Em comemoração aos 80 anos do cantor e compositor Chico Buarque, a TV Brasil apresenta o documentário "Chico e As Cidades" (2000) na programação deste sábado (22), às 14h. Autor de clássicos da música, com sucessos que embalam gerações, o artista carioca completou oito décadas na última quarta, 19 de junho.
O filme combina trechos do show "As Cidades", do álbum homônimo lançado pelo astro em 1998, com depoimentos do próprio Chico sobre a vida e a carreira, além de um bate-papo com amigos. A produção está disponível no app TV Brasil Play.
Gravado em película, o tributo conta com diversas participações especiais. A obra da sétima arte promove encontros memoráveis. O longa resgata registros emocionantes de personalidades que já partiram como o arquiteto Oscar Niemeyer e o sambista Jamelão junto com Chico Buarque de Hollanda em ricos diálogos.
A atração da faixa de cinema do canal público também traz ícones como o ex-jogador Tostão, a cantora Maria Bethânia e o sambista Zeca Pagodinho. A Velha Guarda da Mangueira, escola de samba de coração do homenageado.
Com trabalhos nas telonas e nos palcos, Chico contribuiu com filmes e escreveu peças que são clássicos do teatro nacional. "Chico e As Cidades" ainda mostra a verve dele como escritor de títulos como o primeiro romance "Estorvo" (1991).
Dirigido por José Henrique Fonseca, o projeto reúne belas cenas captadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. O doc costura a trajetória do bamba por meio de entrevistas e conteúdos especiais com músicas do repertório do consagrado ícone.
Ficha técnica
País: Brasil. Ano: 2000. Gênero: Documentário. Direção: José Henrique Fonseca. Elenco: Chico Buarque de Hollanda, Maria Bethânia, Jaime Alem, Fernando Calazans, Nelcy Gomes, Almir Guineto, Jamelão, Oscar Niemeyer, Zeca Pagodinho, Tostão. Classificação indicativa: Livre. 78 min. Reprise.