Reprodução Instagram @ludykrenak/@ailtonkrenak
Nesta sexta-feira (16/8), o Estação Livre aborda o ativismo e destaca iniciativas e personagens que agem para construir um legado de militância pelos direitos do povo negro. Participa da edição, o líder indígena Ailton Krenak, que ressalta a necessidade de mobilização popular em relação às ameaças do fenômeno da emergência climática. Com apresentação de Cris Guterres, vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h30.
Estarão no estúdio para debater o assunto, Layne Gabriele, pesquisadora e diretora de projetos, e Taina Silva Santos, historiadora e coordenadora de educação e pesquisa.
O programa também apresenta a campanha criada pela professora estadunidense Christen Smith, que incentiva o reconhecimento de mulheres negras na produção acadêmica e intelectual; traz uma entrevista com Frei Davi sobre o impacto da política de cotas e a participação da Educafro nesta luta; e a exposição Mandela, em cartaz no Centro Cultural São Paulo, que traça um panorama histórico da trajetória do ex-presidente da África do Sul, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993 e personagem central na luta contra o Apartheid.