se promove todo tipo de evento social: oficina de teatro, concursos de beleza, apresentações de choro, samba e atĂ© rock.

Ulisses (ĂŤcaro Silva) – Melhor amigo de Beto (Pedro Novaes). Seus pais Ulisses, Vera (Tatiana Tiburcio) e SebastiĂŁo (Cridemar Aquino), trabalham para a famĂ­lia de Raimundo (Danton Mello). Ulisses Ă© dono do Boliche Bowling Rock, ponto de encontro da garotada, e tambĂ©m está sempre envolvido com as atividades musicais do Clube Gente Fina, que Ă© administrado por seus pais. Se envolve com Iolanda (Carla Cristina Cardoso), mas gosta mesmo Ă© de Glorinha (Mariana Sena).

NĂşcleo FamĂ­lia Pacheco

Anita (Maria Flor) – MĂŁe de Edu (Caio Manhente) e Guto (Pedro Goifman), Ă© casada com Nelson (Felipe Abib), um sujeito machista e autoritário. Longe dele, Anita se mostra uma mulher alegre, otimista, de bem com a vida. Faz de tudo para manter a famĂ­lia unida e feliz.

Nelson (Felipe Abib) – Pai de Edu (Caio Manhente) e Guto (Pedro Goifman), marido de Anita (Maria Flor). Machista, acha que sua Ăşnica obrigação como chefe da casa Ă© sustentar financeiramente a famĂ­lia. Trabalha como representante de vendas da Perfumaria Carioca e vive viajando.

Eduardo (Caio Manhente) – Filho de Anita (Maria Flor) e Nelson (Felipe Abib), irmĂŁo de Guto (Pedro Goifman). Jovem inteligente, esforçado, gentil. No inĂ­cio da histĂłria, passa no vestibular para a primeira turma do curso de astronomia da Universidade do Brasil. Trabalha como garçom no boliche Bowling Rock para ajudar a financiar as lentes de seu telescĂłpio, suas idas aos cinemas e suas revistas cientĂ­ficas. Vai se apaixonar por Celeste (Debora OzĂłrio).

Gustavo/Guto (Pedro Goifman) – Filho de Anita (Maria Flor) e Nelson (Felipe Abib), irmĂŁo de Edu (Caio Manhente), Ă© o preferido do pai. Rapaz estudioso que sonha cursar medicina. Faz parte da turma da lambreta, ao lado de Topete e Carlito, e, apesar de gostar de curtir com os amigos, coloca sempre os estudos em primeiro lugar.

Núcleo família Honório Bragança

Alfredo HonĂłrio (Eduardo Sterblitch) – Dono do canal de TV Ondas do Mar e apresentador do Alfredo HonĂłrio Show – um programa de auditĂłrio de sucesso da pequena emissora fluminense. Sujeito simpático, alegre, extrovertido, que ama o trabalho que faz e trata os funcionários com respeito e empolgação. É casado com Teresa (Maria Eduarda de Carvalho), e sua maior preocupação Ă© a felicidade da filha, EugĂŞnia (Klara Castanho).

Teresa (Maria Eduarda de Carvalho) – Esposa de Alfredo HonĂłrio (Eduardo Sterblitch) e irmĂŁ de LĂ­gia (Palomma Duarte). Por conta de um acidente domĂ©stico que deixou a filha, EugĂŞnia (Klara Castanho), com um dos braços queimado na infância, e pelo qual Teresa se culpa, desenvolveu obsessĂŁo por arrumação, limpeza e controle excessivo sobre tudo e todos. Sua maior preocupação Ă© a mesma do marido: a felicidade de EugĂŞnia.

EugĂŞnia (Klara Castanho) – Filha de Alfredo (Eduardo Sterblitch) e Teresa (Maria Eduarda de Carvalho), sofreu um acidente domĂ©stico quando criança, queimando parte dos braços em um incĂŞndio. Por conta das cicatrizes, tornou-se uma moça com baixa autoestima que, para se defender, age como se nĂŁo se importasse com as coisas. No fundo, Ă© emocionalmente frágil, se envergonha do prĂłprio corpo. É amiga de Bia (Maisa) e prima de Celeste (Debora OzĂłrio).

Jacira (Flávia Reis) – HistriĂ´nica e divertida, trabalha como empregada na casa de Alfredo (Eduardo Sterblitch) e Teresa (Maria Eduarda de Carvalho). É apaixonada por essa famĂ­lia e faz de tudo para manter a harmonia e a felicidade de todos ali.

Sergio (Sergio Kauffmann) – Diretor e sĂłcio de Alfredo na TV Ondas do Mar.

Núcleo pensão e vizinhança

Iolanda (Carla Cristina Cardoso) – MĂŁe de Ana Maria (Rebeca Carvalho) dona de uma pensĂŁo no Bairro Peixoto, onde Beatriz (Duda Santos) se hospeda quando chega ao Rio. ViĂşva e fogosa, Iolanda vive tentando seduzir Ulisses (ĂŤcaro Silva). Ela Ă© dona do Ăşnico aparelho de TV da vizinhança e cobra para os “televizinhos” assistirem aos programas com ela. Vive Ă s turras com a filha Ana Maria (Rebeca Carvalho), jovem apaixonada por Carlito (Caio Cabral).

Ana Maria (Rebeca Carvalho) – Filha de Iolanda (Carla Cristina Cardoso). Para desespero da mĂŁe, que se preocupa com sua reputação, Ă© uma moça espevitada. Vai namorar o baderneiro e mulherengo Carlito, e os dois terĂŁo uma relação de gato e rato, pois Ana Maria nĂŁo aceitará que o rapaz seja um rebelde sem causa.

Glorinha (Mariana Sena) – Moradora da pensĂŁo de Iolanda (Carla Cristina Cardoso), nĂŁo tem famĂ­lia no Rio de Janeiro. Torna-se melhor amiga de Beatriz (Duda Santos). Estuda para ser cabeleireira de sucesso e nĂŁo quer saber de namoro, seu objetivo Ă© trabalhar para um dia abrir o prĂłprio salĂŁo.

Arlete (Bete Mendes) – MĂŁe de ValĂ©ria (Julia Stockler), nĂŁo se conforma com o sumiço da filha e da neta. Já enfrentou Juliano Alencar (Fabio Assunção) diversas vezes, mas ele sempre jurou que nĂŁo sabe de nada. Arlete mora na pensĂŁo de Iolanda (Carla Cristina Cardoso) e Ă© costureira na TV Ondas do Mar.

Marlene (Ana Flavia Cavalcanti) – Secretária de Juliano (Fabio Assunção) na Perfumaria Carioca, Marlene Ă© uma mulher romântica. Nas horas vagas, gosta de extrair Ăłleos essenciais das flores e misturá-los para tentar novas fragrâncias. Durante anos, ela fabricou sabonetes e perfumes caseiros para vender. Foi assim que se sustentou e criou o filho, Carlito (Caio Cabral).

Carlito (Caio Cabral) – Filho de Marlene (Ana Flavia Cavalcanti), Carlito Ă© um rapaz que nĂŁo quer saber dos estudos, e sim de andar de lambreta com sua turma. Sua revolta Ă© que a mĂŁe nunca lhe contou quem Ă© seu pai.

Érico (Silvero Pereira) – Pai de Carlito (Caio Cabral) e ex de Marlene (Ana Flavia Cavalcanti), se tornou ator e, nos palcos, encarna a personagem VerĂ´nica Queen. Quando confessou a Marlene sua orientação sexual, os dois decidiram que seria melhor que Érico se afastasse, para que o filho nĂŁo sofresse discriminação, o que era comum na Ă©poca. Continuou enviando dinheiro a Marlene para ajudá-la, mas nunca mais viu o filho.

Aparecida (Mariah da Penha) – Uma das fofoqueiras do bairro, que comenta por telefone com a amiga Conceição (Arlinda Di Baio) tudo que acontece na vizinhança.

Conceição (Arlinda Di Baio) – Uma das fofoqueiras do bairro, que comenta por telefone com a amiga Aparecida (Mariah da Penha) tudo que acontece na vizinhança.

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