TV Cultura exibe "Show para as Florestas", com Brasil Jazz Sinfônica, Nando Reis, Chico César e Djuena Tikuna
Neste domingo (12/5), a TV Cultura exibe a apresentação inédita da Brasil Jazz Sinfônica no projeto “Show para as Florestas”, com participação de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena. A iniciativa utiliza a música como ferramenta para unir o público em torno da conscientização e do debate sobre urgentes questões climáticas que afetam o mundo. Sob a batuta de Ruriá Duprat, vai ao ar às 20h.
No Jardim Botânico de São Paulo, a Jazz toca com Assucena, “Menino Pele Cor de Jambo” e “Índia”; com Sandra Peres, “Rio Amazonas”; com Djuena Tikuna, “Saudades da Aldeia” e “Maraka’ Anandê”; com Chico César, “Deus Me Proteja”, “Os Reis do Agronegócio” e “Mama África”; com Nano Reis, “O Segundo Sol”, “Relicário, “All Star” e “Mamãe Natureza”. Juntos, finalizam o concerto com “Canção para a Amazônia”, de autoria de Nando Reis e do letrista Carlos Rennó, e que deu origem ao projeto.
Para Ruriá Duprat, a música tem o papel de despertar os ouvintes para determinadas causas. “Quando você apenas fala de uma questão, como a ambiental, às vezes, não cumpre o papel. Discursar na ONU em defesa do meio ambiente, o que acho que é muito válido, tem um significado, mas quando alguém faz uma música a respeito disso, faz uma pintura, uma escultura, acaba pegando o público pelo lado emocional e isso muda um pouco as coisas”, finaliza o diretor musical e maestro da apresentação.
O que é o "Show para as Florestas"
Combinando música, conscientização ambiental e apoio à economia criativa feminina, o “Show para as Florestas” tem como objetivo inspirar mudanças significativas e promover um diálogo construtivo sobre questões climáticas e ambientais.
O evento, idealizado a partir de um trabalho do cantor e compositor Nando Reis e do letrista Carlos Rennó, celebra a emblemática "Canção para a Amazônia", utilizada pelo Greenpeace e suas campanhas em defesa da floresta, combate ao desmatamento, às queimadas ilegais e à demarcação de terras indígenas.