Canal Brasil exibe curtas e longas documentais brasileiros que participam do 52º Festival de Cinema de Gramado

Cena do documentário “Velho Chico, a Alma do Povo Xokó”, de Caco Souza. Foto: Divulgação

O Festival de Cinema de Gramado acontece também nas telas do Canal Brasil! A partir da próxima segunda, dia 12 de agosto, serão exibidas as mostras competitivas de curtas-metragens e longas-metragens documentais brasileiros da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. De 12 a 15 de agosto, o público confere os doze curtas que concorrem ao Kikito, sempre a partir das 19h. Na sequência, os cinco longas documentais em competição serão exibidos sempre às 20h20, com um filme por noite, de 12 a 16 de agosto.

“O Canal Brasil é parceiro do Festival de Gramado desde o início de sua história, há 26 anos. E, agora, abrimos mais uma vez espaço em nossa programação para exibir as mostras competitivas de curtas-metragens e documentários. Assim como aconteceu em 2020, temos certeza que a programação vai alcançar um público ainda maior, em todo o país”, afirma André Saddy, diretor geral do Canal Brasil.

Os curtas brasileiros que competem no festival são: “Maputo”, de Lucas Birolli Abrahão, “Ponto e Vírgula”, de Thiago Kistenmacker, “Castanho”, de Adanilo, “Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta, “A Casa Amarela”, de Adriel Nizer, “Via Sacra”, de João Campos, “Movimentos Migratórios”, de  Rogério Cathalá, “Navio”, de Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real, “Fenda”,  de Lis Paim, “Ressaca”, de Pedro Estrada, “A Menina e o Pote”, de Valentina Homem, e “Ana Cecília”, de Julia Regis.

Os indicados da mostra competitiva de longas-metragens documentais também poderão ser conferidos. São eles: “Toquinho Maravilhoso”, de Alejandro Berger Parrado, “Mestras”, de Roberta Carvalho, “Velho Chico, a Alma do Povo Xokó”, de Caco Souza, “Clarice Niskier - Teatro dos Pés a Cabeça”, de “Renata Paschoal”, e “Poemaria”, de Davi Kinski.

De 12 a 16 de agosto, o Canal Brasil também exibirá, às 20h, edições especiais do Cinejornal com os bastidores e as principais notícias sobre o evento na Serra Gaúcha. E no dia 17, às 20h50, acontece a transmissão ao vivo da cerimônia de encerramento direto do Palácio dos Festivais. Os telespectadores podem acompanhar a transmissão pela TV nas operadoras e pelo Globoplay + Canais Ao Vivo.


MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS-METRAGENS E LONGAS-METRAGENS DOCUMENTAIS BRASILEIROS - FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO NO CANAL BRASIL

Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros:

De 12/08 a 15/08, às 19h

Mostra competitiva de longas-metragens documentais brasileiros:

De 12/08 a 16/08, às 20h20

Dia 12/08, a partir das 19h

Maputo (2024) (15ʼ)

Horário: Segunda, 12/08, às 19h

Direção: Lucas Birolli Abrahão

Sinopse: Numa fazenda abandonada, Tatu é levado por três crianças mais velhas a acreditar que se superar certos desafios se tornará um Maputo - alguém com habilidades sobrenaturais. Tatu permanece determinado a atingir essa transformação, mesmo quando as tarefas se tornam cada vez mais perigosas.

Ponto e Vírgula (2023) (18ʼ) 

Horário: Segunda, 12/08, às 19h20

Direção: Thiago Kistenmacker

Sinopse: O recifense João chega ao Rio e adentra o mundo do carioca Vitor, após 30 anos  sem vê-lo. Aos 70, os amantes assimilam passado, presente e possível futuro após a esposa de Vitor falecer e tanto de suas vidas parecer ter chegado a um fim.

Castanho (2023) (20ʼ)

Horário: Segunda, 12/08, às 19h40

Direção: Adanilo

Sinopse: Morando no interior do Amazonas, a argentina María se divide entre duas vidas: na comunidade, onde convive com Dona Belém e seu filho, e nas viagens suspeitas que realiza.

20h00 – Cinejornal Especial Gramado

20h20 – Toquinho Maravilhoso (73ʼ)

Horário: Segunda, 12/08, às 2020

Direção: Alejandro Berger Parrado

Sinopse: O documentário narra a vida de Toquinho, um dos maiores artistas brasileiro, um músico que transcende as barreiras do tempo e da língua com a sua sensibilidade. Uma história que molda a música popular brasileira.

Dia 13/08, a partir das 19h:

Pastrana (2023) (15ʼ) 

Horário: Terça, 13/08, às 19h

Classificação: Livre

Direção: Melissa Brogni e Gabriel Motta

Sinopse:  Ao reviver memórias, imagens e conversas vividas, a skatista de downhill Melissa busca construir uma homenagem para seu amigo Pastrana. Conforme resgata o passado, com a ajuda de seus amigos e familiares, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio e a melhor compreender o tempo.

A Casa Amarela (2024) (15ʼ) 

Horário: Terça, 13/08, às 19h20

Classificação: Livre

Direção: Adriel Nizer

Sinopse: Um entregador de aplicativo decide ajudar uma senhora com Alzheimer a encontrar o caminho de casa.

Via Sacra (2024) (20’)

Horário: Terça, 13/08, às 19h40

Direção: João Campos

Sinopse: Gleide tenta se concentrar em seu local de trabalho. Na TV, imagens da racista violência policial. No telefone, uma chamada inesperada que vai colocá-la em uma verdadeira Via Sacra pela vida.

20h – Cinejornal Especial Gramado

Mestras (52ʼ)

Horário: Terça, 13/08, às 20h20

Direção: Roberta Carvalho

Sinopse: Um mergulho poético na riqueza cultural e na força de mulheres que têm papel fundamental na manutenção das tradições musicais da Amazônia. Uma viagem pelas vertentes sonoras da região, desde o samba de cacete ao carimbó, através de Mestras como Iolanda do Pilão, Miloca, Bigica e Onete.

Dia 14/08, a partir das 19h:

Movimentos Migratórios (2022) (15ʼ) 

Horário: Quarta, 14/08, às 19h

Direção: Rogério Cathalá

Sinopse: Pedro é um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem a sua própria condição.

Navio (12ʼ)

Horário: Quarta, 14/08, às 19h20

Direção: Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real

Sinopse: A catadora Dandara vaga invisível pela cidade. O encontro com Exu Mirim a leva para o fundo da memória.

Fenda (2024) (21ʼ)

Horário: Quarta, 14/08, às 19h40

Direção: Lis Paim

Sinopse: Marta é uma cientista botânica que vive apartada de suas raízes, quando aceita receber a visita de Diná, uma velha senhora doce e enxerida que tenta desesperadamente penetrar na sua intimidade.

20h – Cinejornal Especial Gramado

20h20 – Velho Chico a Alma do Povo Xokó (72ʼ)

Horário: Quarta, 14/08, às 20h20

Direção: Caco Souza

Sinopse: O filme conta a história de um rio e de um povo. Duas histórias que se fundem. Os Xokó é uma etnia indígena existente no estado de Sergipe e o rio São Francisco é a sua razão de existir.

Dia 15/08, a partir das 19h:

Ressaca (2024) (15ʼ) 

Horário: Quinta, 15/08, às 19h

Direção: Pedro Estrada

Sinopse: Teatro e vida se confundem em uma toalete matinal, quando uma atriz que interpreta Teuda Bara tenta decorar o seu texto.

A Menina e o Pote (2024) (13ʼ) 

Horário: Quinta, 15/08, às 19h20

Direção: Valentina Homem

Sinopse: Em um mundo distópico, a Menina quebra seu Pote de cerâmica, que  guarda um segredo em seu interior, abrindo portais para um universo paralelo. A Menina adentra em um tempo de transformação onde a criação de um novo mundo é finalmente possível.

Ana Cecília (21ʼ)

Horário:  Quinta, 15/08, às 19h40

Direção: Julia Regis

Sinopse: A pequena cidade onde Ana Cecília vive não comporta seus sonhos. Entre rusgas com a irmã mais velha e a descoberta do primeiro amor, ela se depara com os desafios de entender quem é, dentro e fora da sua família.

20h – Cinejornal Especial Gramado

Clarice Niskier - Teatro dos Pés a Cabeça (70ʼ)

Horário: Quinta, 15/08, às 20h20

Direção: Renata Paschoal

Sinopse: O documentário é uma homenagem ao Teatro a partir da trajetória de Clarice Niskier que fez de seu ofício o seu próprio estilo de vida. Através de um olhar íntimo e sensível, o filme revela a paixão pelo ofício, sua experiência de vida, sua poética visão de mundo, sua busca espiritual e intelectual, dores, alegrias, perdas e ganhos.

Dia 16/08

20h - Cinejornal Especial Gramado

Poemaria (2024) (74ʼ)

Horário: Sexta, 16/08, às 20h20

Direção: Davi Kinski

Sinopse: Inspirado pelos filmes de Eduardo Coutinho, o diretor estreante Davi Kinski propõe o documentário Poemaria, montado a partir de conversas com 24 personalidades, entre elas: Adélia Prado, Marcelino Freire, Gero Camilo, Nany People, Marília Gabriela, Alexandre Borges, Paula Cohen, Jean Wyllys, Inácio Loyola Brandão, Leona Cavalli. O assunto: poesia.

Transmissão ao vivo da cerimônia de encerramento do Festival de Cinema de Gramado:

Sábado, dia 17/08, a partir das 20h50. Na TV nas operadoras e também no Globoplay + Canais Ao Vivo

Canal Brasil exibe curtas e longas documentais brasileiros que participam do 52º Festival de Cinema de Gramado Canal Brasil exibe curtas e longas documentais brasileiros que participam do 52º Festival de Cinema de Gramado Reviewed by Pablo on agosto 08, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.