Foto Nadja Kouchi
Bernardo Jannuzzi, Jovem violonista de Niterói (RJ), se apresenta na estreia do Prelúdio, da TV Cultura, neste domingo (29/9), às 16h. Aos 22 anos, ele participa do concurso que reúne jovens talentos da música clássica, que disputam uma bolsa de estudos em uma das mais importantes escolas de música do mundo – a Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. Com apresentação do maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli, o programa também é transmitido simultaneamente pela Rádio Cultura FM (103.3).
Jannuzzi, que no Prelúdio executa o “1º Movimento do Concerto para violão”, de Villa-Lobos, concluiu bacharel em violão pela Escola de Música da UFRJ e apresentou, no recital de formatura, dentre outras peças do programa, o Concerto para Violão e Pequena Orquestra, de Heitor Villa-Lobos, obtendo a nota máxima em banca formada por Paulo Pedrassoli Jr., Marcello Gonçalves e Bartholomeu Wiese.
O violonista tem passagem pela Orquestra do Liceu Nilo Peçanha, em Niterói; já tocou como solista convidado no concerto RV93 de Vivaldi com a Orquestra de Cordas da Grota, sob regência de Katunga Vidal; e participou de diversos concursos, como o III Concurso Nacional de Virtual de Violão da AV-RIO, o I Concurso Nacional de Violão Sebastião Tapajós e o XI Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, obtendo a colocação de finalista nestes dois últimos citados. O músico ainda marcou presença em duas edições do Concurso Interno de Jovens Solistas da ORSEM (Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ) e do VIII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
O jovem nascido em Niterói divide o palco do Prelúdio com a violinista hispano-brasileira Mihaela Cinstitu, o trompista baiano Rafael Xavier e Felipe Okaeda, cantor lírico de Sorocaba.
Os participantes serão avaliados por um júri especializado, composto pelo jornalista Irineu Franco Perpetuo, o maestro Emiliano Patarra, a cantora lírica Celine Imbert e a soprano Edna de Oliveira.