Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, "Opinião" fala sobre direto dos PcDs

Foto Tatiana Bertoni


Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Opinião se dedica a discutir sobre os direitos desta parcela da sociedade. A edição apresentada por Rita Lisauskas vai ao ar nesta sexta-feira (20/9)às 20h.

No Brasil, 18,6 milhões de pessoas convivem com algum tipo de deficiência, de acordo com o IBGE. Isso significa que 9 em cada 100 brasileiros enfrentam desafios diários em uma sociedade muitas vezes marcada pelo capacitismo e pela exclusão. A discriminação é proibida pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/ 2015) e pela própria Constituição Federal: é proibido restringir e/ou excluir uma pessoa de forma a prejudicar, impedir ou anular seus direitos e liberdades fundamentais.

A atração destaca a importância de pessoas e instituições que estão na linha de frente dessa batalha contra o preconceito, desde organizações renomadas até influenciadores digitais PcDs. Para aprofundar o tema, o Opinião recebe Marcelo Panico, Advocacy na Fundação Dorina Nowill para Cegos, e a influenciadora digital Lelê Martins.

O programa ainda conversa com a advogada Daniela Coelho, mãe de um menino autista grau 3 de suporte. Ela é representante da Hidden Disabilities Sunflower, entidade que deu visibilidade ao cordão de girassol, símbolo utilizado para identificar e auxiliar pessoas com deficiências ocultas, como autismo, surdez, demência, esquizofrenia e epilepsia, entre outras. Em junho de 2023, foi sancionada pelo governo federal a lei que formaliza o uso desse acessório como símbolo de identificação das pessoas com essas deficiências que não são facilmente visualizadas e reconhecidas.

Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, "Opinião" fala sobre direto dos PcDs Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, "Opinião" fala sobre direto dos PcDs Reviewed by Pablo on setembro 18, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.