Escritora Eliane Marques aborda romance de estreia no Trilha de Letras

Foto: Divulgação/TV Brasil

A nova edição do programa literário Trilha de Letras destaca a entrevista inédita da advogada, psicanalista, tradutora, poeta e escritora gaúcha Eliane Marques para a apresentadora Eliana Alves Cruz nesta quarta (19), às 23h. O bate-papo exclusivo vai ao ar na TV Brasil e tem uma versão na Rádio MEC no mesmo dia e horário.

Autora com trajetória consolidada na poesia e na tradução, a convidada parte para o desafio de uma narrativa longa com o romance "Louças de Família", publicação lançada em 2023 e já aclamada pela crítica. No encontro, ela lê um trecho do livro inspirado a partir de histórias de sua ancestralidade.

O Trilha de Letras também fica disponível em formato podcast nas plataformas digitais. A produção gravada na BiblioMaison também está acessível no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emissora pública.

No quadro "Dando a Letra", espaço com dicas de livros, o booktuber Patrick Torres sugere o romance "O Escravo", obra assinada por Carolina Maria de Jesus. A edição lançada no ano passado tem como uma das curadoras Conceição Evaristo e busca preservar o texto original conforme escrito pela autora brasileira.

Trama do primeiro romance e trajetória de vida

O enredo da obra "Louças de Família" acompanha Cuandu, uma jovem negra que vive na fronteira do Brasil com o Uruguai, terra natal da entrevistada do programa Trilha de Letras. A protagonista da história toma para si a tarefa de resolver as pendências da vida da tia Eluma, recentemente falecida.

Natural da fronteira entre os países da América do Sul, Eliane Marques é enfática desde o início do papo com a quase xará Eliana Alves Cruz. "As mulheres negras estão na vanguarda de vários movimentos. Um deles é o literário", define a convidada.

Durante a trama, o leitor descobre que a tia da personagem principal trabalhou como empregada doméstica a vida toda. Apesar disso, no momento da morte, não há dinheiro sequer para pagar o enterro e as flores. A situação serve de mote para uma série de reflexões sobre diversos temas que a autora aprofunda na conversa com a anfitriã.

A realidade da tia, o desaparecimento da mãe dentro de um casamento e o pai violento foram sinais para a própria Cuandu, que viu na educação uma forma de escapar de seguir a mesma sina das mulheres da família. As questões pautam debate sobre o trabalho doméstico no Brasil e o que sobra como herança quando uma mulher negra morre.

Com bagagem na advocacia e na psicanálise, Eliane Marques também abre o coração para recordar a trajetória de vida e a carreira profissional. "Neste momento eu gostaria de ser apenas escritora", pondera a premiada autora de diversas publicações reconhecidas de poesia e elogiadas na tradução.

Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora da produção que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.

TV Brasil já realizou três temporadas do programa e recebeu mais de 200 autores nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

A produção exibida pelo canal público às quartas, às 23h, tem horário alternativo na telinha durante a madrugada. Na programação da Rádio MEC, o conteúdo também é apresentado às quartas, às 23h.
Escritora Eliane Marques aborda romance de estreia no Trilha de Letras Escritora Eliane Marques aborda romance de estreia no Trilha de Letras Reviewed by Pablo on junho 18, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.