Andrucha Waddington recebe homenagem do Canal Brasil com maratona especial

Entrevista inédita de Andrucha Waddington para o Cinejornal e os filmes “Casa de Areia”, “Eu, Tu, Eles” e “Sob Pressão”. Fotos: Divulgação

Canal Brasil abre espaço em sua grade para exibir uma programação especial em homenagem ao cineasta carioca Andrucha Waddington. Na quinta-feira, dia 8 de agosto, a partir das 20h10, vão ao ar uma entrevista inédita do cineasta para o Cinejornal, apresentado por Simone Zuccolotto, o documentário “Arnaldo Antunes - Ao Vivo Lá Em Casa” e os longas-metragens “Gêmeas”, “Eu, Tu, Eles”, “Sob Pressão” e “Casa de Areia”.

“Quando eu recebi o convite de vocês fiquei super emocionado, porque você já começa a ver que tem uma certa obra que dá pra fazer as pessoas ficarem um bom tempo em casa assistindo a distintos produtos culturais. Eu me vejo como um operário do audiovisual, gosto muito de fazer documentário e documentário musical. Acho que essa experiência traz uma agilidade e estratégias para a ficção que são percebidas na hora. Ao mesmo tempo, a ficção dá um vigor para o documentário e você vai se retroalimentando”, explica o diretor em entrevista ao Cinejornal, programa apresentado por Simone Zuccolotto, que vai ao ar no dia 8, a partir das 20h10.

O documentário que abre a maratona é “Arnaldo Antunes – Ao Vivo Lá em Casa” e aborda a criação da MPB na casa do cantor e ex-Titãs. A exibição será após o Cinejornal, às 20h30. Na sequência, o primeiro longa-metragem exibido é “Gêmeas”, um suspense ambientado na década de 1980 em um bairro de classe média no Rio de Janeiro. Interpretadas por Fernanda Torres, irmãs gêmeas enganam homens se passando uma pela outra, até que conhecem um rapaz pelo qual se apaixonam ao mesmo tempo e uma rivalidade se inicia. O filme vai ao ar às 22h15.

Em “Eu, Tu, Eles”, exibido às 23h25, Regina Casé interpreta Darlene, que vive sob o mesmo teto com os três maridos e filhos de cada relacionamento. O longa-metragem que mistura comédia e drama conquistou quatro prêmios na segunda edição do Prêmio Grande Otelo em 2001 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Regina Casé), Melhor Montagem e Melhor Fotografia.

Também integra o especial o longa-metragem de drama “Sob Pressão”, que vai ao ar às 1h10, e retrata a tensão do cirurgião Evandro (Julio Andrade) e sua equipe para salvar a vida de um traficante, um policial militar e uma criança, feridos durante um tiroteio em uma favela próxima ao hospital. Para encerrar a maratona, o longa-metragem “Casa de Areia”, protagonizado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, uma mulher e sua mãe precisam sobreviver em um deserto com a ajuda de um morador local. O filme vai ao ar às 2h40.

Na conversa, o diretor destaca a trama de “Sob Pressão”: “O hospital público é um lugar onde você consegue falar um pouco da sociedade brasileira”. Andrucha também fala sobre sua carreira cinematográfica desde 1999 e seus principais sucessos, próximos projetos e lançamentos, como o mais recente longa-metragem de drama “Vitória”, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de agosto e é o primeiro filme original Globoplay. O longa é protagonizado por Fernanda Montenegro e baseado no livro “Dona Vitória da Paz”, do jornalista Fábio Gusmão, uma história real da aposentada que desmontou uma quadrilha de tráfico de drogas em Copacabana, no Rio de Janeiro, a partir de filmagens feitas da janela de seu apartamento.

“Logo que a matéria do Fábio Gusmão sobre essa história saiu no jornal Extra, fui atrás dos direitos e disse ao Fábio que queria fazer esse filme daqui a 15 anos”, conta. Seu companheiro e amigo de profissão, Breno Silveira também tinha essa vontade e Andrucha compartilhou sua pesquisa com ele. Em maio de 2022, Breno faleceu durante o início das filmagens, em Vicência, no interior de Pernambuco. O filme foi roteirizado pela viúva de Breno, Paula Fiúza, e a direção ficou a cargo de Andrucha: “Eu e Breno começamos a carreira no cinema juntos, ele é uma pessoa a quem devo muito o meu aprendizado. O filme ‘Vitória’ foi feito com muito amor e é uma homenagem ao Breno”, lembra.

Maratona Andrucha Waddington

Cinejornal com Simone Zuccolotto

Horário: Quinta, 8/08, 20h10

Arnaldo Antunes - Ao Vivo Lá Em Casa (2010) (99’)

Horário: Quinta, 8/08, às 20h30

Classificação:  Livre

Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: Arnaldo Antunes recebe convidados em sua casa. Eles conversam, compõem e tocam juntos - revelando histórias e bastidores da música popular brasileira de forma espontânea, abrindo ao público momentos raras vezes registrados da criação musical. Participações de Jorge Ben Jor, Fernando Catatau, Erasmo Carlos e Demônios da Garoa.

Gêmeas (1999) (75ʼ)

Horário: Quinta, 8/08, às 22h15

Classificação: 14 anos

Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: A história é ambientada no início da década de 80 e se passa em um bairro de classe-média do Rio de Janeiro: as irmãs gêmeas idênticas Iara e Marilena (Fernanda Torres) vivem pregando peças nos homens, fazendo-se passar uma pela outra, para desespero de seu pai, Dr. Jorge (Francisco Cuoco). Marilena é bióloga. Iara, como sua mãe (Fernanda Montenegro), é costureira. Um dia Marilena conhece Osmar (Evandro Mesquita), dono de uma auto-escola, por quem se apaixona à primeira vista. O mesmo, entretanto, acontece com Iara, que decide seduzir o namorado da irmã sem que este (e esta) saiba. Tem início uma intensa rivalidade entre as irmãs, em busca do amor de Osmar, que irá trazer à história um desfecho surpreendente.

Eu, Tu, Eles (2000) (104’)

Horário: Quinta, 8/08, às 23h25

Classificação: 14 anos

Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: Três anos depois de deixar a pequena cidade em que morava para se casar, Darlene (Regina Casé) retorna com uma criança, mas nenhum marido. À procura de apoio, ela encontra Osias (Lima Duarte) e se casa com ele, mas logo chama a atenção de Zezinho (Stênio Garcia), o primo dele, e eles se casam também. Finalmente vem Ciro (Luiz Carlos Vasconcelos), o estranho e misterioso de boa aparência que se torna seu terceiro marido. Todos lhe dão filhos, criando uma família incomum, mas amorosa.

Sob Pressão (2014) (90ʼ) 

Horário: Quinta, 8/08, às 1h10

Classificação: 14 anos

Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: Ao longo de um dia tenso no hospital de emergência, acompanhamos o trabalho do cirurgião Evandro e equipe em três casos que requerem cirurgia de risco: um traficante, um policial militar e um filho de família rico, todos feridos durante um tiroteio em uma favela próxima ao hospital.

Casa de Areia (2005) (103’)

Horário: Quinta, 8/08, às 2h40

Classificação: 16 anos

Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: O português Vasco (Ruy Guerra) leva a mulher grávida, Áurea (Fernanda Torres), e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver nas terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Depois de serem abandonados pela caravana, Vasco morre e deixa Áurea e Dona Maria sozinhas no local. Ao partirem em busca de ajuda, elas encontram Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída.

Andrucha Waddington recebe homenagem do Canal Brasil com maratona especial Andrucha Waddington recebe homenagem do Canal Brasil com maratona especial Reviewed by Pablo on agosto 05, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.