Divulgação TV Cultura |
Nesta quinta-feira (18/7), Gabriel Chalita recebe o cantor e compositor Martinho da Vila para um bate-papo e o quadro Terceiro Sinal mostra o Memorial às Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro. Vai ao ar na TV Cultura, às 20h.
Martinho conta na edição sobre seu livro Memórias de Teresa de Jesus, que fez em homenagem à mãe. A obra foi elaborada como se fosse sua mãe escrevendo, que não era alfabetizada, e para que a filha do compositor conhecesse melhor a vó, que morreu quando ela era pequena. A publicação teve inspiração em Memórias Póstumas de Braz Cubas, de Machado de Assis, com a diferença que esse livro era uma ficção e o do cantor é realidade.
O compositor também fala, no Arena dos Saberes, sobre como chegou à Unidos de Vila Isabel, relembra que a escola queria homenageá-lo, mas que ele lembrou que era o centenário de Noel Rosa naquele ano. “Já tinha um tempo que estavam querendo fazer um enredo sobre mim, a própria Vila Isabel. Aí eu falei que não tem uma escola que faz um enredo sobre alguém da sua escola. Não dá, e esse ano é centenário do Noel Rosa, pega mal. Aí falaram: ‘então faz o enredo, o samba, e eu fiz’”.
Em outro momento do programa, Martinho diz sobre suas vivências no continente africano; fala sobre saudades, de seu pai e da sua filha, Mart'nália.
Por fim, no quadro Terceiro Sinal, Sofia Débora Levy, curadora do Memorial às Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro, apresenta a estrutura e arquitetura do local e explica sobre o holocausto.