Sem Censura, da TV Brasil, celebra os 60 anos do grupo MPB4


Para comemorar os 60 anos do grupo MPB4, a TV Brasil apresenta uma edição temática do Sem Censura em homenagem ao icônico quarteto vocal e instrumental com a presença dos artistas nesta sexta (23), às 16h. A jornalista Katy Navarro apresenta o programa nas férias da titular Cissa Guimarães.

A produção da emissora pública traz para o estúdio os veteranos MiltinhoAquiles Rique ReisDalmo Medeiros e Paulo Malaguti Pauleira para um bate-papo exclusivo marcado pela emoção. Os convidados soltam a voz para interpretar sucessos da trajetória durante a descontraída conversa que tem na bancada a jornalista Fabiane Pereira, especializada em música, como debatedora.

Apresentado às 16h, o conteúdo pode ser acompanhado também pelo app TV Brasil Play e no YouTube do canal público. A atração também está em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura tem horário alternativo na telinha mais tarde no mesmo dia, à noite, a partir das 23h30.


Histórias, repertório e projetos

O programa da TV Brasil traça um panorama sobre as seis décadas do conjunto, resgata episódios marcantes dos shows e executa o célebre repertório do MPB4 que atravessa gerações. Repleta de boas histórias, a entrevista revela bastidores do trabalho e curiosidades como a escolha do nome da banda e a presença do humor nas performances.

Os músicos entoam obras que marcaram época como "Roda Viva", "Vira Virou", "Notícias do Brasil", "Amigo é pra essas coisas" e "O Pato", entre outros clássicos do cancioneiro nacional. Durante a conversa, os integrantes do MPB4 ressaltam a emoção com o tributo no Sem Censura. Os homenageados se comoveram com o especial na programação da TV Brasil.

A edição histórica do tradicional programa ainda recorda influências e destaca parcerias que marcam a discografia, como a com Chico Buarque, amigo de longa data, e o grupo vocal feminino Quarteto em Cy. Também salienta a importância dos ex-integrantes falecidos: Magro e Ruy Faria, que morreram em 2012 e 2018, respectivamente, personalidades célebres da formação original.

Os convidados fazem uma retrospectiva dos álbuns e apresentações mais importantes na longeva carreira artística. Comentam os projetos atuais para festejar as seis décadas como o disco "MPB4 - 60 Anos de MPB".


Retorno do programa

Clássico da televisão brasileira, o Sem Censura reestreou na grade do canal público em fevereiro. Agora sob apresentação de Cissa Guimarães, o programa tem novos quadros, debatedores, entrevistas e atrações musicais. A roda de conversa entra na programação da TV Brasil de segunda a quinta-feira, ao vivo, das 16h às 18h. A produção tem edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário.

Mesmo em novo formato, o Sem Censura continua com pontos clássicos do programa, como a bancada em formato semicírculo com a apresentadora ao centro, mas de forma repaginada. A trilha sonora que marcou as tardes da telinha ganha um ritmo mais popular. A identidade visual também foi reformulada, com elementos mais jovens e conectados ao universo digital.


Debatedores e mais cultura

O Sem Censura traz de volta a presença dos debatedores fixos, que se revezam a cada edição. A produção reúne nomes como o carnavalesco Milton Cunha; o jornalista André Curvello, os atores Hugo Bonemer e Fernando Caruso; a comediante Dadá Coelho; o diretor de cinema e teatro, Rodrigo França; a atriz e apresentadora, Luana Xavier; a psicóloga Tatiana Paranaguá; o educador Social Jota Marques; e a jornalista cultural e radialista, Fabiane Pereira.

Eles se alternam na atração com outros profissionais que trabalham na emissora como a jornalista e apresentadora Katy Navarro, que já comandou o programa em outras oportunidades; a cantora, jornalista e também apresentadora de atrações musicais da TV Brasil, Bia Aparecida; e o jornalista e influenciador digital, Murilo Ribeiro, o Muka.

Com direção geral de Bruno Barros, que também já esteve na apresentação do Sem Censura em outras temporadas, o programa retoma a vocação de ser um espaço de divulgação da produção cultural brasileira e referência para novos artistas.

Todas as sextas-feiras, o Sem Censura reúne atrações musicais que se apresentam no palco e fazem um tributo a grandes personalidades. Simone, Sandra Sá, Gal Costa, Beth Carvalho e Elis Regina foram algumas das estrelas homenageadas. A direção artística do programa é de Leila Maia.

O Sem Censura tem exibição simultânea pelo YouTube da emissora (youtube.com/tvbrasil) e pelo aplicativo TV Brasil Play (http://tvbrasilplay.com.br). O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

A interatividade está presente com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.


Sobre o programa

O Sem Censura faz parte da programação da TV Brasil desde 1985, quando estreou com Tetê Muniz como apresentadora - mas ficou mais conhecido com o rosto de Leda Nagle na bancada, que apresentou o programa de 1996 a 2016. O Sem Censura promovia debates sobre temas variados e era diário, passando a ser semanal desde 2021, e retorna repaginado em 2024 com Cissa Guimarães como titular.

Sem Censura, da TV Brasil, celebra os 60 anos do grupo MPB4 Sem Censura, da TV Brasil, celebra os 60 anos do grupo MPB4 Reviewed by Pablo on agosto 23, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.