Sem medo da Zona de Imigração: 5 dicas para você não virar mais um caso de ‘Aeroporto - Área Restrita’
Qual fã de AEROPORTO - ÁREA RESTRITA nunca se pegou lembrando de algum episódio da série ao viajar? Ou pensando no que faria caso fosse barrado pelas autoridades? Para a nossa sorte, basta cumprir algumas regras e boas práticas para não passar por nenhuma surpresa indesejada. Cheia de histórias curiosas e chocantes, a sexta temporada estreou no dia 31 de agosto e conta com 12 capítulos exibidos aos pares semanalmente na Max e no Canal Discovery às 22h20, todo sábado.
A série explora as operações realizadas pelos órgãos fiscais que controlam as fronteiras aéreas brasileiras: Receita Federal, o Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Na nova temporada, AEROPORTO - ÁREA RESTRITA apresenta casos de quatro grandes aeroportos internacionais: Guarulhos; Viracopos, em Campinas; Galeão, no Rio de Janeiro; e Confins, em Belo Horizonte.
Da próxima vez que for viajar, não deixe de considerar essas 5 dicas para evitar problemas no aeroporto e para deixar a atmosfera de tensão apenas para o programa!
- Objetos pontiagudos e perfurocortantes, como facas, navalhas, tesouras, lâminas, agulhas, entre outros, são normalmente proibidos de serem levados na mala de mão;
- Líquidos, cremes, géis e aerossóis são permitidos na bagagem de mão apenas se embalados em frascos de até 100 ml e se, somados, não extrapolarem 1L. Caso precise carregar mais, é necessário guardar os produtos na mala despachada;
- Comidas e bebidas podem apresentar uma variação sobre regras em diferentes países. No geral, é possível levar os itens adquiridos na área duty free, e alguns líquidos devem obedecer à regra dos 100 ml. No entanto, existem países que proíbem o transporte de produtos alimentares não industrializados e frescos no seu território;
- Medicamentos líquidos na bagagem de mão devem obedecer ao limite de 100 ml, podendo extrapolar apenas com apresentação da prescrição médica comprovando a quantidade necessária no período do voo. Já os comprimidos precisam de receita médica apenas para substâncias tarja preta;
- Verifique tudo, sempre! Todas as regras sobre itens proibidos estão disponíveis online, e não se esqueça de estar sempre portando seus documentos e outras comprovações de viagem, além de cuidar da sua bagagem.
Vale lembrar que o órgão responsável no Brasil por determinar tanto peso e quantidade de malas permitidos por passageiro, quanto quais itens e substâncias são permitidos é a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Portanto, não deixe de consultar as leis e diretrizes, além da sua companhia aérea.
Os episódios dessa semana abordarão um caso de frascos de perfume suspeitos que desperta o interesse da Receita Federal e também uma operação especial e inédita com os agentes de Guarulhos.
AEROPORTO - ÁREA RESTRITA é uma coprodução entre a Warner Bros. Discovery Inc. e a Moonshot Pictures. Gustavo Nobrega assina a direção e Roberto d’Avila assina a direção geral para a Moonshot Pictures. Por parte da Warner Bros. Discovery, Sergio Nakasone, Adriana Cechetti e Marina Pedral supervisionam a produção.