The Noite pelo Rio Grande do Sul – Danilo Gentili conversa com diretora técnica do Fórum Animal, jornalista e meteorologista
(Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
O The Noite desta quarta-feira, 8 de maio, a exemplo da edição de terça (7), segue conversando a respeito da maior enchente da história do Rio Grande do Sul. Para falar sobre esse momento triste e delicado que atinge praticamente toda a população do estado, Danilo Gentili conversa com mais pessoas que relatam o que viram ou o que estão fazendo para ajudar nesse momento.
Mais uma vez, durante todo o programa, os telespectadores podem fazer a sua contribuição, através de um QR Code com o PIX do SOS Rio Grande do Sul. Além do valor em dinheiro, quem quiser também pode doar outros objetos, como colchões, travesseiros, toalhas, roupa de cama, água potável, fraldas infantis e geriátricas, ração animal, cestas básicas fechadas e materiais de higiene, todos itens bastante solicitados. As agências dos Correios estão recebendo doações.
Ao lado de Gentili, os comediantes gaúchos Xanda Dias e Badin conversam com a jornalista Luciane Kohlmann, do SBT Rio Grande do Sul, que ficou isolada, junto com a sua equipe por três dias. “Na terça-feira de manhã me disseram que eu iria para o Vale do Taquari. Fomos no início da tarde para Estrela, uma cidade ao lado de Lajeado. O Rio estava subindo terrivelmente, já era um caos na cidade. Só quem vive entende. No outro dia, acordei e a notícia eram os deslizamentos. O epicentro era em Encantado, onde havia desmoronado muita terra, soterrado casas, a notícia era terrível”, explica.
“Fomos porque Lajeado deve dar uns 30 ou 40 minutos de Encantado. Chegamos lá e chovia horrores... Nos posicionamos para entrar, ao vivo, às 12h e a internet caiu. Achamos um posto de gasolina que tinha wi-fi e entramos ao vivo. Quando terminamos, caiu de novo. Depois achamos outro e a mesma coisa. A partir dali tudo começou a cair em sequência. O sinal de telefone já não existia, não tinha mais água na cidade e, aos poucos, começou a faltar luz. Ficamos incomunicáveis. Consegui uma internet em uma geriatria, que ainda não tinha caído, e avisei o SBT daqui do Rio Grande do Sul que estávamos presos em Encantado e não tínhamos onde dormir. Em um resquício do celular, recebi um torpedo do SBT dizendo que tinham conseguido um apartamento no Airbnb. Foi muito tenso”, completa.
Na sequência, quem entra por vídeo é a diretora técnica do Fórum Animal, Vânia Nunes, que explica como o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres), criada a partir do desastre de Brumadinho, vem ajudando no resgate dos animais, que também sofrem bastante em tragédias.
“Já resgatamos de tudo um pouco, principalmente gatos e cachorros. Resgatamos cavalos, coelhos, muitas galinhas, eventualmente porcos, peixes e pássaros”, relata.
A meteorologista Estael Sias, que vive em Canoas e sofreu com o impacto das chuvas, também participa do The Noite para explicar melhor o que aconteceu e o que podemos esperar nos próximos dias. “Essa situação ainda vai ter muitos desdobramentos. Temos alertado exaustivamente nos últimos dias e horas para que as populações de alguns munícipios mais ao sul não sofram tanto. Sabemos que os danos materiais serão inevitáveis e graves, mas temos em uma ansiedade para que as pessoas saiam dessa área e se protejam”.
“Tivemos em cerca de cinco a sete dias o que seria o normal para praticamente cinco a sete meses de chuva. Temos que levar em consideração o relevo do Rio Grande do Sul. A chuva aconteceu muito em áreas de serra, então tem que imaginar toda essa água descendo em uma velocidade absurda. Formou uma verdadeira correnteza que destruiu tudo o que encontrou pelo caminho”, explica.
“Agora, estamos em um segundo momento, onde a água está passando pela Lagoa dos Patos e vem a chuva da semana que vem, trazendo o risco geológico, de escorregamento e queda de barreiras. Essa chuva vai manter o nível dos rios elevados, então muitas pessoas seguirão fora de casa, as áreas de alagamento e inundação vão se prolongar por muitos dias”, finaliza.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h.