Em parceria com o Canal Azul, a ESPN lançará no sábado (15) às 22h o documentário “Mais Fortes – Histórias de Gênero no Esporte”. Em meio às histórias e dramas pessoais, depoimentos de especialistas trazem olhares para a complexidade das questões que envolvem gênero no universo do esporte como mudanças nas regras, preconceito, transfobia, testes de verificação, sexo biológico, níveis hormonais.
Os protagonistas da narrativa são o time feminino de boxe do Brasil, disputando um torneio em Sofia, na Bulgária, e mais dois personagens: um garoto atleta de Ginástica Rítmica, modalidade não reconhecida em sua versão masculina, e uma jovem patinadora transgênero.
A produção revela os diferentes dramas vividos por estes atletas, desde a falta de visibilidade e apoio, até o preconceito e discriminação, além de debater a participação das autoridades no esporte, levantando questões relacionadas ao incentivo à prática e regulamentação no cenário nacional.
“Mais Fortes” reforça a importância da diversidade e da inclusão, um dos pilares das marcas Disney. A produção é o mais novo lançamento da ESPN sobre o tema, que também produziu os especiais: “Atletrans”, “Futebol Fora do Armário”, “Gerações – A Evolução do Futebol Feminino” e “Reflexões”, série que está em sua quarta temporada.
O especial, que será exibido exclusivamente na televisão, é mais uma produção local lançada pela ESPN. Neste mês de junho, a marca promoveu as estreias de “Elas no Topo”, sobre os 30 anos da conquista do Mundial de Basquete Feminino, e terá também neste sábado, às 16h, o lançamento do documentário biográfico “Casemiro o Pai de Todos”, sobre o volante multicampeão por Real Madrid e Manchester United.