Foto: Globo/Manoella Mello |
Viúva de um grande contraventor, Violeta Castilho (Isabel Teixeira) vive com o filho Renato Castilho (Rodrigo García), conhecido como Baixinho, em um casarão no subúrbio do Rio de Janeiro. Respeitado e temido na região por ser implacável na cobrança das dívidas de seus credores e com quem se mete no caminho dos seus negócios, Baixinho se tornou um sujeito frio e violento no comando dos negócios de contravenção e agiotagem deixados pelo pai falecido. Se antes Violeta esteve submissa ao marido, agora se encontra sob julgo das decisões do filho.
A relação de mãe e filho se tensiona quando o jovem contraventor descobre sobre a relação amorosa de Violeta com Osmar (Milhem Cortaz). O tio de Madalena (Jéssica Ellen) passa a ganhar dinheiro e presentes que ela tem prazer em lhe proporcionar, e isso desagrada a Baixinho, que ameaça o amante da mãe, exigindo de volta todo o dinheiro que Violeta lhe deu - com juros! Amedrontado, Osmar sabe que sua vida está em risco, já que não trabalha nem tem de onde tirar tamanha quantia. É quando descobre sobre um bilhete premiado que o cunhado Lindomar (MV Bill) ganhara no dia de sua aposentadoria. Osmar passa a ver na “sorte” alheia a única salvação para a sua vida. Mas se livrar do filho da amante não vai ser fácil.
Baixinho é um homem vaidoso, está sempre impecável e só anda na companhia dos capangas Jô (Vitor Sampaio) e Cacá (Pri Helena) devido aos muitos desafetos que tem, entre eles, concorrentes que querem lhe tomar o lugar e gente que teve a vida arruinada por dívidas com ele, que cobra juros exorbitantes. A dupla de capangas é fiel ao chefe. Cacá vive uma dupla identidade: para a mãe, Ana Lúcia (Iara Jamra) - funcionária da Viação Formosa – e amigos diz que trabalha como cuidadora. Ela fez curso técnico de Enfermagem e chegou a trabalhar em pequenas clínicas, mas nunca se sentiu realizada na profissão. Desde garota, na escola, era tida como briguenta, e foi atraída pelas aulas de lutas, o que a levou a ganhar campeonatos. Conheceu Jô em um deles, e ele logo lhe ofereceu um trabalho mais bem remunerado do que o da clínica: proteger um conhecido contraventor da região. De imediato, Carla se reconhece neste lugar, descobrindo a sua verdadeira vocação: ser capanga.
Jô e seu irmão Sebastian (Fabio Lago) chegaram muito jovens ao Rio de Janeiro. Enquanto Sebastian trabalhava como garçom, Jô se ligava a gente barra pesada e entrava para o mundo da contravenção como aprendiz de capanga. A facilidade para ganhar dinheiro com o uso da força bruta, que nele sempre sobrou, faz com que se torne homem de confiança de uma dinastia de contraventores. Primeiro do marido de Violeta e, quando este morre, do sucessor dele, o filho Baixinho.
‘Volta por Cima’ é uma novela criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A novela tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso. A produção é de Andrea Kelly e Lucas Zardo, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.
Os Castilho, a família de contraventores de ‘Volta Por Cima’
Reviewed by Pablo
on
setembro 02, 2024
Rating: