(Divulgação/SBT)
Neste domingo, 15 de setembro, o “SBT Agro” traz como destaque o cultivo do urucum, conhecido por seu alto valor como condimento e corante na indústria alimentícia. No noroeste paranaense, a busca pela Indicação Geográfica de Procedência está em alta devido ao elevado teor de pigmento avermelhado encontrado nas sementes da região. Com o apelido de “ouro vermelho”, o urucum se revela uma cultura promissora para pequenas propriedades e uma fonte de renda significativa para os agricultores locais.
O programa também faz uma visita ao Pará, o maior produtor de açaí do Brasil. Com o aumento da demanda nacional e internacional, a produção de açaí está em expansão. O SBT Agro mostra como o melhoramento genético e técnicas avançadas de manejo estão ajudando a ampliar a produção. Em uma fazenda com 50 mil açaizeiros, a importância da irrigação para garantir uma produção de qualidade será destacada.
Outra reportagem especial aborda a implantação do Sistema Agroflorestal (SAF) e como ele pode beneficiar a cultura do café. A integração de árvores e frutíferas nas lavouras de café não só melhora a capacidade produtiva da terra, como também ajuda a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, reduzindo as temperaturas e retendo mais água no solo. A fruticultura surge como uma alternativa viável e sustentável para os produtores.
A atração celebra ainda as tradições gaúchas com uma reportagem sobre o Acampamento Farroupilha, e apresenta um produtor amazonense que é um exemplo de sustentabilidade na produção de bananas.
O “SBT Agro” é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.