Canal Brasil homenageia o centenário de Ibrahim Sued com sessão dupla

Cena do documentário “Ademã - A Vida e as Notas de Ibrahim Sued”. Foto: Divulgação

Em homenagem aos 100 anos do jornalista Ibrahim Sued (1924-1995), o Canal Brasil exibe dois filmes em sequência no próximo domingo, 23 de junho, a partir das 18h: a ficção “O Ibraim do Subúrbio”, de Astolfo Araújo e Cecil Thiré, e o documentário “Ademã - A Vida e as Notas de Ibrahim Sued”, de Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle. Um dos mais célebres colunistas sociais brasileiros de todos os tempos, Ibrahim Sued dedicou cerca de 50 anos da sua vida à carreira. Atuou como fotógrafo, radialista, apresentador de telejornal, mas ficou conhecido por inovar na imprensa escrita, inaugurando um novo modelo de coluna social.

Protagonizada por José Lewgoy, que interpreta Casimiro de Abreu de Sousa, a comédia “O Ibraim do Subúrbio”, de Astolfo Araújo e Cecil Thiré, é dividida em dois episódios. No primeiro, “Roy, O Gargalhador Profissional”, Paulo Hesse vive Roy, um suburbano que consegue um emprego em um programa de TV e aproveita a chance para ser um gargalhador profissional. O segundo episódio, “O Ibraim do Subúrbio” conta a história de um alfaiate que sonha em fazer parte da alta sociedade. Sua filha vai se casar e ele faz de tudo para conseguir dar um casamento de luxo e ter seu nome mencionado na coluna de Ibrahim Sued, seu grande ídolo. O filme começa às 18h.

Em seguida, às 19h15, a programação apresenta o documentário “Ademã - A Vida e as Notas de Ibrahim Sued”, de Isabel Sued Perrin, sua filha, e Paulo Henrique Fontenelle. O longa é um relato da vida e carreira do jornalista por meio da busca de Isabel Sued Perrin em seu arquivo pessoal de entrevistas, fotos e vídeos.


O Ibraim do Subúrbio (1976) (82’)

Horário: Domingo, 23/06, às 18h

Classificação: 12 anos

Direção: Astolfo Araújo e Cecil Thiré

Sinopse: Comédia em dois segmentos. Em "Roy, o Gargalhador Profissional", um homem consegue emprego como membro de uma claque, em um programa de TV. Em "O Ibraim do Subúrbio" ("O Ibraim do Subúrbio"), um pobre alfaiate brasileiro sonha em participar da vida nobre. Seu maior desejo é ter seu nome citado em uma coluna social escrita pelo jornalista Ibrahim Sued. Quando sua filha se casa, ele dá uma festa luxuosa, gastando todo o seu dinheiro, na esperança de ser mencionado por seu ídolo.

Ademã – A Vida e as Notas de Ibrahim Sued (2022) (114’)

COPRODUÇÃO

Horário: Domingo, 23/06, às 19h15

Classificação: 12 anos

Direção: Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle

Sinopse: Filho de imigrante libanês, Ibrahim Sued foi um jornalista que inovou e criou seu estilo na imprensa escrita através da sua coluna diária, que durou 45 anos. Ele também foi fotógrafo e radialista, apresentava o telejornal ao vivo no início da TV e, no final do programa, dava seu furo (notícia em primeira mão) - sua marca registrada. O documentário é um relato emocionante de Isabel Sued, que, por meio de entrevistas, fotos e filmes do arquivo pessoal, foi em busca da trajetória do pai, figura fundamental da imprensa brasileira, dos anos 1950 até sua morte, em 1995.

Canal Brasil homenageia o centenário de Ibrahim Sued com sessão dupla Canal Brasil homenageia o centenário de Ibrahim Sued com sessão dupla Reviewed by Pablo on junho 19, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.