Pular para o conteúdo principal

No CNN Talks: Caminhos para o Crescimento, Roberto Campos Neto fala pela primeira vez sobre seu sucessor na presidência do Banco Central e o que esperar do cenário econômico a curto e médio prazo

Roberto Campos Neto (à esquerda) é entrevistado no palco por Márcio Gomes na edição do CNN Talks - Caminhos Para o Crescimento. Foto: Agência Atacama/CNN Brasil


Um dia após o governo indicar o economista Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central pelos próximos quatro anos, o atual ocupante do posto, Roberto Campos Neto, falou pela primeira vez sobre o que esperar da próxima gestão da instituição, ao abrir o CNN Talks – Caminhos Para o Crescimento, realizado nesta quinta-feira (29), em São Paulo.

Questionado pelo âncora Márcio Gomes se Galípolo sofrerá menos pressão que ele por ser indicado pelo atual governo, Campos Neto disse acreditar que as cobranças não serão menores, pois não há “calmaria” no BC. Ele relembrou ainda que o mandato do presidente do BC tem quatro anos, o que manterá seu sucessor no posto até o próximo governo, seja este o mesmo do atual cenário ou não.

“É importante entender que isso faz parte da história do BC daqui para frente: em alguns casos conviver com um Executivo que não foi o que indicou”, disse. Campos Neto disse que “espera que o seu sucessor não seja julgado pela camisa ou pelos jantares, nem pelo evento de que participou, mas pelas decisões técnicas que tomou”.

“O importante é a gente entender que a institucionalidade está melhorando, a gente precisa é tirar o Banco Central dessa polarização”, afirmou. E concluiu: “Com amadurecimento institucional, o presidente do Banco Central será menos visto e menos falado”.

Campos Neto fez então um balanço de sua gestão, contextualizando os números no Brasil no mundo, e um legado que atribui não a si, mas a toda a sua equipe. E sublinhou o avanço da transparência na comunicação da instituição e da digitalização do sistema financeiro, com destaque para a criação e o sucesso do PIX.

O encontro, que ocorreu no Solar Fábio Prado, em São Paulo, resultará em uma série documental na CNN Brasil, “Caminhos para o Crescimento”, que irá ao ar a partir desta segunda-feira, 2 de setembro, no CNN Prime Time, em cinco episódios, abordando todas as questões levantadas neste Talks especial.

Em sua 12ª edição, o CNN Talks – Caminhos para o Crescimento contou ainda com Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária; Marcos Pinto, secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda; Vilma da Conceição Pinto, diretora da IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado; Gesner Oliveira, sócio da GO Associados e professor da FGV; Raul Velloso, economista e presidente do Fórum Nacional INAE; Marcos Lisboa, sócio-diretor da Gibraltar Consulting; Eduardo Chedid, CEO do PicPay; Alessandro Bonorino, vice-presidente global de gente, gestão e transformação digital da BRF; e Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs.

No painel que discutiu o Brasil pós-reforma, mediado pelo âncora William Waack, o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, apontou que o país passa por um momento de “revolução silenciosa” na economia, movida pela agenda da pasta e pela reforma tributária. “O que a gente está ganhando em ter a reforma é muito grande. Temos condições de ganhar muita produtividade. As distorções são muito prejudiciais ao crescimento do Brasil. A nossa produtividade está estacionada desde a década de 90, desde o Plano Real”, avaliou Pinto.

“Tem que ter uma transição, a gente tem um sistema cheio de distorções e não se muda isso do dia para a noite”, apontou Bernard Appy. “Não acho que está demorando, e ela tem um impacto muito positivo sobre o crescimento, um ponto muito importante dentro da reforma tributária”, afirmou.

Já o professor Gesner Oliveira avalia que os efeitos da reforma sobre crescimento, produtividade e competitividade como um todo venha num prazo de 5 a 10 anos. Oliveira apresentou dados de um estudo inédito da GO Associados que pede atenção à calibragem da regulamentação da reforma.

Ao lembrar que na proposta original as carnes ficavam na cesta básica estendida, com desconto de 60% no imposto, e que inscritos no CadÚnico que ganhassem até meio salário mínimo per capita teriam direito ao chamado cashback de tributos, citou que cerca de 70 milhões de brasileiros que ganham até R$ 1.550 não estariam elegíveis ao cashback e pagariam mais caro pela carne.

“70 milhões de pessoas ficam desprotegidas de um dos maiores impactos do que podemos chamar de ‘inflação dos pobres’”, explicou Oliveira.

No segundo painel da noite, sob mediação do âncora Márcio Gomes, Eduardo Chedid, Dennis Herszkowicz e Alessandro Bonorino abordaram a “Inovação para transformação: motor para inovação”.

“A gente abraçou o Pix e conseguiu traduzir a nossa expertise. Esse tipo de inovação está no nosso DNA”, disse Chedid. O CEO do PicPay destacou que o uso de inteligência artificial contribuiu para a otimização de ferramentas que dificultam golpes e a ação de criminosos na realização de transações bancárias.

Para Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS, a Inteligência Artificial é uma grande ajuda e não há perspectiva de que ela tome o lugar de funcionários.

“O que a IA faz é tornar as pessoas mais capacitadas. Com essa quantidade de informações e fluidez cada vez maior nos mercados, para conseguir ter um entendimento rápido e preciso, o uso da análise e identificação pela IA pode trazer uma vantagem competitiva muito grande”, exemplificou o presidente da Totvs.

Já Bonorino destacou o uso até mesmo de veterinário virtual e aplicativo para treinamento de funcionários que possibilitam a otimização do processo produtivo.

No último painel da noite, sobre “O Desafio do Equilíbrio das Contas públicas”, Vilma da Conceição Pinto alertou que “os desafios são grandes, principalmente quando compara o desempenho deste ano e o do ano que vem, uma vez que boa parte das receitas são temporárias”. Para a diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, “o governo está fazendo um esforço para alcançar a meta este ano, mas no ano que vem vai ter que de novo elaborar novas medidas de ganho de receita”.

Para o economista e presidente no Fórum Nacional INAE, Raul Velloso, o desafio é claro: a Previdência Social. “Se olharmos um período de mais de 30 anos, nós vamos verificar que estamos gastando absurdamente com previdência, e caminhamos para zerar o investimento público em infraestrutura”, analisou.

A edição completa do CNN Talks – Caminhos para o Crescimento está disponível no canal de Economia da CNN Brasil pelo YouTube. Esta foi a 12ª edição do CNN Talks, unidade de negócios da CNN Brasil que tem se notabilizado ao promover o encontro e a troca de experiências entre líderes da iniciativa privada, especialistas e representantes do poder público para debater questões cruciais ao desenvolvimento do país.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira os filmes que serão exibidos na Band entre os dias 09 a 15 de setembro

Foto: Divulgação SINOPSES / SEGUNDA - FEIRA - 09/09/2024 SESSÃO ESPECIAL UM BRINDE À AMIZADE (Drinking Buddies) ROMANCE, 2013, USA, 01:26:29, 12 ANOS Produtor: PAUL BERNON Elenco: OLIVIA WILDE, JAKE JOHNSON, ANNA KENDRICK Kate e Luke são funcionários de uma fábrica de cerveja. Com gostos parecidos, os dois sempre flertaram um com o outro, mas nunca entraram em um relacionamento, porque Luke está pensando em se casar com sua namorada, e Kate namora um produtor musical. Mas quanto mais eles bebem, mais ficam abertos à possibilidade de saírem juntos. SINOPSES / QUARTA - FEIRA – 11/09/2024 CINE CLUBE CONFISSÕES DE ADOLESCENTE (Confissões de Adolescente) DRAMA, 2014, BRA, 01:32:07, 14 ANOS Produtor: DANIEL FILHO Elenco: SOPHIA ABRAHÃO, BELLA CAMERO, MALU RODRIGUES, CLARA TIEZZI As irmãs Tina, Bianca, Alice e Karina estão em plena adolescência. Em meio aos conflitos que antecedem a fase adulta, elas ainda precisam ajudar o pai, que está passando por dificuldades financeir

Confira a programação da Band entre os dias 09 a 15 de setembro

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 09-09-2024 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 05:45 ORAÇÃO DO DIA COM PROFETA VINÍCIUS IRACET HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 AGRO BAND HD CC 08:15 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD CC 11:00 JOGO ABERTO HD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 12:57 OS DONOS DA BOLA HD CC 13:00 HORÁRIO POLÍTICO HD CC 13:10 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:25 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 20:30 HORÁRIO POLÍTICO HD CC 20:40 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 21:30 SHOW DA FÉ HD CC 22:30 PERRENGUE DO DIA HD 12 CC 22:45 SESSÃO ESPECIAL HD 12 AD DUB SAP CC SEM "Um Brinde à Amizade" RPTV 00:15 JORNAL DA NOITE HD CC 00:45 BAND ELEIÇÕES - Local HD

'Bake Off Brasil - Mão na Massa' estreia hoje no Discovery Home & Health

Clique  aqui  para assistir ao trailer A nova temporada do reality show culinário de sucesso  BAKE OFF BRASIL - MÃO NA MASSA  estreia na  Discovery Home & Health  hoje, dia 16, às 21h. O programa, que também está disponível na  Max , conta com 19 episódios de 90 minutos cada, que serão disponibilizados semanalmente no canal e na plataforma de streaming. A atriz e humorista Fabiana Karla é a apresentadora da décima edição do  BAKE OFF BRASIL - MÃO NA MASSA . No júri, estão Carole Crema, famosa chef confeiteira e empresária, e André Mifano, renomado chef reconhecido por sua abordagem inventiva na gastronomia. Durante a temporada, 18 competidores de vários estados do Brasil disputarão o título de melhor confeiteiro amador do país. Eles enfrentarão provas inovadoras, com receitas doces e salgadas. Na Max, o terceiro episódio estreia na próxima segunda-feira, 19 de agosto, com uma prova criativa que vai provocar os confeiteiros amadores a levarem a melhor combinação de sabor

Confira a programação da Record entre os dias 09 a 15 de setembro

Foto: Reprodução/Internet 09.09.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 APOCALIPSE 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H50 JORNAL DA RECORD 20H30 HORÁRIO POLÍTICO 20H40 JORNAL DA RECORD 21H00 FORÇA DE MULHER 21H45 GÊNESIS 22H45 REPÓRTER RECORD INVESTIGAÇÃO 23H45 CHICAGO MED: ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA 00H30 BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 10.09.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 APOCALIPSE 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE

Confira a programação da TV Globo entre os dias 07 a 13 de setembro

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 07/09/2024 04:15 Corujão I - Bom Comportamento 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 13:00 Horário Político 13:10 Praça TV - 1ª Edição 13:20 Globo Esporte 13:40 Jornal Hoje 14:20 Edição Especial - Cabocla 14:40 Paralimpíada de Paris 2024 16:45 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Horário Político 2024 20:40 Jornal Nacional 21:30 Renascer 22:35 Estrela da Casa 23:15 Altas Horas 01:05 Supercine - Golpe De Idade 02:45 Família é Tudo 03:25 Corujão I - Stuber y - A Corrida Maluca Domingo, 08/09/2024 04:40 Corujão II - As Patricinhas De Beverly Hills 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empre