O "Aparecida Debate" desta terça-feira (9/7), às 21h30, vai abrir espaço para discutir um tema que divide opiniões entre os eleitores, e que vêm à tona principalmente neste ano de eleições municipais. Eduardo Miranda e Rafaela Lourenço vão receber convidados para falar sobre como funciona o fundo especial de financiamento de campanha, conhecido como fundo eleitoral.
A produção mostrará que, com essa fonte de recursos públicos que dispõem os partidos políticos, os candidatos e as candidatas pagam grande parte das despesas das campanhas eleitorais. E que a outra parte vem de recursos próprios e de doações de pessoas físicas. É o modelo misto de financiamento, previsto na lei eleitoral.
E para entender melhor o que é e como funciona o fundo eleitoral, o programa vai conversar com o Dr. Melillo Dinis do Nascimento, advogado, professor, pesquisador especialista em direito público, doutor em ciências jurídicas e sociais, assessor de análise de conjuntura da CNBB e diretor nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
O "Aparecida Debate" ainda vai ouvir representantes de partidos políticos, os grandes interessados no financiamento das campanhas. Os entrevistados serão a deputada Adriana Ventura, de São Paulo, líder do Partido Novo na Câmara Federal, e também o deputado federal Jilmar Tatto, do PT de São Paulo.
Por fim, a produção ainda vai trazer um VT explicando como foi a polêmica do fundo eleitoral, que esse ano passou por votação no Congresso no valor de quatro bilhões e 900 milhões de reais, um valor recorde.
"Aparecida Debate", terça-feira, às 21h30