Foto: Rebeca Reis/CBF
A TV Brasil transmite a segunda partida decisiva da grande final do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2, ao vivo, neste domingo (4), às 11h. A jornada esportiva do canal público para o duelo Bahia (BA) x Instituto 3B (AM) começa às 10h45, com o pré-jogo que traz detalhes sobre a disputa do título no estádio de Pituaçu, em Salvador.
O primeiro embate entre as equipes femininas pela taça terminou empatado por 0 x 0 no jogo de ida, realizado na Arena da Amazônia, em Manaus, capital do Amazonas. Os dois times criaram muitas chances de gol e alternaram o domínio da partida, mas não conseguiram balançar as redes para abrir o placar.
Com esse resultado, a definição do clube que vai se sagrar campeão do Brasileirão Série A2 fica para o duelo de volta. Se o confronto acabar em novo empate, independentemente do número de gols, a equipe vencedora será conhecida nos pênaltis.
A narração da finalíssima na programação exibida pela TV Brasil é de Luciana Zogaib. Os comentários sobre a decisão do campeonato na telinha da emissora pública são das jornalistas Brenda Balbi e Rachel Motta.
Com exclusividade, a TV Brasil acompanhou as quatro disputas válidas pela fase eliminatória anterior do mata-mata da competição. Para se classificar para a decisão, Bahia (BA) e Instituto 3B (AM) superaram, respectivamente, Sport (PE) e Juventude (RS) nos jogos das semifinais. Os quatro times garantiram acesso para a Série A1, a elite do Brasileirão Feminino, na temporada de 2025.
Saiba como assistir aos jogos do Brasileirão Feminino Série A2 na TV Brasil
A transmissão das fases decisivas da Série A2 do Brasileirão Feminino integra a estratégia do canal público de ampliar a presença do esporte na sua programação. A TV Brasil ainda mostra atualmente a Série A1 da modalidade e a Série B do Campeonato Brasileiro. Já exibiu os jogos finais da Série A3 da competição feminina, além da temporada deste ano da Liga de Basquete Feminino (LBF).
Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 98 emissoras afiliadas da TV Brasil, os cidadãos de todo o país podem ficar ligados nos confrontos e conferir a campanha dos seus times na disputa pelo título. Saiba como sintonizar a TV Brasil na sua cidade.
Campanha para a disputa da final do torneio
O Bahia (BA) assegurou lugar na decisão com facilidade. O tricolor ganhou do Sport (PE) na primeira partida da semifinal por 2 x 1, na Arena Pernambuco, e por 2 x 0, em casa, no estádio de Pituaçu. Nas quartas de final da competição, a equipe baiana eliminou outro adversário amazonense, o Jc Futebol Clube (AM), por 2 x 0, como visitante, e ficou no empate por 0 x 0 em Salvador.
O time nordestino encerrou a etapa de grupos na liderança do Grupo A com 16 pontos. Mandante no segundo jogo da final da Série A2, o Bahia obteve cinco vitórias, um empate e uma derrota nos pontos corridos.
Já o Instituto 3B (AM) se classificou para a final ao golear o Juventude (RS) por 5 x 0 na disputa de volta das semifinais, em casa, na Arena da Amazônia. O clube reverteu a desvantagem do confronto inicial em que perdeu por 1 x 0 para a equipe gaúcha no município de Bento Gonçalves. A derrota decretou o fim da invencibilidade do time amazonense no campeonato.
Na segunda fase do Brasileirão, o Instituto 3B (AM) passou para a etapa seguinte e confirmou o acesso para a Série A1 ao vencer do Mixto (MT) por 4 x 2, nos pênaltis, após empatar por 0 x 0 em Cuiabá e por 1 x 1 em Manaus. Na disputa de grupos, o Instituto 3B (AM) teve a melhor classificação com 19 pontos e foi o líder da Chave B com seis vitórias e um empate.
Sobre a competição
A edição de 2024 da Série A2 do Brasileirão Feminino reúne 16 clubes. A competição será disputada em formato misto com a primeira fase em pontos corridos e as etapas seguintes em jogos eliminatórios de mata-mata em rodada dupla com partidas de ida e volta. As quatro equipes que chegarem às semifinais da Série A2 sobem para a Série A1, elite do campeonato. Os quatro times com pior desempenho são rebaixados para a Série A3.