O segundo episódio da nova temporada do Cena Musical que vai ao ar neste domingo (15), às 22h30, na TV Brasil, apresenta um show inédito da banda Afrojazz. Gravada com exclusividade no Espaço Cultural do BNDES, no Rio de Janeiro, a performance comemora dez anos de existência da banda.
A apresentação traz releituras do arranjador Moacir Santos e do multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti. Ainda durante a atração, o Afrojazz interpreta músicas próprias do disco “African Brothers” e composições inéditas do novo álbum, apresentando todo o seu repertório desde o surgimento do grupo nos famosos bailes da Lapa, tradicional bairro carioca.
Ao misturar referências, o Afrojazz mostra que a ancestralidade é presente e futuro ao reverenciar a música preta como um todo. A banda mescla ritmos africanos e percussão a riffs de guitarra e elementos do reggae e do hip-hop.
O grupo é formado por Eduardo Santana (trompete), Oswaldo Lessa (sax), Roque Miguel (percussão), Rodrigo Ferrera (baixo), Antonio Neves (trombone), Negralha (samples e scratchs), Gabriel de Aquino (guitarra) e Caio Oica (bateria).
Sobre o programa
Criado em 2007, o Cena Musical é um programa da TV Brasil que traz para o público performances inéditas da nossa música. Desde 2017, as apresentações são gravadas no Espaço Cultural do BNDES, no Rio de Janeiro. A série semanal traz shows que revelam e celebram a riqueza e a diversidade da música brasileira.
O comando desta temporada é de Bia Aparecida, cantora, jornalista e apresentadora da emissora. Na nova leva de episódios, o programa exibe apresentações inéditas de nomes consagrados como MPB4, Jards Macalé, Elba Ramalho, Francis Hime, Olivia Hime, Afrojazz, Orquestra Lunar, Pelados e Assucena.