Foto: Divulgação/TV Brasil
A edição inédita do programa Caminhos da Reportagem, atração jornalística semanal da TV Brasil, destaca a relação dos jovens que integram a geração Z com o universo do mercado de trabalho nesta segunda (22), às 23h. O conteúdo inédito também pode ser acompanhado no app TV Brasil Play.
Com o título "Geração Z: uma revolução no mundo do trabalho", a matéria especial revela como esses novos profissionais lidam com as tarefas laborais propostas atualmente. As novas gerações inauguram estilos, deixam o ambiente ainda mais criativo e aumentam a familiaridade com a tecnologia.
Os jovens de 14 a 29 anos que deixam a sala de aula e entram nesse mercado de trabalho estão inovando as práticas do ambiente corporativo. A equipe do Caminhos da Reportagem se debruça sobre o tema ao buscar pesquisas, consultar uma série de especialistas no assunto e ouvir os protagonistas desse advento.
No decorrer da produção, jovens da geração Z também discutem pautas recorrentes no mundo corporativo e nas redes sociais. Eles abordam questões como home office e negócio próprio. Também refletem sobre liderança - ponderam se almejam ter cargos de chefia – e compromisso – avaliam se, de fato, são menos comprometidos com o trabalho.
Força de trabalho jovem: equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
Até 2030, os jovens serão um terço dos funcionários no mundo todo. Pessoas que se preocupam – e muito – com propósito e saúde mental. "É uma força de trabalho diferente do que a gente teve até então. A gente teve uma força de trabalho ou muito especializada ou muito fiel. A de agora convida a sociedade a enxergar a relação 'vida pessoal e trabalho' com mais equilíbrio", opina o psicólogo Vitor Barros.
Ao mesmo tempo, esses profissionais são vistos como imediatistas. "É uma característica muito forte. E ela se explica: no mundo digital, a agilidade é maior. Então, uma competência que precisa ser desenvolvida nesses jovens é a resiliência. Mas é fato que eles não têm paciência. Eu tive o depoimento de uma pessoa que entrou em uma empresa como recepcionista e pediu desligamento seis meses depois, porque não foi promovida a gerente", conta a mentora de carreiras Anna Cherubina Scofano.
Em busca de respostas, a equipe da TV Brasil traz conversas com uma série de profissionais da geração Z. A jornalista Gabriella Braz, de 22 anos, e a desenvolvedora de software Kimberly Sousa, de 21, não concordam com o modo de vida de pessoas que "trabalham pra ter um conforto que, muitas vezes, não conseguem aproveitar" ou que colocam o trabalho como o centro de tudo.
"Um dos fatores que nossas pesquisas têm mostrado leva em consideração que nunca se teve tantos casos de burnouts, depressão e síndrome do pânico. Será que essa nova geração está disposta a encarar as mesmas armadilhas ou os mesmo desafios que as gerações mais maduras enfrentaram? A resposta está clara: não", afirma o diretor-geral da empresa de consultoria Korn Ferry Brasil, Rodrigo Araújo.
Comportamentos como esses dizem respeito a pessoas que possuem oportunidade de escolha. "Quando nós olhamos para a dimensão de renda, os jovens de famílias pobres, majoritariamente negros, não podem se dar ao luco de abrir mão do seu emprego", destaca Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Empreendedorismo move nova geração de profissionais
Segundo o Monitor Global de Empreendedorismo, oito milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos empreendem. O Caminhos da Reportagem entrevista jovens como Felipe Pessoa e Matheus Assis, de 27 anos. Os dois são sócios do aplicativo "Explanada dos Mistérios", um trocadilho com a famosa Esplanada dos Ministérios.
Apenas no ano passado, a startup cadastrou mais de 12 mil eventos culturais na capital do país. "A gente cresceu ouvindo que Brasília não tinha nada para fazer. A partir disso, a gente criou esse movimento para compartilhar a arte e a cultura da cidade", diz a dupla.
Ficha Técnica
Reportagem: Flavia Peixoto
Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco, Rogerio Verçoza e Sigmar Gonçalves
Auxílio técnico: Rafael Calado e Marcelo Vasconcelos
Produção: Patrícia Araújo e Claiton Freitas
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: Rivaldo Martins
Design: Caroline Ramos
Videografismo: Alex Sakata
Sobre o programa
Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada assunto.
Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.
Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações importantes no meio jornalístico.
Exibido às segundas, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para terça, às 3h. A produção disponibiliza as edições especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br.