‘Globo Repórter’ viaja pelo Sul de Minas para mostrar os impactos do aquecimento global na natureza

Foto: Globo/Divulgação

É em São Lourenço, no estado de Minas Gerais, em um lugar conhecido como ‘Montanha Sagrada’, localizado no ponto mais alto da cidade, que a aventura começa. De lá, é possível apreciar uma vista deslumbrante e uma experiência única de contato com a natureza. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 30, faz uma expedição pelo sul de Minas para mostrar os efeitos das mudanças climáticas na região, acostumada com as mais baixas temperaturas do país, mas que vive um inverno atípico por causa do aquecimento global. As reportagens são conduzidas pela Liliana Junger.

As plantas dão o alerta. A equipe de reportagem acompanha o trabalho minucioso de biólogos nos campos de altitude do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa de Minas e Rio de Janeiro, onde a vegetação também se recupera de uma queimada sem precedentes. Em junho deste ano, um incêndio destruiu 300 hectares do Parque, atingindo animais, plantas e até câmeras de pesquisadores.

O guarda ambiental Guilherme Ramos guia a equipe até o local mais frio do Parque, onde fica a estação meteorológica que registra as temperaturas negativas, cada vez mais raras. Em 1985 foi possível ver neve no local. Até hoje, turistas e equipes de reportagem sobem as montanhas em busca de frio, mas o principal atrativo do Parque é a conservação ambiental.

No programa, a repórter Liliana Junger encontra William Siqueira, geógrafo e consultor climatológico, um caçador de frio, morador de Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira, que monta estações meteorológicas nos lugares mais gelados do país. Os registros dele também apontam como o clima mudou nos últimos anos. Com os dados das estações, William ajuda os produtores da região a planejarem os cultivos das lavouras. O programa mostra as adaptações necessárias para manter as produções locais de azeitonas, uvas e morangos, culturas que dependem do frio para se desenvolver.

“Não adianta pensarmos que as mudanças estão acontecendo somente nas geleiras. Elas acontecem no nosso dia a dia e o programa mostra isso. O frio de hoje é bem diferente. Precisamos olhar com mais cuidado para o que é nosso, seja o bairro, a cidade, a região”, diz a repórter.

Um oásis de calor na terra fria do sul de Minas, Poços de Caldas reserva um atrativo único: as águas termais que brotam debaixo das cidades frias e atraem moradores e visitantes em busca de cura e bem-estar. A repórter Liliana Junger mergulha em uma das banheiras e revela os benefícios das águas, conhecidos há mais de cem anos.

“Foi uma experiência muito legal. O banho termal é um tratamento recomendado até pelo SUS. Nos dá a sensação de que a natureza está nos entregando uma ferramenta para nos ajudar. Essa é uma riqueza enorme que temos no Brasil”, afirma Liliana.

O Globo Repórter desta sexta-feira, dia 30, vai ao ar logo após o programa ‘Estrela da Casa’.
‘Globo Repórter’ viaja pelo Sul de Minas para mostrar os impactos do aquecimento global na natureza ‘Globo Repórter’ viaja pelo Sul de Minas para mostrar os impactos do aquecimento global na natureza Reviewed by Pablo on agosto 28, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.