‘Expedição Rio’ vai ao encontro de artistas que movimentam a cultura do estado

Foto: Globo/Divulgação

Que o Rio de Janeiro parece uma grande obra de arte, todos sabem. Mas, além das belezas naturais e paisagens deslumbrantes espalhadas pelo estado, é o povo e seus artistas que tornam o Rio ainda mais especial. No ‘Expedição Rio’ deste sábado, dia 08, os apresentadores Alexandre Henderson e Daniella Dias exploram movimentos artísticos do estado que ressaltam a autoestima dos moradores, geram transformação social e levam a cultura do Rio mundo a fora.

Na Região dos Lagos, uma arte inclusiva e periférica comove moradores locais e valoriza uma prática comum na região. A dupla de apresentadores conhece um fotógrafo que registra com fotos de celular o dia a dia nas praias de Arraial do Cabo e a rotina dos pescadores artesanais. Ele mantém uma exposição em um quiosque e ressalta que o objetivo é o de mostrar o trabalho da pesca artesanal, a cultura, essência e tradição que movimenta o local. Já que a dupla está na Região dos Lagos, não poderia ficar de fora uma boa aventura. Em Cabo Frio, na Praia das Dunas, eles fazem um voo de paramotor sobre as águas que prometem, além de diversão, muita emoção.

Saindo da Região dos Lagos, a próxima parada é no Norte-Fluminense. Alexandre Henderson vai até São João da Barra e, em uma área de restinga no Lago do Açu, conhece a artesã Leandra de Almeida. Com a colheita de taboa, uma planta aquática que serve de matéria-prima para o artesanato local há mais de 120 anos, Leandra e outras mulheres aumentam suas rendas produzindo arte e movimentando a cultura da região.

Celeiro de danças urbanas, a cidade de São Gonçalo é um verdadeiro polo cultural. Na Praça do Rodo, a dupla participa de uma roda de breakdance, estilo de dança urbana que faz parte da cultura hip-hop e estará pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 2024. Alexandre e Daniella conhecem o professor Alex Pluto, que ensina alguns passos obrigatórios e revela como a dança é uma grande ferramenta de transformação na vida de muito jovens.

Cria de São Gonçalo, a apresentadora e repórter Daniella Dias vai até as alturas do Obelisco da Praça Luiz Palmier encontrar um artista que levou o nome de São Gonçalo para o mundo. O renomado grafiteiro Marcelo Eco é o responsável por estampar uma coluna de 140m² localizada no centro da praça, com imagens que retratam a história da cidade, que carrega o título de berço do grafite no estado do Rio. Eco já rodou o mundo com sua arte e conta como se sente orgulhoso por fazer parte dessa história. E, como onde tem grafite, tem skate, Dani ainda conhece um projeto de skate colaborativo que promove a integração da arte de rua com o esporte.

Para apresentar às crianças e jovens do município de Rio Bonito novas possibilidades por meio da arte inclusiva, o ator e diretor Zeca Novais criou o Circo Lona na Lua, que tem transformado a vida de moradores da região. No episódio deste sábado, em um clima de muita diversão, Alexandre e Daniella são apresentados ao universo do circo e desafiados a aprenderem diversas acrobacias, malabarismos e, inclusive, a andar de perna de pau. “É impressionante como a arte permite que a gente seja quem a gente é”, afirma Daniella Dias.

O quarto episódio do ‘Expedição Rio’ vai ao ar neste sábado, dia 08, logo após a novela ‘Cheias de Charme’.
‘Expedição Rio’ vai ao encontro de artistas que movimentam a cultura do estado ‘Expedição Rio’ vai ao encontro de artistas que movimentam a cultura do estado Reviewed by Pablo on junho 07, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.