Em comemoração aos 80 anos de Chico Buarque, a TV Cultura exibe, a partir do dia 18 de junho, uma programação especial que relembra a vida e obra de um dos maiores nomes da música popular brasileira.
O MPB Especial com Chico Buarque, de 1973, será exibido de terça (18) para quarta-feira (19/6), à meia-noite, na faixa comemorativa dos 55 anos da emissora que relembra programas icônicos da trajetória da Cultura. O MPB Especial, apresentado por Fernando Faro, foi gravado poucos anos depois do retorno do cantor do autoexílio na Itália. Por meio de um importante relato sobre a produção artística de Chico da época, registrou-se um documento significativo não somente para a compreensão da obra do autor, mas também por expor faces e nuances de seu processo de criação.
Chico Buarque toca na edição as músicas Tatuagem; Meu refrão (citação), Amanhã Ninguém Sabe (citação), Deus lhe Pague, Desalento, Ela desatinou e Construção (citação), Samba de Orly, Ilmo Sr. Ciro Monteiro (citação), Hino do Politheama, Cuidado Com a Outra, Bom Conselho, Cotidiano, Caçada, Soneto (citação) , Olê, Olá, Boi Voador Não Pode (citação) e Flor da Idade.
Na sexta-feira (21/6), às 20h, o Metrópolis exibe uma reportagem especial sobre Chico Buarque com destaques ao seu legado para a música, literatura e luta pela democracia. Aliás, legado premiadíssimo, com Grammys Latinos, Jabutis, APCAs, Camões, Prêmio da Música Brasileira, Oceanos e outros. A atração conversa com a jornalista e crítica Patricia Palumbo, que contextualiza a vida e obra do cantor; com o escritor André Simões, que acaba de publicar “Chico Buarque em 80 canções”, uma análise da sua carreira a partir das mais emblemáticas músicas; e ainda, um bate-papo com a cantora Claudette Soares, que lançou o “Claudette canta Chico”, disco de regravações em tributo aos 80 anos do artista.
E para quem quer ouvir Claudette cantando Chico, ela estará no programa Balaio, no domingo (23/6), a partir das 9h, apresentando as canções Bom Tempo, Carolina e Januária, e conta para Chico e Renato Teixeira quando encontrou o compositor pela primeira vez.