MC Cabelinho, Liniker, Leci Brandão, Maju Coutinho, Pitel e Péricles são alguns dos nomes confirmados do Festival Negritudes Globo São Paulo

Foto: Globo/Lilo Oliveira

Depois de edições de sucesso no Rio de Janeiro e Salvador, reunindo mais de 3 mil pessoas para debater e destacar a presença negra no audiovisual, o Festival Negritudes Globo chega à São Paulo no dia 5 de setembro. O Sesc Pompeia será palco da terceira edição do festival na capital paulista, tendo a alegria como fio condutor da vivência do povo negro. Espaço potente de reflexões, trocas e celebrações, a programação do evento contará com três palcos, 12 painéis de debates, performances teatrais, pocket shows, desfile de moda e batalhas de rimas e de Ballroom, exposição de arte, espaço infantil, Feira Preta e ativações de marcas. Os ingressos para participar do festival presencialmente estão esgotados, mas as discussões do palco Negritudes podem ser acompanhadas ao vivo pelo Canal Futura no Globoplay, com transmissão aberta para não assinantes.

“Tivemos um crescimento exponencial do Festival desde o nascimento do projeto. Começamos com um evento fechado em 2022; ano passado abrimos ao público e recebemos 2 mil pessoas em São Paulo. Esse ano, vimos a necessidade de expandir para outras cidades e tivemos as edições no Rio de Janeiro e em Salvador, totalizando mais de 3 mil pessoas impactadas. Agora estamos encerrando essa temporada 2024 em um espaço maior na capital paulista, com mais conteúdo, com shows, com pessoas que fazem a diferença para a pauta e não poderíamos estar mais felizes com esse crescimento”, explica Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo. Em 2024, o Negritudes ainda ganhou as telas da TV Globo com um quadro no ‘Fantástico’ que recebeu nomes como Tony Tornado, Antonio Pitanga, Zezé Motta, Daiane dos Santos, Paulo Vieira e Magic Johnson.

O Festival Negritudes Globo São Paulo tem início às 11h e será comandado durante todo o dia pelos jornalistas Thiago Oliveira e Karine Alves. Com diferentes mesas de debates, o palco Negritudes vai trazer discussões sobre as narrativas negras no audiovisual. Para essas conversas, participam personalidades potentes como a escritora Conceição Evaristo, os cantores MC Cabelinho, Liniker, Leci Brandão, Péricles, Karol Conka, os jornalistas Márcio Bonfim, Maju Coutinho, Dulcinéia Novaes, os apresentadores Rene Silva, Igão, Thelma Assis, as medalhistas olímpicas, Bia Souza e Lorrane Oliveira, entre outros nomes.

No palco Ubuntu, as conversas irão passar por temas que dialogam com o audiovisual. Assuntos como se manter criativo e aumentar o engajamento nas redes sociais, prêmios e festivais, pesquisa sobre o consumo da população negra, moda e estética serão debatidos por um time de especialistas.

Quando falamos da resistência, potência e cebelebração do povo negro, não podemos deixar as manifestações artísticas de fora. Por isso, o palco Afrofuturo  recebe o show “Salgadinho Convida Péricles e Marvvila”, um pocket show de Trasha&Tracie e a performance teatral da atriz Ana Flávia Cavalcanti com a peça ‘Conforto’. O espaço Deck, vai apresentar uma Batalha de Rimas, uma peça de teatro ‘Ninguém me ensinou a morrer’, apresentação de Ballroom, e uma versão pocket da Feira Preta.

O festival conta também com uma estrutura voltada para o público infantil, o espaço Baobá – para crianças acompanhadas por responsáveis maiores de 18 anos -, liderado pela organização Piraporiando. Ainda durante o festival, a Academia de Jornalismo da Globo marca presença com uma oficina para 30 estudantes universitários selecionados da Educafro, que participarão de sessões de mentoria com Maju Coutinho, Flavia Oliveira, Mariana Aldano e Marcio Bonfim. A Academia do Jornalismo é um projeto interno de capacitação e treinamento, com encontros, palestras e trocas entre os jornalistas da Globo. Pela terceira vez, a iniciativa de valorização do jornalismo profissional ganha nova dimensão, com acesso ao público geral. No Globoplay, é possível acessar alguns conteúdos gratuitamente, abertos para não assinantes também, no link https://globoplay.globo.com/academia-do-jornalismo/t/Y1HK7nT11Y/.

Programação Festival Negritudes Globo São Paulo

Palco Negritudes

11h – Abertura | Apresentação musical – Marvvila e Leci Brandão

11h10 – Ronald Pessanha, líder do Festival Negritudes Globo, abre o evento e apresenta a campanha Negritude 2024.

11h20 – A Nossa alegria é o futuro. E o futuro já está acontecendo | com a escritora Conceição Evaristo, os cantores Russo Passapusso e Leci Brandão, e o ator Clayton Nascimento sob mediação da jornalista Maju Coutinho.

12h40 – Transformar através do conhecimento | com o ativista Rene Silva, a atriz Luana Xavier, o cantor MC Cabelinho, a filósofa Katiuscia Ribeiro e mediação do jornalista Márcio Bonfim.

14h – Inovação nas narrativas negras | com o diretor Rodrigo França, o apresentador Igão (Podpah), os atores Rafael Zulu e Ana Flávia Cavalcanti, e mediação da jornalista Flávia Oliveira.

15h40 – E depois do BBB? | com a cantora Karol Conka, os apresentadores Fred Nicácio e Pitel, a médica Thelminha e a mediação de Thiago Oliveira.

16h55 – Música, identidade e pertencimento | com os cantores Péricles, Liniker, Marvvila e Salgadinho e mediação da jornalista Dulcineia Novaes.

18h10 – Pretos no Topo: Jogos Olímpicos | com as ginastas Daiane dos Santos e Lorrane Oliveira e a judoca Bia Souza, com mediação da jornalista Karine Alves.

Palco Ubuntu

11h30 – Prêmios e Festivais | com os empresários Adriana Barbosa, Rose Sousa, Preto Zezé e Luana Genot, com mediação da jornalista Aline Aguiar.

12h40 – Innovare – O audiovisual como aliado na garantia de direitos | com a promotora Lívia Sant’Anna Vaz, a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lobo, e dos empresários Juliana Sousa e Sergio All, sob a mediação da jornalista Mariana Aldano.

13h50 – Redes Sociais: Como se manter criativo e aumentar o engajamento | com a influencer Sara Zara, o apresentador Roger Cipó e o publicitário Julio Beltrão com mediação da jornalista Ana Beatriz Rocha.

15h30 – PPA (Prêmio Profissionais do Ano): As diversidades negras na publicidade brasileira | com os publicitários Gabriela Rodrigues, Ricardo Silvestre, Raphaela Martins e Felipe Silva e mediação de Anna Cristina.

16h40 – Grana Preta | com o apresentador Ad Junior, a executiva Nina Silva, a influenciadora Nath Finanças e a empresária Rachel Maia, e mediação do jornalista Pedro Lins.

17h40 – Moda e estética como narrativas negras | com a diretora de cinema Sabrina Fidalgo, a estilista brasileira Isa Silva e o estilista beninense Abbé Tossa (marca Kuavi) e mediação de Carolina Santos.

Espaço de Exposição

11h às 18h  Exposição “Ofício: Barro - Gabriella Marinho: Argila-Griô”

Espaço Baobá

11h às 18h  espaço para o público infantil acompanhado por responsáveis maiores de 18 anos, parceria com a organização Piraporiando.

Espaço Deck

A partir das 11h  transmissão dos conteúdos do Palco Negritudes

A partir das 11h – Praça de Alimentação

A partir das 11h – Feira Preta

12h15 – Batalha de Rimas

13h35 – Peça ‘Ninguém me ensinou a morrer’

14h55 | Apresentação Ballroom

Palco Afrofuturo

16h30 – Peça ‘Conforto’ com Ana Flávia Cavalcanti

17h30 – Trasha & Tracie

19h – Salgadinho convida Marvilla e Péricles
MC Cabelinho, Liniker, Leci Brandão, Maju Coutinho, Pitel e Péricles são alguns dos nomes confirmados do Festival Negritudes Globo São Paulo MC Cabelinho, Liniker, Leci Brandão, Maju Coutinho, Pitel e Péricles são alguns dos nomes confirmados do Festival Negritudes Globo São Paulo Reviewed by Pablo on setembro 02, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.