A edição inédita do Trilha de Letras que a TV Brasil leva ao ar nesta quarta-feira (3), às 23h, traz um bate-papo com o tradutor e escritor curitibano Caetano W. Galindo, que acaba de lançar seu primeiro romance, “Lia”. A conversa descontraída do convidado com a apresentadora Eliana Alves Cruz foi gravada durante a Feira do Livro de São Paulo, realizada até o dia 7 de julho no Estádio do Pacaembu.
Neste ano, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é patrocinadora da Feira, que conta com a cobertura e a presença da Rádio Nacional de São Paulo e da TV Brasil. Além de Caetano, o Trilha de Letras também gravou entrevista com a escritora Nara Vidal durante o evento.
Ao longo do programa desta quarta, Caetano W. Galindo fala sobre a construção da narrativa do seu livro “Lia”. A publicação parte de recortes e fragmentos para contar a história da personagem-título.
O entrevistado também destaca outros momentos importantes de sua carreira, como a tradução da obra de James Joyce para o português. Sua versão de “Ulysses”, livro essencial do autor irlandês, ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte e da Academia Brasileira de Letras em 2012, e o Prêmio Jabuti 2013.
Outras traduções de Galindo incluem autores como T. S. Eliot, Samuel Beckett, Charles Darwin, David Foster Wallace, entre outros. Considerado um dos tradutores mais conceituados do país, Caetano já verteu para o português mais de 50 livros – do italiano, dinamarquês, romeno e, especialmente, do inglês.
Sobre o programa
O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro
A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.