Foto Armando Borges |
A TV Cultura e a Rádio Cultura Brasil prestam homenagem a um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, Chico Buarque, que completa 80 anos nesta quarta-feira (19/6).
Na TV Cultura
O MPB Especial com Chico Buarque, de 1973, será exibido de terça (18) para quarta-feira (19/6), à meia-noite, na faixa comemorativa dos 55 anos da emissora que relembra programas icônicos da trajetória da Cultura. O MPB Especial, apresentado por Fernando Faro, foi gravado poucos anos depois do retorno do cantor do autoexílio na Itália. Por meio de um importante relato sobre a produção artística de Chico da época, registrou-se um documento significativo não somente para a compreensão da obra do autor, mas também por expor faces e nuances de seu processo de criação.
Chico Buarque toca na edição as músicas Tatuagem; Meu refrão (citação), Amanhã Ninguém Sabe (citação), Deus lhe Pague, Desalento, Ela desatinou e Construção (citação), Samba de Orly, Ilmo Sr. Ciro Monteiro (citação), Hino do Politheama, Cuidado Com a Outra, Bom Conselho, Cotidiano, Caçada, Soneto (citação), Olê, Olá, Boi Voador Não Pode (citação) e Flor da Idade.
Na sexta-feira (21/6), às 20h, o Metrópolis exibe uma reportagem especial sobre Chico Buarque com destaques ao seu legado para a música, literatura e luta pela democracia. Aliás, legado premiadíssimo, com Grammys Latinos, Jabutis, APCAs, Camões, Prêmio da Música Brasileira, Oceanos e outros. A atração conversa com a jornalista e crítica Patricia Palumbo, que contextualiza a vida e obra do cantor; com o escritor André Simões, que acaba de publicar “Chico Buarque em 80 canções”, uma análise da sua carreira a partir das mais emblemáticas músicas; e ainda, um bate-papo com a cantora Claudette Soares, que lançou o “Claudette canta Chico”, disco de regravações em tributo aos 80 anos do artista.
E para quem quer ouvir Claudette cantando Chico, ela estará no programa Balaio, no domingo (23/6), a partir das 9h, apresentando as canções Bom Tempo, Carolina e Januária, e conta para Chico e Renato Teixeira quando encontrou o compositor pela primeira vez.
Na Rádio Cultura Brasil
A partir da meia-noite do dia 19 de junho (terça para quarta-feira), a Rádio Cultura Brasil (77,9 MHz) traz uma programação especial totalmente dedicada ao cantor e compositor carioca.
A programação começa com duas horas dedicadas à voz do homenageado: Chico Buarque canta suas próprias músicas. Além disso serão destacados trechos de entrevistas que ele concedeu à TV Cultura para os programas Vox Populi e Ensaio.
Na madrugada, uma seleção musical especial com versões instrumentais das músicas de Chico Buarque e intérpretes variados cantando seu repertório. Das 4h às 9h, um programa temático por hora. As mulheres na obra do compositor; músicas escolhidas e comentadas por estudantes; Chico Buarque e a música de raiz; as músicas para cinema de Chico Buarque e os temas que compôs para teatro e musicais.
A partir das 9h, terão destaque os novos nomes da MPB que gravaram composições do homenageado. Às 10h, um programa do acervo da emissora, Pasquale Cipro Neto comenta o repertório do compositor. Fechando a manhã, às 11h, o ouvinte confere o primeiro episódio da série Chico de trás pra frente, produzida e apresentada pelo crítico musical Sidney Molina.
Do meio-dia às 17h, uma linha do tempo percorre os quase 60 anos de carreira, além de depoimentos exclusivos de fãs do artista como Adriana Calcanhoto, Dori Caymmi, Roberto Sion, Cristian Budu, Luis Tatit, Verônica Ferriani, Heloá, Edgar Scandurra, Ná Ozzetti, Juliana Amaral, Francis Hime e Julio Medaglia. Logo em seguida, João Marcello Bôscoli apresenta o Contraponto com o encontro de Chico e Elis Regina e os grandes sucessos do compositor. Às 18h, as notícias do De volta pra casa serão pontuadas por temas instrumentais de Chico Buarque.
À noite, as homenagens continuam com a veiculação, às 20h, do show O Grande Circo Místico, gravado em São Paulo no mês de dezembro de 2023, e que marcou o encontro da cantora Vanessa Moreno com o pianista Cristóvão Bastos.
Às 21h, o destaque vai para as músicas do álbum Até Pensei que Fosse Minha, do cantor português Antonio Zambujo interpretando o homenageado. Às 22h, a programação traz gravações de Chico feitas em dueto com Mônica Salmaso, Francis Hime, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Elza Soares e Miúcha, entre outros. Para encerrar as homenagens, a última hora do dia será voltada para Chico Buarque em leitura regional, dos quatro cantos do país. Brasis traz repertório que inclui as canções “A Permuta dos Santos”, “Cio da Terra”, “Levantados do chão” e “Assentamento”.