“Opinião”, da TV Cultura, discute sobre o suicídio como problema de saúde pública

Foto Ketlyn Nascimento


Há mais de dez anos, a campanha do Setembro Amarelo busca conscientizar os brasileiros sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a valorização da vida. Como parte deste movimento, nesta sexta-feira (6/9), a TV Cultura exibe uma edição inédita do Opinião, para discutir o problema do suicídio. Com apresentação de Rita Lisauskas, o programa vai ao ar a partir das 20h também pelo site da emissora e app Cultura Play.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, mais pessoas morrem vítimas de suicídio do que de HIV, câncer de mama ou até de guerras e homicídios. Esse é um fenômeno complexo que pode afetar homens e mulheres de diferentes origens, culturas, classes sociais e idades. No Brasil, são quase 14 mil casos de pessoas que tiraram a própria vida todos os anos.

Para falar sobre causas, prevenção e posvenção - que é o cuidado prestado aos enlutados por um suicídio de uma pessoa próxima -, Rita Lisauskas conversa com o psiquiatra e pesquisador do Instituto Ame Sua Mente Gustavo Estanislau e a psicóloga e suicidologista Karina Okajima Fukumitsu. O programa também conta com a participação remota da diretora do Centro de Valorização da Vida (CVV), Karen Scavacini.

“Opinião”, da TV Cultura, discute sobre o suicídio como problema de saúde pública “Opinião”, da TV Cultura, discute sobre o suicídio como problema de saúde pública Reviewed by Pablo on setembro 02, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.