Arte1 exibe documentário "O Tempo Perdido", que reverencia obra de Marcel Proust


Na próxima quinta-feira (22), o canal Arte1 exibe o documentário "O Tempo Perdido", que explora o impacto de uma obra literária na rotina de seus admiradores. No longa, a diretora argentina María Álvarez registra encontros em um bar de Buenos Aires com leitura e discussão do livro "Em Busca do Tempo Perdido", escrito por Marcel Proust (1871-1922).

Dos aproximadamente 20 anos nos quais o grupo se reuniu, quatro deles foram acompanhados de perto pelas lentes da cineasta. Com a delicadeza que lhe é característica, María potencializa a beleza do ato da leitura, bem como revela detalhes curiosos sobre a dinâmica interna dos membros.

Para chegar à versão final do documentário, foram utilizados fragmentos captados em 23 encontros, o que tornou o processo de edição mais complexo. Destaca-se também a preocupação em preservar a naturalidade dos acontecimentos, com o mínimo de interferência, para não quebrar a magia.

O resultado pode ser definido como um ato de resistência que transcende o próprio filme, captado em preto e branco. As emoções e o senso de humor do time de leitores ajudam a dar um novo significado ao romance. E, de certa maneira, "O Tempo Perdido" se mostra imune ao tempo, resgatando memórias de uma Buenos Aires que já não é mais a mesma, tendo em vista que o bar que serviu como locação encerrou as atividades.


O Tempo Perdido

Estreia: Quinta-feira (22/8), às 23h

Horários alternativos: 23/8 às 7h45 e 15h | 25/8 às 9h

Arte1 exibe documentário "O Tempo Perdido", que reverencia obra de Marcel Proust Arte1 exibe documentário "O Tempo Perdido", que reverencia obra de Marcel Proust Reviewed by Pablo on agosto 16, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.