Considerada uma das melhores salas de concerto do mundo, a Sala São Paulo celebra 25 anos no dia 9 de julho. Nessa mesma data, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP completa 70 anos. Para homenagear esses dois grandes marcos de excelência da cultura brasileira, o ‘SP2’ prepara uma série de reportagens especiais que vai ao ar a partir deste sábado, dia 6. Em três episódios, o telejornal conta a história da sala de concertos, dos músicos que fazem parte da orquestra e do prédio onde elas estão localizadas, antiga estação de trem Júlio Prestes e símbolo do estado e da capital paulista. A produção também acompanha um grupo de crianças de escolas públicas visitando a sala pela primeira vez.
A sala São Paulo é única de concerto no mundo que tem um teto móvel, movimentado por elevadores, que permite que ela seja afinada para qualquer tipo de obra sinfônica. “Nada aqui é à toa. Eu mudo a geometria da sala e isso dá uma caracterização de sons absolutamente diferentes. Esses espaços que desenhamos atendem todos os públicos. A sala é de todos. É importantíssimo que todos venham aqui, não tem que ter medo”, ressalta Nelson Dupré, arquiteto que projetou a Sala São Paulo.
A série conta ainda conta com depoimentos do diretor da OSESP, Marcelo Lopes; do maestro titular, Thierry Fischer; e de músicos como Éderson, que descobriu seu dom para tocar viola num projeto social em Fortaleza; e Beth, timpanista que começou tocando bateria com os músicos da Jovem Guarda.
Além das reportagens especiais, o apresentador do ‘SP2’, José Roberto Burnier, vai ancorar o telejornal de dentro da Sala São Paulo, no dia 9, antecedendo o concerto comemorativo de aniversário. A Sinfonia nº 2, a Ressureição, de Mahler, mesma obra que foi tocada na inauguração da sala, será apresentada.
A série do ‘SP2’ em comemoração ao aniversário de 25 anos da Sala São Paulo e de 70 anos da OSESP vai ao ar nos dias 6, 8 e 9 de julho.
‘SP2’ celebra os 25 anos da Sala São Paulo e os 70 anos da OSESP
Reviewed by Pablo
on
julho 05, 2024
Rating: