Neste sábado (18/5), o Clássicos exibe a ópera O Guarani, com a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico Municipal e a Orquestra e Coro Guarani do Jaraguá Kyre’y Kuery. Sob direção musical do maestro Roberto Minczuk, o espetáculo gravado no Theatro Municipal de São Paulo conta com Ailton Krenak na concepção geral da obra e Cibele Forjaz na direção cênica. Vai ao ar a partir das 22h30, na TV Cultura.
A ópera em 4 atos O Guarani, uma adaptação do romance de José de Alencar, é composta por Antônio Carlos Gomes, com libreto de Antonio Scalvini e Carlo D’Ormeville, Conta a história de amor entre Cecília, filha de um nobre português, e Peri, um indígena da etnia guarani, em um romance que desafia as diferenças étnicas e culturais do casal.
O Guarani também traz em sua história a disputa entre as tribos Aimoré e Guarani, e ainda mostra o interesse econômico da Espanha na colônia portuguesa por meio da figura do aventureiro Gonzales. Embora tenha interesse em Cecília, o principal objetivo de Gonzales é dominar a todos para poder explorar as terras indígenas brasileiras.
No elenco: Zahy Tentehar (Ceci) / Solistas: Atalla Ayan (Peri), Nadine Koutcher (Ceci) e Rodrigo Esteves (Gonzales).