O Opinião desta sexta-feira (28/6) fala sobre obesidade e o uso de medicamentos como Ozempic. A atração, apresentada por Rita Lisauskas, debate como funcionam essas "canetas milagrosas", quais os efeitos que causam e, por fim, os caminhos para o combate à essa doença: remédios ou mudança nos hábitos que são arraigados no consumo exagerado de alimentos ultraprocessados. No ar às 20h30, na TV Cultura.
Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade, de acordo com um estudo recente da revista científica The Lancet. São cerca de 880 milhões de adultos e 159 milhões de crianças que enfrentam essa doença. No Brasil, o Ministério da Saúde prevê que até o próximo ano aproximadamente 167 milhões de pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos estarão com sobrepeso ou obesidade.
O cirurgião Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e a nutricionista Maria Laura da Costa Louzada, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, são os convidados para fomentar o debate. E, de maneira remota, o publicitário Hilário Júnior, conta a experiência que teve ao usar o Ozempic.