Com carisma e presença de palco, a cantora e compositora Sandra Sá é homenageada na edição temática do programa Sem Censura que a TV Brasil exibe nesta sexta (10), às 16h. A apresentadora Cissa Guimarães recebe a diva para conversar sobre sua trajetória e interpretar clássicos da carreira. O conteúdo fica disponível no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora.
A produção inédita ainda conta com a presença de vários convidados especiais. O bate-papo traz para a bancada do canal público o cantor e compositor Hyldon, autor de diversos hits e amigo da artista; o filho Jorge Sá, que é ator, apresentador e empresário de Sandra Sá; e a esposa Simone Malafaia, poeta e empresária. A debatedora da atração é a jornalista especializada em música, Fabiane Pereira.
Com seu vozeirão, a ilustre cantora entoa obras autorais e sucessos de outros compositores que são lembrados na sua interpretação como as músicas "Olhos Coloridos", "Retratos e Canções", "Soul de Verão" e "Bye Bye Tristeza", entre outras letras e melodias marcantes de ícones da cultura nacional.
Amizades, parcerias, paixões e novos projetos pautam papo
Durante o programa, a estrela mergulha na sua própria história para contar a origem da Música Preta Brasileira, expressão que ela concebeu. A cantora lançou carreira como Sandra Sá, mas mudou o nome para Sandra de Sá, em 1984. Em 2023 mudou o nome artístico novamente e afirma: "Tiro e ponho (sobre o 'de'). Sempre é numerologia. É um ciclo, a gente vai fazendo e se atualizando", pondera na TV Brasil.
O Sem Censura destaca esse início da trajetória, recorda quando Sandra deixou a faculdade de psicologia e escolheu a estrada musical. Também resgata a forte amizade com personalidades inesquecíveis como Tim Maia, com quem gravou o duelo de "Vale Tudo", e Cazuza, padrinho do seu filho Jorge Sá.
A produção da emissora pública também aponta alguns dos grandes hits dos anos 1980 e 1990 realizados com parcerias célebres com astros da cena brasileira como Djavan, Marina Lima, Carlinhos Brown, Titãs e Herbert Vianna. Sandra foi a primeira a transformar a composição "Sozinha", de Peninha, em um hit.
Na entrevista exclusiva para a TV Brasil, a diva comenta suas grandes paixões pelo futebol e pelo carnaval. Sandra Sá destaca a torcida pelo Flamengo, seu time de coração, e o envolvimento com a escola de samba Mangueira. Outro tema recorrente para a artista é a preocupação com as desigualdades.
Repleta de suingue e balanço, a rainha do 'soul music' também aborda seus trabalhos mais recentes como o musical "80 - A Década do Vale Tudo". Sandra Sá ainda revela para Cissa Guimarães os seus novos projetos e explica o que vem por aí nos próximos meses.
Retorno do programa
Clássico da televisão brasileira, o Sem Censura reestreou na grade do canal público em fevereiro. Agora sob apresentação de Cissa Guimarães, o programa tem novos quadros, debatedores, entrevistas e atrações musicais. A roda de conversa entra na programação da TV Brasil de segunda a quinta-feira, ao vivo, das 16h às 18h. A produção tem edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário.
Mesmo em novo formato, o Sem Censura continua com pontos clássicos do programa, como a bancada em formato semicírculo com a apresentadora ao centro, mas de forma repaginada. A trilha sonora que marcou as tardes da telinha ganha um ritmo mais popular. A identidade visual também foi reformulada, com elementos mais jovens e conectados ao universo digital.
Debatedores e mais cultura
O Sem Censura traz de volta a presença dos debatedores fixos, que se revezam a cada edição. A produção reúne nomes como o carnavalesco Milton Cunha; o ator Hugo Bonemer; a comediante Dadá Coelho; o diretor de cinema e teatro, Rodrigo França; a atriz e apresentadora, Luana Xavier; e a jornalista cultural e radialista, Fabiane Pereira.
Eles se alternam na atração com outros profissionais que trabalham na emissora como a jornalista e apresentadora Katy Navarro, que já comandou o programa em outras oportunidades; a cantora, jornalista e também apresentadora de atrações musicais da TV Brasil, Bia Aparecida; e o jornalista e influenciador digital, Murilo Ribeiro, o Muka.
Com direção geral de Bruno Barros, que também já esteve na apresentação do Sem Censura em outras temporadas, o programa retoma a vocação de ser um espaço de divulgação da produção cultural brasileira e referência para novos artistas.
Todas as sextas-feiras, o Sem Censura reúne atrações musicais que se apresentam no palco e fazem um tributo a grandes personalidades. Gal Costa, Beth Carvalho e Elis Regina foram algumas das estrelas homenageadas. A direção artística do programa é de Leila Maia.
O Sem Censura tem exibição simultânea pelo YouTube da emissora (youtube.com/tvbrasil) e pelo aplicativo TV Brasil Play (http://tvbrasilplay.com.br). O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
A interatividade está presente com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Sobre o programa
O Sem Censura faz parte da programação da TV Brasil desde 1985, quando estreou com Tetê Muniz como apresentadora - mas ficou mais conhecido com o rosto de Leda Nagle na bancada, que apresentou o programa de 1996 a 2016. O Sem Censura promovia debates sobre temas variados e era diário, passando a ser semanal desde 2021, e retorna repaginado em 2024 com Cissa Guimarães como titular.