30 anos do Plano Real: GloboNews e Jornal Hoje mostram os bastidores e os impactos do plano que controlou a inflação no Brasil

Foto: Globo/Divulgação

No início da década de 1990, a inflação mensal do Brasil passava dos 80%. A estabilidade monetária só foi possível após a implementação de um novo plano econômico que mudou o rumo da história do país: o Plano Real, que completa 30 anos no próximo dia 1º de julho. A GloboNews conta essa história pela visão dos economistas que derrotaram a hiperinflação e dos brasileiros que sofreram na pele os efeitos da alta descontrolada dos preços. Conduzido por Míriam Leitão, o documentário inédito ‘Tempos Reais’ vai ao ar no canal neste sábado dia, 29, às 23h.

“Nosso desafio foi falar com os economistas fundamentais para o Plano, mas ao mesmo tempo mostrar o que aconteceu na vida das pessoas. Fomos atrás de personagens que viveram a travessia do período hiperinflacionário para o da inflação baixa. Para mim foi emocionante revisitar tudo, procurar novos bastidores dessa história que é muito mais do que a de um plano econômico, é de uma luta do país que foi vitoriosa. Apesar de ter acontecido há 30 anos conseguimos novos bastidores e histórias emocionantes”, ressalta Míriam.

A jornalista ouviu os economistas Pedro Malan, Armínio Fraga, André Lara Resende, Pérsio Arida, Gustavo Franco, Edmar Bacha, José Roberto Mendonça de Barros, Gustavo Loyola, Chico Lopes e Rubens Ricúpero. O documentário também traz histórias de personagens que tiveram suas vidas transformadas e viraram símbolos do Plano Real, como o fazendeiro Zé Garrote, de 66 anos, que precisou se desfazer integralmente do patrimônio por três vezes para saldar as dívidas. Especializado na criação e no abate de frangos, ele se recuperou no período que o plano foi implementado com juros subsidiados e expansão do prazo de pagamento das dívidas para 25 anos. Aproveitou a valorização da moeda para importar tecnologia e bens de capital. Cinco anos depois, valeu-se da flutuação do dólar e começou a ganhar o mercado internacional. Garrote e o sogro começaram, em 1981, com 40 mil frangos num pequeno abatedouro em Itaberaí, Goiás.  Hoje, ele exporta, por dia, 500 mil frangos para 78 países e 700 cidades de 18 estados brasileiros.

Na TV Globo, o ‘Jornal Hoje’ também prepara uma série de cinco reportagens, conduzidas pelas repórteres Claudia Bomtempo, de Brasília, e Renata Ribeiro, de São Paulo, que serão exibidas em sequência a partir do dia 1º de julho, data em que o Plano Real completa 30 anos. A primeira reportagem conta como foi o período que antecedeu o plano, mostra os impactos dele na sociedade e no sistema financeiro e como a inflação ainda preocupa os brasileiros. A segunda reportagem fala sobre o atual cenário econômico de Buenos Aires e a complexidade de uma economia em que não se acredita na própria moeda. No terceiro dia, a série conta que o Plano Real surgiu na PUC-Rio, tendo como principal base o plano “Larida”, de Andre Lara Resende e Pérsio Arida, em 1984. Mostra ainda como foi a chegada de Fernando Henrique Cardoso ao Ministério da Fazenda do ex-presidente Itamar Franco, e como ele conseguiu carta branca para seguir com a iniciativa. No quarto episódio, economistas afirmam que o Real abriu caminho para a diminuição da pobreza, mas que ainda existem três grandes desafios para a economia do Brasil voltar a crescer: combater a desigualdade, combater a criminalidade, educar e qualificar a população.  E a última reportagem aborda as mudanças pós-Plano, como a modernização do sistema financeiro, a simplificação das operações bancárias e a inclusão bancária. “A mensagem que fica é que ninguém quer voltar para a época de hiperinflação. E que a estabilidade precisa ser cuidada com medidas de controle fiscal sempre, controle das contas públicas. Todos precisamos estar de olho e cobrar dos governos a vigilância constante da inflação”, afirma a repórter Cláudia Bomtempo.

Podcast ‘O Último Plano’

O marco histórico também é tema de ‘O Último Plano’, podcast do g1 que narra as reviravoltas políticas que deram origem ao Plano Real. A série mergulha nos bastidores, a partir de relatos impressionantes de quem viveu de perto todo aquele momento de tensão nacional, incluindo os protagonistas da equipe econômica, para contextualizar o cenário de hiperinflação que durou décadas e chegava a 2.000% ao ano. Nomes como Miriam Leitão, Edmar Bacha, Pedro Malan, Rubens Ricupero, Persio Arida estão entre os entrevistados e o projeto também se aprofunda no grande acervo da Globo. “Esse não é um podcast de economia. As teorias, os fundamentos, os dados, quando aparecem, são pano de fundo dessa narrativa, que no final é sobre os conflitos e sentimentos humanos que vêm à cena em momentos decisivos. É uma história cheia de reviravoltas e acontecimentos improváveis”, conta a jornalista Renata Ribeiro, apresentadora e idealizadora do projeto. Com quatro episódios e publicações semanais, a estreia será nesta segunda-feira, dia 1º, quando o início do plano real completa exatos 30 anos. O podcast está disponível no g1 e nas plataformas de áudio.
30 anos do Plano Real: GloboNews e Jornal Hoje mostram os bastidores e os impactos do plano que controlou a inflação no Brasil 30 anos do Plano Real: GloboNews e Jornal Hoje mostram os bastidores e os impactos do plano que controlou a inflação no Brasil Reviewed by Pablo on junho 27, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.