“A pessoa negra tem dificuldade de sonhar, porque a vida de uma pessoa negra normalmente está associada à miséria, pobreza”, diz a escritora Kiusam de Oliveira no Provoca

Foto Paula Santos


Nesta terça-feira (30/7), no ProvocaMarcelo Tas recebe Kiusam de Oliveira, educadora, doutora em educação e escritora de diversos livros infantis que tratam sobre o racismo na sociedade, como O Mundo no Black Power de Tayó, considerado pela ONU um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos. Eles conversam sobre o uso da literatura para combater o racismo, educação antirracista e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, às 22h.

“A pessoa negra tem dificuldade de sonhar, porque a vida de uma pessoa negra normalmente está associada à miséria, pobreza, tudo tem que ser muito rápido. Eu vou trabalhar hoje, receber como diarista hoje, para pagar a mistura que eu vou levar para casa. Cadê o tempo de sonhar? (...) as crianças que têm o hábito de colocar fraldinha amarrada no pescoço e dizer que ela é o super-homem, subir no trepa-trepa e vai se esborrachar, e a gente vai ter que sair correndo para levar para um posto de saúde porque ela acreditou que ia voar, nunca aconteceu comigo nesses 38 anos com uma criança negra”, conta.

Em outro momento da edição, Kiusam fala sobre a educação antirracista e a importância da questão racial ser estudada e debatida não somente pelos brancos. Tas pergunta se nós estamos regredindo. “Para mim sim, tem um período muito marcado na nossa história (...) onde as pessoas brasileiras começaram a se achar no direito de dizer: ‘você é preta mesmo, você é macaca mesmo, não quero ser atendida por tal empregador de alimento porque é preto (...) esse momento dessa abertura para ser violento foi em 2017, 2018”, afirma.

A educadora ainda responde, no Provoca, uma pergunta de internauta sobre o que que ela espera das pessoas brancas. “Eu espero que vocês abram portas. Da mesma forma que as pessoas brancas fecharam portas para uma infinidade, milhares de corpos negros historicamente falando. Espero que seja um momento de consciência e de abrir portas, porque vocês chegam em lugares que nós não chegamos, às vezes até sem mérito, mas chegam. Então, do local que vocês estão, da posição que estão, como você, vamos ver quem é essa Kiusam (...) colocar em circulação no canal de comunicação, mas também circular o dinheiro, porque nós nos alimentamos, a gente precisa (...) o branco chama a gente para fazer palestras e quer que seja tudo pela militância, quando a gente sabe que a amiga da gente escritora foi lá recebendo no mínimo 5 mil reais, mas a Kiusam vem pela militância (...) se você paga 10 mil para ela, paga os 10 mil pra mim”, ressalta.

“A pessoa negra tem dificuldade de sonhar, porque a vida de uma pessoa negra normalmente está associada à miséria, pobreza”, diz a escritora Kiusam de Oliveira no Provoca “A pessoa negra tem dificuldade de sonhar, porque a vida de uma pessoa negra normalmente está associada à miséria, pobreza”, diz a escritora Kiusam de Oliveira no Provoca Reviewed by Pablo on julho 26, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.