Djamila Ribeiro relembra momentos marcantes de sua vida, no "Arena dos Saberes", na TV Cultura

Reprodução Instagram @djamilaribeiro


Nesta quinta-feira (29/8)Gabriel Chalita recebe no Arena dos Saberes a filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Ela conta sobre sua trajetória; relembra a perda dos pais; fala sobre racismo, preconceitos e o que podemos fazer para vencê-los; e muito mais. Vai ao ar na TV Culturaàs 20h.

Chalita começa a edição lendo um trecho do livro de Djamila, Cartas Para Minha Avó, em que a escritora fala sobre a saudade de sua vó Antônia. “Eu podia ser criança quando eu estava na casa dela, fazia toda a diferença, porque na escola, eu sou da década de 80, a gente vivenciava muitas violências, tinha que lutar para estar nos espaços; e quando eu ia para a casa da minha vó, eu podia ser só a neta da dona Antônia, ser mimada (...) eu tenho muitas saudades, foi uma mulher que marcou a minha vida”, diz.

Em outro momento do programa, o apresentador comenta como a criação e as várias histórias e relações da vida de Djamila a ajudaram a formar a escritora. “Nós somos várias coisas, a sociedade tenta formatar a gente; você, por exemplo, você faz várias coisas e muito bem, você é escritor, dirige, apresenta, foi Secretário da Educação (...) você inspira as pessoas a sair das caixinhas e acho que sair das caixinhas é muito importante (...) eu venho de um lugar que me ensinou o 'e', a gente pode ser uma coisa e outra e outra, não matar uma parte de nós para atender as expectativas do outro”, explica.

A escritora relembra a relação com os pais e como foi perdê-los. “Eu entrei no automático e vivi o luto de maneira equivocada, e um dia ouvindo À La Claire Fontaine comecei a chorar (...) essa música me libertou, foi ali que entendi que eu precisava chorar e chorei muito (...)”, conta.

Djamila fala ainda como foi sofrer com o racismo desde criança e como isso afetou sua autoestima; que, quando mais nova, ser mulher negra e estudar parecia contraditório; e sobre a ‘virada’ em sua vida ao ler e conhecer várias intelectuais negras.

Por fim, no quadro Terceiro Sinal, Gabriel Chalita entrevista a atriz Verónica Valenttino, que interpreta Bernadette Bassenger no musical Priscilla, A Rainha do Deserto, em cartaz em São Paulo.

Djamila Ribeiro relembra momentos marcantes de sua vida, no "Arena dos Saberes", na TV Cultura Djamila Ribeiro relembra momentos marcantes de sua vida, no "Arena dos Saberes", na TV Cultura Reviewed by Pablo on agosto 26, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.